AgendaInfantilTeatro

Exposição interativa Viajando com Tapetes Contadores na Caixa Cultural SP

A CAIXA Cultural São Paulo recebe até 22 de dezembro de 2024, a exposição interativa Viajando com Tapetes Contadores, um projeto inédito do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias.Depois de temporadas em Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro, a exposição desembarca na capital paulista.

Com 25 anos de carreira, o grupo desenvolve um projeto singular de transposição do livro para a artesania têxtil, sendo o primeiro coletivo nacional a promover exposições interativas dentro de galerias de arte. A visitação é gratuita.

As narrativas costuradas e bordadas à mão pelo próprio grupo, em coloridos bonecos, vestimentas, tapetes, caixas, painéis e livros, ganham vida na voz e interpretação dos integrantes do grupo. São obras criadas no Brasil, França e Peru e servem de cenários para histórias do mundo inteiro. Parte delas poderão ser visitadas e assistidas nas contações de histórias, cuja visitação será mediada e incentiva as crianças na experiência lúdica da leitura e da descoberta.

Entre os textos interpretados estão contos de tradição europeia, africana, latino-americana e brasileira. Dos autores brasileiros, que têm suas obras transpostas em cenários e personagens, estão Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade. Após as sessões, as famílias são convidadas a manipular e a interagir com as obras. E nesta temporada na CAIXA Cultural São Paulo, a exposição ganha uma novidade, um tapete inédito a partir da história Gabi de Bigode, do autor Tino Freitas.

De outras nacionalidades, serão apresentados um poncho e um pergaminho, para narrar mitos gregos e um grande bolo de aniversário, para um conto popular norte-americano, além de painéis e livros de pano do peruano Manos que Cuentan e os tapetes do projeto francês Raconte-Tapis. Ao lado de cada obra, vai estar exposto o livro correspondente.

Serviço:

Exposição interativa Viajando com Tapetes Contadores

CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Centro Histórico, São Paulo (SP)

Visitação: Até 22 de dezembro de 2024

Horário: terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

Bilheteria: entrada franca

Informações: (21) 3980-2069

Classificação: livre para todos os públicos

Contação de histórias: As sessões ocorrem dentro da galeria

Período: Até 22 de dezembro de 2024

Dias e horário: sábados e domingos, às 15h

Bilheteria: entrada franca – ingressos disponíveis uma hora antes do início da sessão

Lotação: 45 pessoas

Duração: 45 minutos

Classificação: livre para todos os públicos

Durante a apresentação, a galeria fica reservada para os espectadores, sendo reaberta ao final de cada sessão

Informações: (11) 3321-4400 ou no site caixacultural.gov.br/Paginas/SaoPaulo.aspx

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Ficha Técnica:

Coordenação Geral e Curadoria – Warley Goulart. Acervo Exclusivo e Ações Artísticas – Os Tapetes Contadores de Histórias (Rio de Janeiro, Brasil) Andréa Pinheiro, Cadu Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart. Criação e Confecção das Obras – Cadu Cinelli, Dag Bach, Edison Mego, Helena Contente, Ilana Pogrebinschi, Manu Gonçalves, Rosana Reátegui e Warley Goulart (Brasil), Tarak Hammam (França) e Elisabeth Morales, Julia Vicuña, Maruja Santana, Maria Gutierrez, Norys Vásques e Rosana Reátegui (Peru). Fotos – Andressa Anholete, Jonatas Marques e Renato Mangolin. Programação Visual – Felipe Roehrig e Eduardo Stocco. Intérprete de Libras – Lu Baldez. Equipe de Montagem – Iuri Wander e Evandro Carretero. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta | Frederico Paula. Monitoria Especializada – Vívian Martins e Evandro Gonçalves. Produção Executiva – Cacá Bordini e Márcia Viveiros. Produção São Paulo – Júlia Fontes e Vívian Martins. Realização – Caleidoscópio Cultural e Os Tapetes Contadores de Histórias. Patrocínio – CAIXA e Governo Federal.

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...