CENA DE IMPROVISA COMIGO ESTA NOITE - FOTO THIAGO FACINA
CENA DE IMPROVISA COMIGO ESTA NOITE - FOTO THIAGO FACINA
AgendaTeatro

“Improvisa Comigo Esta Noite” volta aos palcos no RJ

O espetáculo “Improvisa Comigo Esta Noite” volta em cartaz no Teatro Glauce Rocha, no Centro, com sessões somente nas quartas-feiras, às 19h30, de 13 de agosto a 10 de setembro. Sozinho no palco, o ator Claudio Amado conta com a participação espontânea da plateia para criar cinco cenas inéditas e improvisadas a cada noite. Os espectadores, que se tornam coautores do espetáculo, têm a oportunidade de contribuir com a dramaturgia de diversas formas: seja cantando uma canção em conjunto, representando a voz de Deus, movimentando o corpo ou atém mesmo utilizando a lanterna de seus celulares.

Apesar de ser uma peça interativa, participa quem quiser. As cenas são criadas em parceria com o coletivo dos espectadores de cada noite. Ninguém é escolhido ou chamado ao palco. Todos interagem sentados em suas poltronas. Não existe “cena de plateia”, mas sim “cenas com plateia”. É uma obra teatral única e coletiva, onde o autor e o intérprete estão presentes e criando tudo ali juntos, na hora.

– Nos estádios esportivos o público canta, grita, faz olas, torce, solta fogos, agita bandeiras, e pode fazer quase tudo. Nos shows de música o público canta, pula, levanta os braços e acende os celulares. Por que no teatro só se pode rir e bater palmas? Eu queria libertar os espectadores e, ao mesmo tempo, ter um parceiro para criar as histórias comigo – enfatiza Claudio Amado.

Com 30 anos de trajetória artística e 20 anos dedicada ao improviso, este é o 37º espetáculo de improvisação de sua carreira, mas pela primeira vez estará sozinho no palco, guiado o tempo todo pela plateia. 

– Neste espetáculo, eu sou o intérprete de um “Dramaturgo-Coletivo”, como diz Augusto Boal no seu livro “Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas” – conclui.

– É impressionante como o público, de todas as idades, participa espontânea e efusivamente de todas as cenas. É como se descobrissem um brinquedo novo, um tipo diferente de teatro no qual eles podem participar o tempo todo, interferir e ajudar na construção das histórias. Até mesmo a estreia na Colômbia, falando em portunhol, foi assim também, histeria pura. Parece mais um público de show de rock ou de partida de futebol do que de uma peça de teatro – destaca.

A ideia do formato surgiu em 2017 durante uma apresentação do Teatro do Nada na qual a plateia participou espontaneamente de uma cena, fazendo uma figuração como fãs de uma personagem. A partir daí, Claudio começou a pesquisar diferentes possibilidades de interação do público durante toda a performance, não apenas sugerindo temas e títulos no início como acontece normalmente no teatro de improvisação.

Ficha técnica: 

Direção e atuação: Claudio Amado 

Trilha sonora: Taiyo Omura 

Iluminação: Pedro Garcia 

Produção Executiva: Juliana Calafange 

Programação Visual: Julio Licks

Fotos: Thiago Facina/Ludmilla Coelho

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Serviço:

Onde: Teatro Glauce Rocha

Endereço: Av. Rio Branco, 179 – Centro

Quando: Quartas, às 19h30 – De 13/08 a 10/09

Ingressos:  R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)

Meia-entrada para idosos, estudantes, classe teatral, professores da rede pública ou

particular, PCD, LGBTQIA+ e indígenas.

Venda de ingressos: pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/improvisa-comigo-esta-noite-teatro-glauce-rocha/3031829

ou na bilheteria 

Capacidade: 240 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação Etária: 12 anos

Deixe um comentário

Sugeridos
João Attuy como o Imperador Sábio, Adriana Lessa como a Rainha da Neve, Carlo Porto como o Rei Vaidoso e Guilherme Carvalho como Andersen (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Belém recebe o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Diego Esteve e Yasmin Martins Mendes
AgendaFilmes

‘Festival Intl de Cinema de Carazinho’ chega a 2ª edição

Após o sucesso da primeira edição em 2025, o ‘Festival Intl de...

Priscilla Colombi em A Vingança é um Jardim Selvagem foto Adriana Marchiori
AgendaTeatro

“A vingança é um jardim selvagem” vai entrar em cartaz no iBT

  Pela primeira vez na capital paulista, A vingança é um jardim...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Do Ventre à Cabeça, solo de Luiza Braga, estreia no Sesc Ipiranga

Com dramaturgia e atuação de Luiza Braga, e direção de Victor Mendes...

Écoute
AgendaShows

Buster Keaton em três curtas

Em apresentação única no Teatro B32, músicos franceses executam ao vivo a...

Squel Confissões de uma porta bandeira
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ participa da 50ª Mostra de São Paulo

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

Foto Mariana Scofano Divulgação
AgendaTeatro

Mariana Scofano integra elenco de Heathers, o Musical, no Rio

A atriz Mariana Scofano integra o elenco de Heathers, o Musical, montagem...

JET TOUR PHOTO
AgendaShows

JET pela primeira vez no país

A espera de mais de duas décadas finalmente chega ao fim para...

Giovanna Adoracion
AgendaShows

“Jazz dos Muertos” estreia no La Esquina, na Lapa

Novo projeto abre espaço para talentos do Jazz, Latin Jazz, Bossa Nova,...

1 Fábio Rizental Crédito divulgação
AgendaShows

Fábio Rizental celebra legados da MPB

O aclamado guitarrista, compositor e cantor revisita clássicos de Milton Nascimento, Djavan...

Era Uma Vez o Rei – Grupo Pombas Urbanas Foto de Ricardo Avellar
AgendaTeatro

Teatro Comunitário reúne Brasil e Colômbia em Cidade Tiradentes

De 13 a 17 de outubro de 2026 (de terça-feira à sábado),...

Na Terra de Arto (Le Pays D’arto) crédito Autoral Filmes
AgendaFestivaisFilmes

Dois títulos da 50ª Mostra de São Paulo

Com première nacional no evento, dentro da mostra Perspectiva Internacional: “Na Terra...