Um dos mais ativos e renomados grupos teatrais do Rio Grande do Sul, o Projeto Gompa completa 10 anos em 2024 e tem um grande motivo para comemorar. A trupe foi selecionada para o Ibsen Scope Festival, evento que é realizado bienalmente em Skien, na Noruega. O premiado espetáculo Instinto será apresentado no próximo dia 25 de abril na cidade escandinava.
Com direção de Camila Bauer e dramaturgia de Giuliano Zanchi, a peça é baseada na obra Brand do renomado dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828 – 1906). Só que, nessa adaptação, os atores Alexsander Vidaleti, Fabiane Severo, Liane Venturella e Nelson Diniz atuam como macacos enjaulados, utilizando máscaras de látex que cobrem a cabeça inteira.
Mesclando teatro, dança, música e artes visuais, a produçãoé uma metáfora do panorama político mundial, muitas vezes, marcado pelo extremismo. Em cena, o limiar entre o ser humano e a representação de primatas, interrogando com humor e sarcasmo os limites tênues da nossa própria humanidade. A encenação traz à tona o papel do líder frente à sociedade enquanto massa silenciosa e até onde vamos em nome dos nossos ideais. Para os espectadores, fica a pergunta: será que nossa capacidade de raciocínio é suficiente para nos tornar realmente superiores aos animais?
A trilha sonora é executada ao vivo por Álvaro RosaCosta e Paola Kirst. A equipe é composta ainda por Élcio Rossini (cenografia) Ricardo Vivian (iluminação e videografia), Daniel Lion (figurinos) e Carlota Albuquerque (provocação coreográfica).
Instinto venceu o edital de financiamento de montagens norueguês Ibsen Scope, em 2022 — cinquenta e quatro projetos de trinta países concorreram ao prêmio, sendo apenas cinco foram selecionados. A peça estreou no ano passado na capital gaúcha e teve sessões lotadas nos festivais Porto Alegre em Cena e Palco Giratório SESC.
Não será a primeira vez que a companhia gaúcha participa da programação dessa mostra europeia. Em 2019, a montagem Inimigos na Casa de Bonecas foi exibida no Teatro Ibsen, na Noruega.
Comente!