As experiências de jovens comuns da periferia e suas relações com os outros, com a cidade, com o amor e com as suas próprias identidades, mas expandidas de uma forma poética por meio do circo contemporâneo é o mote do espetáculo 3X4, da Cia Resto D’ontê. A montagem com direção e dramaturgia de Maria Carolina Oliveira faz apresentações gratuitas dias 14 e 15 de setembro, sábado às 19h e domingo às 17h, no Centro Cultural Olido.
Em 3X4 os intérpretes e criadores Alex Bingó, Gabriel Madrigrano, Pedro Vinícius e Wilson Guilherme levam ao palco/picadeiro números de acrobacias aéreas, de solo e com aparelhos, como a roda cyr (anel grande feito de metal, mais alto que o artista, que fica dentro do aparelho, rolando e girando enquanto executa movimentos acrobáticos dentro e ao redor do aro), um lustre com multicordas e uma bicicleta acrobática.
Os números apresentados em 3X4 seguem uma linha dramatúrgica elaborada a partir das histórias, vivências, atravessamentos e críticas sociais de cada intérprete e criador do espetáculo. A ideia da Cia Resto D’ontê é transpassar a visão tradicional do circo com formato de variedades onde os números seguem uma sequência sem uma relação. Para isso, o coletivo em conjunto com a diretora e dramaturga Maria Carolina Oliveira, criou Jorge, um personagem apresentado ao público a partir das suas histórias, mas que não aparece em cena.
Wilson Guilherme explica que Jorge é um personagem LGBTQIAPN+ da periferia, um alter ego dos artistas que estão no espetáculo. “São as histórias que a gente conta sobre esse Jorge que forma a dramaturgia de 3X4. Em cena a gente mostra muito sobre essa construção da identidade do Jorge, seja descobrindo a afetividade com outras pessoas, sofrendo uma desilusão amorosa, aprendendo a andar de bicicleta com o pai ou sendo chacota por usar saia.”
Serviço:
3X4
Com a Cia Resto D’ontê
Dias 14 e 15 de setembro, sábado às 19h e domingo às 17h.
Centro Cultural Olido – Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo.
50 minutos | 14 anos | Gratuito (retirada de ingressos uma hora antes do início da sessão).
Comente!