AgendaTeatro

Espetáculo “A Hora da Estrela” faz circulação pelo SESC Rio

Adaptação da Definitiva Cia. de Teatro para a obra de Clarice Lispector se apresenta em 6 cidades

A Definitiva Cia. de Teatro irá circular pelas unidades do Sesc com o espetáculo A hora da estrela”, passando por São Gonçalo (07/10), São João de Meriti (14/10), Barra Mansa (19/10), Teatro Rosinha de Valença (20/10), Nova Iguaçu (21/10) e Ramos (26/10), através odo Edital de Cultura Pulsar do Sesc RJ. A montagem estreou em 2017, no SESC Tijuca, e cumpriu temporada no Teatro Gláucio Gill, em 2019.

A hora da estrela é o último romance lançado em vida por Clarice Lispector – escritora brasileira (embora, nascida na Ucrânia), considerada pela crítica especializada uma das escritoras mais importantes do século XX. Sua obra é objeto de estudo nos mais variados níveis de ensino pela sua capacidade de transpor para a escrita questões profundamente filosóficas. A montagem da Definitiva, por exemplo, é objeto da dissertação de mestrado de Felipe Castro, no campo da tradução intersemiótica, na Universidade Livre de Lisboa.

O romance volta aos palcos em encenação habilidosa da companhia carioca, experimentando a metalinguagem proposta por Clarice – na figura de um narrador-escritor, Rodrigo S.M – para pensar também a criação da escrita cênica do grupo.

Comemorando 15 anos de atividades continuadas em 2023, a Definitiva Cia. de Teatro é um coletivo dedicado à produção artística e ao desenvolvimento de uma linguagem que pesquisa a relação entre a música e a cena no fato teatral, fazendo conviver essas duas manifestações artísticas de forma indissolúvel, buscando aquilo que o grupo chama de cena-música. A hora da estrela segue a trilha desta pesquisa, em espetáculo que desmonta o romance e o próprio teatro num jogo metalinguístico

“É um livro que fala sobre o trabalho do autor. Esse desnudamento do mistério da escrita através da própria escrita nos impactou enquanto estética. E é isso que tentamos também fazer: revelar os aspectos da construção teatral através do ato de construir”, diz Jefferson Almeida, adaptador e diretor.


Dividindo-se entre a figura do complexo narrador-personagem e as personagens criadas por ele para contar a saga de Macabéa – alagoana franzina de 19 anos “virgem e inócua” – os oito atores dão conta de uma encenação calcada em jogos de criação. Através dessa investigação estética, são partilhados com o público os caminhos trilhados para a realização do espetáculo.

Assim como no romance, em que a música ganha destaque, entre outras coisas, através das inúmeras dedicatórias do autor fictício a compositores clássicos como “Schumann e sua doce Clara”, a Definitiva Cia. de Teatro se debruça sobre as sonoridades, ritmos e canções para realçar, e até mesmo criar, as camadas poéticas da encenação.

Capitaneado por Renato Frazão, diretor musical, o elenco mergulhou no cancioneiro inspirado pela obra para composição da trilha, aprendendo inclusive a tocar instrumentos especialmente para o espetáculo. A ária “Una furtiva lacrima” composta por Donizetti para a ópera italiana “O elixir do amor” – que Macabéa que “no fundo não passara de uma caixinha de música meio desafinada”, confunde com um samba -, é uma das componentes do repertório.  Nele, figuram ainda a clássica “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga, e a inédita “Lamento de um blue”, composta por Frazão especialmente para a peça. Assim, em “A hora da estrela”, a música torna-se parte componente da encenação criando uma camada densa de uma escrita musical.

“A nossa pesquisa, aqui, ganha um outro dado: visto que estamos elaborando uma peça sobre como fazer uma peça a partir de um livro sobre como escrever um livro, precisamos fazer uma música sobre como fazer música, ou seja, é preciso parir esta música,  operá-la, fazê-la existir… tudo está, aqui,nas mãos dos atores. Então, precisamos tocar, aprender a tocar, aprender a parir música. Este foi o passo para o abismo que demos, desta vez”, conta Jefferson.


“Uma ótima pedida para quem quer apreciar um trabalho de qualidade, e simplesmente imperdível para quem gosta de trabalhos de pesquisa de linguagem”, escreveu Péricles Vanzella, doutor em Artes Cênicas e crítico da site Rio Encena. Para Rodrigo Fonseca, do blog P de Pop, d’O Estado de São Paulo, “(…) a produção da Definitiva Cia. de Teatro, sob a direção de uma força da natureza chamada Jefferson Almeida, espatifa o osso da palavra literária atrás de novas sensorialidades e provocações” 

Programação:

São Gonçalo | 07/10 | 19h – Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo – RJ, 24440-490

São João de Meriti | 14/10 | 19h – Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti – RJ, 25515-126

Barra Mansa | 19/10 | 19h – Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom, Barra Mansa – RJ, 27320-430

Teatro Rosinha de Valença | 20/10 | 20h – Av. Professora Silvina Borges Graciosa, 44 – Belo Horizonte, Valença – RJ, 27600-000

Nova Iguaçu | 21/10 | 19h – Rua Dom Adriano Hipolito, 10 – Moquetá, Nova Iguaçu – RJ, 26285-330

Ramos | 26/10 | 19h – R. Teixeira Franco, 38 – Ramos, Rio de Janeiro – RJ, 21060-130

Classificação indicativa: 12 anos

Ingressos apenas na bilheteria – R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia-entrada), Grátis (Credencial Plena e PCG)

FICHA TÉCNICA:

Do original de Clarice Lispector

Adaptação: Jefferson Almeida e Tamires Nascimento

Direção: Jefferson Almeida

Elenco: Daniel Chagas, Jefferson Almeida, João Vitor Novaes, Livs, Marcelo de Paula, Paula Sholl e Tamires Nascimento.

Atores convidados: Estrela Blanco e Pedro Mondaine

Direção musical: Renato Frazão

Assistência de direção: Tamires Nascimento

Preparação de atores: Daniel Chagas

Sapateado e colaboração: Clara Equi

Cenografia: Taísa Magalhães

Figurinos: Arlete Rua e Thaís Boulanger

Iluminação: Livs

Assistente de iluminação: Luiz Paulo Barreto

Técnico e operador de som: Lucas Campelo

Microfonista: Ananda Amenta

Projeto gráfico: A4 (Davi Palmeira)

Direção de produção: Tem Dendê! Produções – Tamires Nascimento

Produção executiva: Desejo Produções – Dani Carvalho

Realização: Definitiva Cia. de Teatro e Tem Dendê! Produções

SOBRE A DEFINITIVA CIA DE TEATRO

A Definitiva Cia. de Teatro – companhia teatral oriunda da universidade pública e dedicada, desde 2008, à produção e investigação artística – possui sete projetos teatrais em seu currículo, sendo quatro espetáculos:   Calabar, o elogio da traição (2008), Deus e o diabo na terra do sol (2011), A hora da estrela (2017), O som e a fúria – um estudo sobre o trágico (2020); uma versão compacta e revisitada do espetáculo de estreia em comemoração aos 10 anos de atividades da Cia: Calabar em concerto (2018); e dois Exercício de Atuação: Princípio da Incerteza (2023), O Susto (2023);

Além destes, realizou o projeto audiovisual Cartas de arquivo (2018) em parceria com o Arquivo Nacional como parte das comemorações de seus 180 anos e duas edições de “Definitiva Cia de Teatro – em laboratório” (2021), oficina multidisciplinar para difusão da pesquisa empreendida pelo coletivo.

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...