AgendaTeatro

Musical inspirado em enredo de Rosa Magalhães recebe mais de 800 inscrições para audição

Sonho Encantado de Cordel, O Musical” é livremente inspirado em enredo histórico de Rosa Magalhães

Compartilhe
Thereza Falcão e Rosa Magalhães na sua casa quando se reuniam para conversar sobre o musical, em foto de 15 de julho de 2024 – Crédito fotográfico divulgação
Thereza Falcão e Rosa Magalhães na sua casa quando se reuniam para conversar sobre o musical, em foto de 15 de julho de 2024 – Crédito fotográfico divulgação
Compartilhe

Mais de 800 artistas se inscreveram para as audições de “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”. Desses, mais de 200 foram selecionados para as audições presenciais, realizadas ao longo de três dias no Rio de Janeiro. Com 80 participantes avaliados por dia e mais de 30 horas de atividades intensas, o processo foi uma verdadeira maratona de talento e dedicação. Ao final, 14 artistas foram escolhidos para compor o elenco, que em breve será revelado ao público.

“Sonho encantado de Cordel, O Musical” torna-se o último trabalho de uma das maiores artistas contemporâneas da atualidade. E agora será também uma grande homenagem póstuma ao seu legado, após o falecimento de Rosa Magalhães em 25 de julho deste ano, aos 77 anos.  Envolvida na criação desde o início do projeto, pouco antes de sua partida, naquela mesma noite, em sua casa, ela fez os últimos desenhos que faltavam e deixou todos os figurinos do musical prontos, expostos e organizados em papéis na sua mesa de trabalho. Rosa Magalhães se junta a uma galeria de grandes artistas femininas brasileiras, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Lygia Clark, destacando-se com suas contribuições cruciais para a evolução e diversidade da expressão artística nacional.

“Sonho Encantado de Cordel, O Musical”, apresentado pelo Ministério da Cultura e pela CAIXA Vida e Previdência, patrocinado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é livremente inspirado no enredo de 2005 criado por Rosa Magalhães para a Imperatriz Leopoldinense, escola de samba do Rio de Janeiro, que prestou homenagem a Hans Christian Andersen em seu centenário. O musical estreia em outubro de 2024 em São Paulo e, em 2025, segue para uma temporada no Rio de Janeiro, com uma turnê por três cidades do Nordeste e no Distrito Federal. A peça narra a vida do famoso autor e os contos de fadas por ele criados, envolvidos pela rica tradição da literatura de cordel e ambientados no Nordeste do Brasil. Trata-se de uma fascinante interlocução cultural entre o Brasil e a Dinamarca.

Com texto e direção de Thereza Falcão, a história central do musical gira em torno de Rosa Cordelista (nome em homenagem para Rosa Magalhães), uma jovem cujo grande sonho é se tornar artista, apesar da desaprovação de sua mãe. Em um sonho mágico, Maria encontra Hans Christian Andersen, e juntos eles embarcam em diversas aventuras, permeadas pelos contos de fadas encantadores do autor.

“Estamos orgulhosos de patrocinar uma produção que promove a literatura de cordel e a insere nos contos de fada de Hans Christian Andersen. Ao incentivar o hábito de frequentar o teatro desde a infância, contribuímos para a formação de novos públicos e para o desenvolvimento sustentável do país. ‘Sonho Encantado de Cordel’ tem itinerância, brasilidade, diversidade – atributos em total sinergia com a marca da CAIXA Vida e Previdência”, comenta Elena Korpusenko, Superintendente de Marketing da CAIXA Vida e Previdência.

Hans Christian Andersen criou mais de 150 contos de fadas, entre eles: “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Rainha da Neve”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Polergazinha”, “O Rouxinol e o Imperador”, entre tantos outros. Andersen enfrentou dificuldades na infância, o que o fez perceber as barreiras sociais e as diferenças entre ricos e pobres. Essa experiência inspirou muitas de suas histórias. Ele acreditava que todos deveriam ter os mesmos direitos.

Rosa Magalhães é uma das artistas contemporâneas mais importantes da atualidade no nosso país. Com cinquenta anos de carreira, ela foi artista plástica, figurinista, cenógrafa e carnavalesca brasileira, famosa por seus títulos no Sambódromo e por sua atuação em eventos como o encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que lhe rendeu um Emmy em 2008, e o inesquecível show de encerramento da Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016. Rosa consagrou-se como a maior e única mulher campeã do Sambódromo, com sete títulos conquistados. Sua capacidade de unir tradição e inovação fez dela uma figura reverenciada e inspiradora, tanto no Brasil quanto no exterior​.

Thereza Falcão é uma escritora, autora, diretora teatral e roteirista da televisão brasileira. Com mais de 25 anos de carreira da TV GLOBO, escreveu novelas como “Novo Mundo” e “Nos Tempos do Imperador”, por esse trabalho ela recebeu indicação ao Emmy, no teatro já foi recebeu o Prêmio Coca-Cola de melhor texto e melhor espetáculo.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaTeatro

Um Simples Judeu, de Charles Lewinsky, estreia no Teatro UOL com interpretação de Ricardo Ripa

Inédita no Brasil, a peça Um Simples Judeu – escrita pelo suíço...

AgendaTeatro

“Kuenda Kalunga, Kuenda Njila – É Possível Gargalhar Depois da Travessia?” em SP

Em novembro, a N’Kinpa – Núcleo de Culturas Negras e Periféricas estreia...

AgendaTeatro

Memórias Póstumas de Brás Cubas, dirigido por Regina Galdino, faz apresentações gratuitas em SP

A comédia musical Memórias Póstumas de Brás Cubas, interpretada por Marcos Damigo,...

AgendaFilmes

Arte da Diplomacia: longa-metragem de Zeca Brito estreia no Canal Curta!

Longa do diretor gaúcho detalha episódio esquecido da diplomacia brasileira que envolveu...

AgendaFestivaisFilmes

Ator Tales Ordakji participa da Mostra de São Paulo

O ator Tales Ordakji é um dos nomes de destaque no elenco...

CríticasTeatro

A deliciosa e instigante última sessão de Freud, no espetáculo de Elias Andreatto

“A última sessão de Freud”, espetáculo com direção de Elias Andreato e...

AgendaFestivaisFilmes

Longa ‘Betânia’ entra na Seleção da Mostra de São Paulo

O longa “Betânia”, escrito e dirigido por Marcelo Botta, está na seleção...

AgendaTeatro

Mariana Loureiro protagoniza Sonhos Roubados no Sesc Ipiranga

Com direção de Zé Pereira e Luiza Magalhães, peça convida espectador a...