2024 10 03 MUSICAL VITAL 0008 Servidor
EntrevistasTeatro

Hamilton Dias fala sobre Zé Fortes e “Vital – o musical dos Paralamas”

Com 18 anos de carreira, oito deles dedicados ao teatro musical, o ator Hamilton Dias chega mais uma vez aos palcos com um papel de destaque, ele vive Zé Fortes, empresário do grupo e considerado o quarto Paralama, em “VITAL – o musical dos Paralamas”.

O Zé Fortes é considerado o quarto Paralama, assim como Herbert, Bi e Barone, ele tem uma importância enorme para construção da banda. Sendo amigo, empresário, e parte fundamental na história do grupo. Tanto o diretor Pedro Brício, como a autora da peça, a Patrícia Andrade, mostram a grande importância dele nessa trajetória de 40 anos de uma das maiores bandas que temos no Brasil – complementa.

Para dar vida a Zé, o ator passou por três dias de audições e na hora da decisão sobre a escolha em quem iria fazer o papel do empresário um impulso de Hamilton o ajudou na decisão final.

Nos três dias de audição foram mais de 500 candidatos a 10 vagas no elenco. Foi uma das audições mais divertidas e animadas que fiz. Eu estudo, toco violão e piano desde muito novo, ainda tinha cabelos (risos). E uma das primeiras músicas que tirei no violão foi “Onde quer que eu vá”, o diretor, Pedro Brício, perguntou se eu sabia tocar a música “Óculos”, falei que não e fui cara de pau e perguntei se poderia tocar uma das primeiras músicas que eu aprendi na vida, ele deixou e sinto que talvez esse meu impulso tenha ajudado bastante! – explica.

O intérprete do empresário da banda fez pesquisas sobre o seu personagem buscando em documentários mais características sobre Fortes.

Os Paralamas tem documentários bem ricos e isso me ajudou bastante a entender como poderia ser o Zé Fortes. Assisti muitas vezes os docs: “Quatro Paralamas”, “Bios” e “O Herbert de perto”, o que ajudou a entender a importância dele no grupo, além de tentar entender como ele poderia ser representado no teatro, por não ser o cara que se apresenta nos palcos esse foi um grande desafio pra mim. O próprio Zé foi assistir um ensaio da peça e tive a sorte de poder o conhecer um pouco melhor. Fiquei mega nervoso, mas pra nossa felicidade ele estava gostando da peça e ainda recebi a benção, do próprio. Ele estendeu a mão me olhou e disse: “Boa Sorte Zé!”, me emocionei e sigo aqui com essa benção – diz.

O carioca de 37 anos revela que o amor aos amigos e a felicidade em vê-los felizes é uma das características que o assemelha ao quarto Paralama, além disso, ser uma pessoa que corre atrás para fazerem as coisas aconteceram também o aproxima do empresário da banda.

Fã desde pequeno do grupo, Hamilton aprendeu músicas deles ainda criança.

São tantos sucessos, acho que sou de momentos, minha favorita agora é “Quase um Segundo”, mas já foi “Uma Brasileira”, “Meu Erro”, “Cuide Bem do seu amor”, que aliás, canto quase um segundo no musical em uma versão em Espanhol – revela.

São pouco mais de oito anos no teatro musical, mas o ator já deixou uma marca forte dentro do setor e é reconhecido por seu trabalho.

Posso destacar, “O Jovem Frankestein”, com direção de Charles Möeler, que fiz em 2023 e 2024, onde fiz um dos meus primeiros protagonistas no musical ao Lado de Dani Calabresa, Marcelo Serrado. Fazia o monstro, e tinha que fazer uma maquiagem de 3h para a personagem, além de sapatear, atuar e cantar. Perdi 14kg fazendo a peça. A partir desse trabalho muitas portas se abriram. Após ele vivi o Almirante Von Schreiber em “A Noviça Rebelde”, que foi o primeiro musical que vi na vida. Destaco também “Céu estrelado O musical”, em 2022, uma produção totalmente brasileira com direção de João Fonseca. Nele fiz o personagem Jhonny e foi em um momento pós pandemia, onde precisava trabalhar e estava recebendo tantos nãos. Esse sim foi importante demais pra minha vida – relata.

No audiovisual Hamilton tem trabalhos em séries e filmes de comédia, outro ponto forte seu.

Em 2012 fiz a série “Estranha Mente” de Fernando Caruso no Multishow, na época eu era aluno dele no seu workshop de comédia. No cinema estive em “Tamo Junto” (2016), “Ana e Vitória” (2018) e “Tá Escrito” (2023), todos de Matheus Souza, em 2020 fiz “Não vamos pagar nada”, com direção do João Fonseca – completa o ator.

Deixe um comentário

Sugeridos
João Attuy como o Imperador Sábio, Adriana Lessa como a Rainha da Neve, Carlo Porto como o Rei Vaidoso e Guilherme Carvalho como Andersen (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Belém recebe o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Priscilla Colombi em A Vingança é um Jardim Selvagem foto Adriana Marchiori
AgendaTeatro

“A vingança é um jardim selvagem” vai entrar em cartaz no iBT

  Pela primeira vez na capital paulista, A vingança é um jardim...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Do Ventre à Cabeça, solo de Luiza Braga, estreia no Sesc Ipiranga

Com dramaturgia e atuação de Luiza Braga, e direção de Victor Mendes...

Foto Mariana Scofano Divulgação
AgendaTeatro

Mariana Scofano integra elenco de Heathers, o Musical, no Rio

A atriz Mariana Scofano integra o elenco de Heathers, o Musical, montagem...

Era Uma Vez o Rei – Grupo Pombas Urbanas Foto de Ricardo Avellar
AgendaTeatro

Teatro Comunitário reúne Brasil e Colômbia em Cidade Tiradentes

De 13 a 17 de outubro de 2026 (de terça-feira à sábado),...

Unicirco
AgendaTeatro

Alegrai, um musical circense no Teatro Carlos Gomes

O espetáculo Alegrai, um Musical Circense Brasileiro está em cartaz no Teatro...

Cena de Heathers O Musical - Crédito Kay Marinho
AgendaTeatro

“Heathers – O Musical” estreia nova montagem no RJ

Sucesso na Broadway, “Heathers – O Musical” chega aos palcos cariocas com...

Captura de Tela 2026 10 07 às 16.02.38
AgendaTeatro

Dona Lola volta a São Paulo

Marcelo Médici volta a São Paulo com sua premiada comédia Dona Lola,...

Igor
AgendaTeatro

Abya Yala: Minhas Viagens pela América Latina

O espetáculo Abya Yala – Minhas Viagens pela América Latina é um passeio cênico...

SANKOFA um menino brasileiro © Renato Mangolin
AgendaTeatro

“Sankofa – Um Menino Brasileiro”

Misturando música, dança e teatro, Sankofa: Um Menino Brasileiro é um espetáculo...

Captura de Tela 2026 10 07 às 15.53.22
AgendaTeatro

Macbeth em versão drag no Sesc Pompeia

Uma das mais famosas tragédias de William Shakespeare (1564-1616), Macbeth, acaba de...

Foto: Ruy Barbosa
AgendaTeatro

“Pra Quem Não me Conhece” prorroga temporada no Teatro Laura Alvim

Espetáculo de Nicole Musafir provoca risos e lágrimas, às vezes ao mesmo...