AgendaTeatro

Mulher, Imagina! celebra 18 anos de ‘As Olívias’ por SP

Espetáculo metalinguístico retrata grupo de comediantes mulheres que estão criando uma série sobre o universo feminino

“Depois da saída de uma das integrantes, um grupo de humor composto por três mulheres precisa criar uma série de tv para uma plataforma de streaming sobre o universo feminino. Em conflito com o tema, com a existência do grupo e com a própria comédia, elas têm pouco tempo para ter uma ideia genial. Dentro de uma sala de roteiro onde tudo é permitido, elas dividem com o público as alegrias e as angústias de um processo de criação.”

Em comemoração a seus 18 anos de trajetória, o grupo de humor As Olívias reafirma sua parceria com a autora e diretora Michelle Ferreira na comédia Mulher, Imagina!, que teve sua temporada de estreia no Teatro Sérgio Cardoso e agora segue para uma curta circulação em teatros da prefeitura.

Sobre esse encontro, a atriz e cofundadora do grupo Renata Augusto, comenta: “A Michelle esteve conosco desde sempre. Durante o processo de criação de nosso primeiro trabalho, As Olívias Palitam, convidamos ela e outros amigos da EAD-USP para assistir aos ensaios e opinar. Ela também escreveu nosso segundo espetáculo, Riso Nervoso, em 2013, que foi dirigido por Hugo Possolo. Somos apaixonadas por ela e por seu trabalho. E ela nos conhece super bem e se conecta com o que queremos dizer”. 

O espetáculo, que traz no elenco Marianna Armellini, Renata Augusto, Sheila Friedhofer e Victor Bittow, é uma paródia da própria trajetória d’As Olívias. Na trama, um grupo de mulheres roteiristas, que já trabalham juntas há muitos anos, tem a missão de, em muito pouco tempo, criar uma série para uma famosa plataforma de streaming sobre o universo feminino. Elas carregam consigo os sucessos, fracassos, alegrias e desgastes de uma longa história.

Para não perder essa grande chance, as Olívias se encontram em uma sala de roteiro e enfrentam um processo caótico, estressante e engraçado de ter uma ideia original para a série, o que traz à tona os conflitos e desejos do próprio grupo. Enquanto isso, elas ainda têm que encaixar nessa história o único homem do coletivo, que vira um objeto de experimentação, se revezando em diversos personagens na imaginação delas.

“Mulher, Imagina! é uma brincadeira de metalinguagem. O que vemos no palco é um espaço de criação. A plateia é convidada a participar do processo desde o ‘brainstorm’ e testemunha as ideias desses artistas se materializarem em cena. Surgem os dilemas: como abordar o dito ‘universo feminino’? Onde está a graça? Qual o limite do humor, ou melhor, como diz a Laerte: qual o seu horizonte?”, revela Marianna Armellini.

A atriz ainda conta que a encenação dialoga com outros elementos visuais o tempo todo. “Esses elementos não só ajudam a plateia a visualizar o que está sendo criado pelas roteiristas, mas também traz  referências a séries de TV e  à história do próprio grupo (que já teve um programa de TV). Nos perguntamos: será que tudo já foi feito? É possível ter uma ideia original quando tratamos do “universo feminino”?”, indaga.

Entre as referências pesquisadas pelo grupo durante o processo criativo, estão séries clássicas estrangeiras e brasileiras, como Seinfeld, Friends, The Rehearsal, A Grande Família e Armação Ilimitada, além de outras produções que fizeram sucesso recentemente nos streamings.

A ideia de criar um trabalho que revisitasse a trajetória das Olívias é uma forma de refletir sobre como o fazer humorístico evoluiu dentro do próprio grupo ao longo do tempo. “No começo, nós produzimos inúmeros conteúdos para teatro, internet ou TV, com piadas que hoje consideramos machistas, gordofóbicas etc. Não achamos que exista tema proibido para se fazer piada, mas a questão é: qual piada se vai fazer? Vamos contribuir para a perpetuação de preconceitos e violências, ou vamos fazer piada sobre quem ainda oprime todo mundo em pleno 2023?”, diz Sheila Friedhofer.

“Essas questões aparecem no espetáculo, inclusive com o reconhecimento de que nós também já fomos machistas. O que mudou é que hoje temos consciência de como as mulheres são tratadas em todos os campos profissionais, e no humor não seria diferente. No começo de tudo, por exemplo, aceitávamos sem questionar a fatídica pergunta ‘como é que é fazer humor feminino?’, como se o padrão do humor fosse masculino e nós fôssemos um subgênero do humor”, acrescenta.

Serviço

Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295, Lapa

Quando: 30 de agosto, às 21h

Teatro Paulo Eiró – Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro

Quando: 31 de agosto, às 21h

Teatro Arthur de Azevedo – Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca

Quando: 01 de Setembro, às 21h

Teatro Alfredo Mesquita – Avenida Santos Dumont, 1770, Santana

Quando: 6 de setembro, às 21h

Ficha Técnica

Criação: As Olívias

Dramaturgia e direção: Michelle Ferreira

Elenco: Marianna Armellini, Renata Augusto, Sheila Friedhofer e Victor Bittow

Produção: Gustavo Sanna

Assistente de direção: Maíra de Grandi

Cenário e adereços: Michelle Ferreira

Figurino: Theodoro Cochrane

Iluminação: Laiza Menegassi

Design de som: Eric Budney

Assistente de produção: Raphael Carvalho

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Projeto contemplado pela 15ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para a Cidade de São Paulo.

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...

AgendaArtes Visuais

MACS recebe estreia brasileira do projeto Gravitas

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) recebe, a partir de...

AgendaDança

24º Dança em Trânsito transforma o Rio em vitrine global da dança contemporânea

Festival internacional reúne companhias de 10 estados brasileiros e atrações de quatro...

AgendaFilmesNotícias

Cinema Nacional por R$ 10: UCI promove maratona com os grandes finalistas do Prêmio Grande Otelo 2026

A maior celebração do audiovisual brasileiro está completando 25 anos em grande...

AgendaLiteratura

Flautista Ivan Melillo lança o livro “Crônicas Musicais”

Na obra, ele expõe partituras das suas próprias músicas, compostas diariamente em...

AgendaArtes Visuais

Artista Thamiris Mandú investiga as possibilidades da cor

O LAB MR dá continuidade ao seu programa de cursos e oficinas...

AgendaFestivaisLiteratura

Flip 2026: cearense Maurício Mendes com Manual do Mediador

Nova edição de “O homem não foi feito para ser feliz” chega...

Agenda

Meu Corpo Está Aqui chega ao Sesc 24 de Maio

Espetáculo vencedor dos prêmios FITA e APTR e indicado ao Prêmio Shell...

CríticasTeatro

Incondicionais, do Amok Teatro: histórias de mulheres do sistema carcerário contadas à equipe de cuidado

No espetáculo Incondicionais, do Amok Teatro, com direção e dramaturgia de Ana...