AgendaTeatro

“Meretrizes” será exibido no Porto Verão Alegre

Catarina Domenicci e Liane Venturella na peça do Coletivo Gompa — foto: Laura Testa

O espetáculo Meretrizes estará de volta à capital gaúcha em uma curtíssima temporada de apenas duas apresentações. A prostituição feminina no Rio Grande do Sul é o ponto de partida da montagem do Coletivo Gompa. Histórias que são interpretadas pela atriz Liane Venturella e sonorizadas ao vivo pela pianista Catarina Domenicci

Por quase um ano, Camila e Liane conversaram com dezenas de profissionais do sexo para construir o roteiro e a dramaturgia. A produção utiliza uma linguagem pouco explorada nas artes cênicas locais, o teatro documental. Parte dos depoimentos colhidos durante a pesquisa são projetados em áudio ou vídeo durante as apresentações. Os relatos abordam diferentes fases de uma das primeiras profissões do mundo e da capital gaúcha também: a prostituição no porto, os cafetões da Praça da Alfândega, os ataques da polícia contra a “vadiagem” e a exposição de corpos como objetos de desejo na internet. O que nunca mudou foi o preconceito. 

Duas profissionais do sexo com diferentes visões dessa profissão também estarão sobre o palco: a jovem Paula Assunção e Soila Mar, que atua há mais de 40 anos nas ruas da cidade. O caráter performático busca fazer o espectador perceber como estamos próximos dessas realidades, cotidianamente silenciadas. Ao contrário do que muitos pensam, várias dessas mulheres não vivem à margem da sociedade. São casadas, exercem o seu trabalho em horário comercial e buscam os filhos nas escolas. 

— O trabalho aproxima a ideia de arte e comunidade. Traz para debate um assunto pouco falado em nossa sociedade, que é o direito que a mulher tem sobre o seu corpo e suas escolhas a partir do ponto de vista de uma das profissões mais antigas da humanidade — explica a diretora Camila Bauer.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Camila Bauer; Elenco: Liane Venturella; Participações Especiais: Paula Assunção e Soila Mar; Piano e Composição: Catarina Domenicci; Pesquisa em História Oral e Dramaturgismo: Juliana Wolkmer; Dramaturgia: Camila Bauer Liane Venturella, a partir dos relatos de diferentes profissionais do sexo; Figurino: Liane Venturella; Iluminação e Vídeografia: Isabel Ramil; Produção Administrativa: Fabiane Severo; Consultoria: Paula AssunçãoMonique Prada e Soila Mar; Realização e Produção: Coletivo Gompa; Apoio: Financiamento: FAC-RS — Sistema Pró-Cultura RS

SERVIÇO:

QUANDO:  11 e 12/02, terça e quarta-feira, às 20h.

ONDE: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 — Três Figueiras, Porto Alegre)

QUANTO: De R$ 21,00 a R$ 60,00 (https://ingressos.portoveraoalegre.com.br/event/meretrizes)

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 18 anos

DURAÇÃO: 60 minutos

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...

Agenda

Lulis lança “Cais”

Depois de apresentar ao público um primeiro trabalho marcado pela diversidade estética...