Habitat estreia no Teatro Estúdio em SP

Os fenômenos do cancelamento, da manipulação da verdade e do julgamento popular podem trazer consequências extremamente perigosas na Era das Redes Sociais. Para trazer luz a essas discussões, Habitat, com dramaturgia de Rafael Primot (prêmios Shell, Cesgranrio e Cooperativa Paulista de Teatro), tem sua temporada de estreia no Teatro Estúdio, de 13 de janeiro a…


Captura de tela 2026 01 06

Os fenômenos do cancelamento, da manipulação da verdade e do julgamento popular podem trazer consequências extremamente perigosas na Era das Redes Sociais. Para trazer luz a essas discussões, Habitat, com dramaturgia de Rafael Primot (prêmios Shell, Cesgranrio e Cooperativa Paulista de Teatro), tem sua temporada de estreia no Teatro Estúdio, de 13 de janeiro a 5 de março de 2026. As apresentações acontecem de terça a quinta-feira, sempre às 20h.

O espetáculo tem ainda direção de Eric Lenate e Lavínia Pannunzio e, além de Primot, traz no elenco Fernanda de Freitas (Tapas e Beijos, Um Lugar ao Sol, O Sétimo Guardião) e Rogério Brito (Fuzuê, Nos Tempos do Imperador, 3%, Sintonia). Já a produção é da Enkapothado Artes.

Habitat é inspirada em fatos reais e acompanha o embate entre três personagens a partir de um crime ocorrido dentro de uma grande rede de supermercados: a jornalista investigativa Nádia, o trabalhador braçal Adailton e o gerente da loja Tite. Um incidente trágico dentro do estabelecimento entrelaça seus destinos e dá início a um intenso drama sobre preconceito, busca por justiça e a manipulação da verdade em uma sociedade marcada pela força da mídia e por julgamentos precipitados. Graças a sua relevância para os dias atuais, o texto recebeu o prêmio do Estado para montagens inéditas, Proac 2024.

A dramaturgia, segundo o autor e ator Rafael Primot, nasceu de sua observação das redes sociais e notícias e como muitas vezes as pessoas passam a julgar e a condenar umas às outras sem ouvir todos os lados das histórias. “Esse fenômeno contemporâneo do cancelamento e da desumanização me instigaram profundamente. Comecei a refletir sobre como estamos perdendo a capacidade de empatia, e o teatro, para mim, é o espaço ideal para debater isso e colocar uma lente de aumento sobre nossos comportamentos coletivos”, revela.

Além de ser uma obra artística relevante, Habitat é uma resposta ao momento atual, no qual a arte e a cultura enfrentam desafios significativos. Trata-se de uma obra provocativa sobre moralidade, responsabilidade e o poder destrutivo dos julgamentos virtuais. Em tempos de exposição total, o espetáculo convida o público a refletir sobre empatia, cancelamento, e a complexa verdade por trás de cada “vilão” digital.

“A força de Habitat está na palavra, nos diálogos que movem a ação e revelam as camadas psicológicas de cada personagem. É um texto sobre o que dizemos, mas principalmente sobre o que nossas palavras podem causar. E essa força ganha vida através do elenco, com enorme potência dramática, e a parceria inédita entre Éric Lenate e Lavínia Pannunzio na direção, que trouxe uma intensidade e um olhar sensível para esse embate humano”, acrescenta Primot.

Ficha técnica

Elenco: Fernanda de Freitas, Rafael Primot e Rogério Brito

Direção: Lavínia Pannunzio e Eric Lenate

Texto: Rafael Primot

Trilha Sonora: LP Daniel

Figurinos e direção de arte: Carol Bertier

Cenário: Eric Lenate

Luz: Sarah Salgado

Visagismo: Alisson Rodrigues e Emi Sato

Designer gráfico: Patrícia Cividanes 

Mídias Sociais: Haroldo Miklos

Making of e captações: Otávio Pacheco

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Fotos de cena e palco: Kim Leekyung

Fotos de estúdio: Sérgio Santoian

Produção: Franz Keppler e Rafael Primot

Uma produção Enkapothado Artes

Realização através do Proac2024

Sinopse

A jornalista Nádia (Fernanda de Freitas) entrevista o assassino confesso Adailton (Rafael Primot), que, por sua vez, acusa o executivo Tite (Rogério Brito) de ser o mandante do crime ocorrido dentro de um supermercado. A partir desse encontro, o caso ganha novas proporções nas mídias sociais e desencadeia uma série de desdobramentos inesperados. Inspirado em um fato real.

Um incidente trágico que dá início a um intenso drama sobre preconceito, busca por justiça e a manipulação da verdade em uma sociedade marcada pela força da mídia e por julgamentos precipitados. Dirigido por Lavínia Pannunzio e Eric Lenate, traz no elenco nomes como Fernanda de Freitas, Rafael Primot e Rogério Brito. O texto, relevante para os dias atuais, recebeu o prêmio do Estado para montagens inéditas (Proac 2024).

Serviço

Habitat, de Rafael Primot

Temporada: 13 de janeiro a 5 de março de 2026*

às terças, quartas e quintas-feira, às 20h

* Não haverá sessões nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro

**Sessão exclusiva para convidados: 19 de janeiro

Teatro Estúdio –  Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, Metrô Santa Cecília 

Ingressos: R$100 (inteira) e R$50(meia-entrada)

Venda online Sympla

Bilheteria: 

Bilheteria física: Teatro Estúdio – tel: (11) 97474-1912

Horário de funcionamento: somente em dias de espetáculo, 2 horas antes do início da apresentação. 

Estacionamento na frente do teatro 

Telefone: (11) 97474-1912


Deixe um comentário