Dança ‘Estado Independente’, inspirada no legado político de Ernesto Che Guevara, chega no Kasulo

Com direção e coreografia de Sandro Borelli, espetáculo propõe uma discussão sobre como poderia ser possível criar uma sociedade totalmente estruturada no igualitarismo

39
0

Que importa onde a morte nos irá surpreender! Que ela seja bem-vinda, desde que nosso grito de guerra seja ouvido… – Ernesto Che Guevara

Criado em 2009, o espetáculo de dança Estado Independente é inspirado na poética e no legado político revolucionário do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara (1928-1967). Com direção e coreografia de Sandro Borelli, esse trabalho é revisitado pela Cia. Carne Agonizante em uma nova temporada no Kasulo – Espaço de Arte, de 17 de maio a 2 de junho, com apresentações às sextas e aos sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h.

Um cidadão do mundo como se definia, Che Guevara colocou seu posicionamento ideológico à frente da sua própria existência e desafiou o “status quo” imposto pelos EUA na América Latina e África em nome de uma revolução contra a miséria material e espiritual.

A pesquisa e a criação do espetáculo se apoiam neste ícone da esquerda latino-americana que impulsionou um pensamento de mundo social, no qual as igualdades, em toda sua plenitude, deveriam ser aplicadas por todos os governos.  A política e a poética, propostas por Guevara nos anos 50 e 60, criaram a figura lendária do guerrilheiro combativo em prol de uma utopia.

E, graças à sua personalidade marcante, acabou inserido no imaginário coletivo do povo latino como um personagem de espírito incorruptível, indomável, e disposto a lutar até as últimas consequências contra a injustiça social.

Em Estado Independente, o palco é invadido por uma escuridão densa. A dança apresenta na forma de metáforas poéticas, metamorfoses corporais que simulam situações de guerrilha. Os movimentos de grande intensidade física são guiados por um farol e anunciam uma tensão permanente para um futuro ainda longe de ser conquistado.

 O espetáculo, através da subjetividade, tem como proposta repercutir questões existenciais que possam permitir ao indivíduo, em grupo, buscar uma saída que possa concretizar uma sociedade totalmente estruturada no igualitarismo. 

Em cena, estão os intérpretes Rafael Carrion, Renata Aspesi, Pina Cruz, Pietro Morgado e Paco Vasconcelos, além dos convidados Cabocla, Maju Kaiser, Mariana Morgado e Rafá Barzagli.

Estado Independente é ação integrante do projeto “Corpo – Protagonista Perpétuo das Dores do Mundo”, da Cia Carne Agonizante, contemplado pela 34ª edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Ficha Técnica

Intérpretes: Rafael Carrion, Renata Aspesi, Pina Cruz, Pietro Morgado e Paco Vasconcelos

Intérpretes convidadas/o: Cabocla, Maju Kaiser, Mariana Morgado e Rafá Barzagli 

Direção Geral, Concepção e Coreografia: Sandro Borelli

Assistente de Coreografia: Rafael Carrion

Trilha sonora: Gustavo Domingues

Luz: Sandro Borelli

Cenografia e Figurino: O Grupo

Preparação Corporal: Sandro Borelli e Renata Aspesi

Design Gráfico: Paco Vasconcelos

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Produção Geral: Júnior Cecon

Estado Independente é ação integrante do projeto “Corpo – Protagonista Perpétuo das Dores do Mundo”, da Cia Carne Agonizante, contemplado pela 34ª edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Sinopse: A pesquisa e a criação se apoiam na revolução política e poética proposta por Ernesto Che Guevara nos anos 50 e 60, na figura lendária do guerrilheiro “cidadão do mundo” como ele próprio se definia, e na sua permanência no imaginário coletivo como um personagem de espírito incorruptível, indomável, e disposto a lutar contra a injustiça social.

Serviço

Estado Independente, da Cia. Carne Agonizante

Temporada: 17 de maio a 2 de junho

Às sextas e aos sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h

Kasulo Espaço de Arte – Rua Sousa Lima, 300, Barra Funda

Ingressos: R$20, na venda antecipada online aqui. No dia das apresentações, os ingressos solidários e limitados – doação de 1kg de alimento não perecível destinado à Pastoral do Povo de rua.

Venda online em https://www.sympla.com.br/

Duração: 55 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos

Pombo Correio
WRITTEN BY

Pombo Correio

A Pombo Correio Assessoria de Comunicação foi fundada em 2013 pela jornalista e atriz Heloisa Cintra Castilho (formada em Comunicação Social pela PUC-SP, com pós Graduação em Mídias Digitais pela FGV e Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena) e pelo publicitário Douglas Picchetti (formado pelo Mackenzie). O braço cultural da empresa já atendeu mais 600 espetáculos de teatro, dança e música, exposições em artes visuais. Atuamos também em trabalhos em audiovisual, literatura e projetos educacionais. A empresa faz assessoria de imprensa, mídias sociais, redação de textos, gerenciamento de crise e media training. Com foco em uma comunicação ampla e cuidadosa, olhamos para cada projeto como único, respeitando suas especificidades e trabalhando para que ele seja comunicado da forma mais adequada e eficiente possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *