GOnzaguinha é
CríticasTeatro

“Gonzaguinha é” retrata o “Pescador de Ilusões” no Rio

Há de se celebrar, sempre, um artista como Gonzaguinha e sua obra, o que ora muito justamente está acontecendo. O teatro musical brasileiro frequentemente padece de um mal crônico: a armadilha da idolatria linear. Biografias de palco costumam domesticar a complexidade de nossos gênios para transformá-los em um desfile previsível de sucessos comerciais, costurados por um roteiro didático e condescendente. É com um suspiro de alívio, portanto, que este resenhista acompanhou de perto, na noite de 25 de setembro de 2026, o espetáculo “Gonzaguinha é” no histórico palco do  Teatro Sesc Ginástico, situado no Centro do Rio de Janeiro.

A ocasião teve um sabor ainda mais especial por marcar a primeira vez que este cronista visitou a tradicional casa da Avenida Graça Aranha após a grande reforma de retrofit e modernização acústica entregue pelo Sesc em dezembro de 2025. Encontrar a plateia pulsante e o teatro inteiramente renovado e confortável reforça o vigor da cena cultural carioca. A escolha do nome de Inez Viana para assumir a direção artística revelou-se um acerto da produção.

Convidada para dirigir o espetáculo encenado pela premiada Barca dos Corações Partidos, ela imprimiu um ritmo ágil à montagem, que é visceralmente comprado pelos atores em cena. A trupe estraçalha o protagonismo absoluto ao pulverizar a figura de Luiz Gonzaga Jr. por todo o elenco – não há um Gonzaguinha; há um revezamento onde o papel passa de ator para ator conforme a cena e o momento. Essa estratégia dá uma excelente não linearidade à peça.

Gonzaguinha é

O texto de Braulio Tavares e Ana Carbatti é muito feliz ao destacar a obra de Gonzaguinha como cronista musical, além de equilibrar com maestria a sua veia política e romântica. Grande parte desse vigor documental se deve ao apoio fundamental da família do compositor, que cedeu para a produção textos e materiais inéditos escritos e falados por ele.

Para este jornalista, o momento na plateia engrenou um filme particular na memória: foi em 1996 que recebi em minha casa o quarteto recém-formado Las Chicas – composto justamente pelas filhas do mestre, Nanan Gonzaga e Amora Pêra, ao lado de Isadora Medella e Paula Leal. Tive o privilégio de ser um dos primeiros a ouvi-las cantar ali e de trabalhar diretamente com o grupo para lançá-lo na mídia, testemunhando o florescer daquele DNA musical poderoso.

Ver o legado de Gonzaguinha expandido no palco evoca aquela mesma força artística. A costura dessas memórias familiares atinge o ápice da sensibilidade quando evoca o complexo e itinerante relacionamento com seu pai, o mestre Luiz Gonzaga, em uma fala que ecoa no palco de forma avassaladora: “Conheci o Brasil viajando com meu pai. Conheci meu pai viajando com o Brasil.”

Além do lirismo familiar, a força política também se faz presente quando a montagem recupera a voz e o relato de Gonzaguinha anunciando o histórico atentado à bomba no Riocentro, durante o show do Dia do Trabalho em 1981, evento no qual ele próprio se apresentava. O espetáculo ganha contornos ainda mais provocativos e imediatos quando, em cena, um dos atores pontua de forma ácida que nos arredores daquele mesmo Teatro Ginástico não houve registro de nenhuma bomba naquela noite. A frase ecoa como um relatório burocrático e frio, mas joga uma ironia pesada sobre o espectador ao contrastar a aparente normalidade do Centro com o atentado na Zona Oeste. Fica no ar o mistério se a fala trata-se de um caco improvisado ou de um texto rigidamente estruturado, mas o efeito é imediato: uma incômoda e cirúrgica ironia que reverbera com força diante do tenso momento político brasileiro atual.

Outro grande acerto da montagem foi a escolha do repertório: a estratégia de colocar músicas famosas entremeadas com músicas de “lado B” funciona perfeitamente, transformando-se em uma grande oportunidade de descoberta para as pessoas do público que não conhecem profundamente a obra do poeta. O espetáculo extrai frescor do trágico acidente que calou o artista precocemente em Pato Branco.

Nascido em 22 de setembro de 1945 e falecido em 29 de abril de 1991, Gonzaguinha partiu muito cedo, aos 45 anos, deixando no ar a inevitável provocação sobre o que ele teria criado nesses últimos 35 anos, já que a sua música continua atual. Essa universalidade ganha ainda mais sentido quando lembramos de sua conexão internacional — a exemplo da conversa póstuma promovida pelo renomado cantautor uruguaio Jorge Drexler, que regravou o clássico “O Que É, O Que É” em espanhol no álbum Taracá, indicado ao Grammy Latino 2026.

Ao não suavizar a rebeldia do compositor para transformá-la em nostalgia confortável, “Gonzaguinha é” se consolida como teatro vivo, urgente e que grita na cara da plateia: quando eu soltar a minha voz, por favor, entenda!

Deixe um comentário

Sugeridos
Era Uma Vez o Rei – Grupo Pombas Urbanas Foto de Ricardo Avellar
AgendaTeatro

Teatro Comunitário reúne Brasil e Colômbia em Cidade Tiradentes

De 13 a 17 de outubro de 2026 (de terça-feira à sábado),...

Unicirco
AgendaTeatro

Alegrai, um musical circense no Teatro Carlos Gomes

O espetáculo Alegrai, um Musical Circense Brasileiro está em cartaz no Teatro...

Leste do eden ambrosia critica
CríticasSériesTV

Leste do Éden constrói um linda história sob olhar cortante

Existe uma carga poética e quase inescapável na adaptação de Leste do...

Cena de Heathers O Musical - Crédito Kay Marinho
AgendaTeatro

“Heathers – O Musical” estreia nova montagem no RJ

Sucesso na Broadway, “Heathers – O Musical” chega aos palcos cariocas com...

The Holy Gosh Darn
CríticasGames

The Holy Gosh Darn: o roteiro salva o céu

Confesso que não me motivo muito com jogos sem muita mecânica de...

Voidwrought
CríticasGames

Voidwrought: faz o óbvio melhor que todo mundo

Às vezes basta fazer o óbvio melhor do que todo mundo, e...

Captura de Tela 2026 10 07 às 16.02.38
AgendaTeatro

Dona Lola volta a São Paulo

Marcelo Médici volta a São Paulo com sua premiada comédia Dona Lola,...

Igor
AgendaTeatro

Abya Yala: Minhas Viagens pela América Latina

O espetáculo Abya Yala – Minhas Viagens pela América Latina é um passeio cênico...

Contos Paralelos
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – “Contos Paralelos” e a Fronteira Difusa Entre Fato e Ficção

Asghar Farhadi constrói elaborado meta-drama parisiense inspirado em Kieślowski e Hitchcock, que...

The Royal Writ
CríticasGames

The Royal Writ: bonito, polido e cheio de regra

Deckbuilder roguelike virou quase um gênero de prateleira própria depois de Slay...