A Cia. Fragmento de Dança completou seus 20 anos de trajetória em 2023, quando revisitou partes dos trabalhos que compõem o repertório do grupo. As cenas, deslocadas das suas criações originais, se reconfiguram numa nova proposta dramatúrgica que emerge das questões que têm instigado o grupo hoje. Dessa maneira surgiu o espetáculo Erga Omnes, que tem novas apresentações gratuitas no Kasulo – Espaço de Cultura e Arte, de 5 a 7 de julho, na sexta e no sábado, às 20h, e, no domingo, às 19h.
Segundo o historiador israelense Yuval Harari, “somos os mestres da ficção”. Criamos instituições, religiões, gêneros. Inventamos normas de conduta e moralidade. Somos os maiores predadores do planeta, mas temos uma capacidade inigualável de cooperar e, talvez, isso não seja contraditório. Não se trata de empatia e sim da nossa aptidão para imaginar.
Erga Omnes é uma expressão em latim que significa “contra todos”, “frente a todos”. É muito usada no mundo jurídico para dizer que uma norma se aplica igualmente a todas as pessoas. Nesse sentido, uma invenção humana, questionável e contraditória.
Erga Omnes propõe pensarmos as estruturas às quais pertencemos, aquelas que nos oferecem proteção e nos cobram obediência. O que pode um grupo diante das ficções que cria e sobre as quais se insurge?
Ficha Técnica
Concepção, coreografia e direção: Vanessa Macedo
Assistente de direção e coreografia: Maitê Molnar
Intérpretes: Diego Hazan, Gabriela Ramos, Maitê Molnar, Peter Levi, Prudy Oliveira e Vanessa Macedo.
Estágio: Letícia Almeida
Percussão, montagem e edição de trilha sonora: Lua Oliveira
Iluminação: Fellipe Oliveira
Figurino: Daíse Neves
Designer gráfico: Letícia Mantovani
Produção: Luciana Venancio (Movicena Produções)
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Serviço
Erga Omnes, da Cia. Fragmento de Dança
Temporada: 5 a 7 de julho, na sexta e no sábado, às 20h, e no domingo, às 19h
Kasulo – Espaço de Cultura e Arte – Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro – Linha Vermelha
Ingressos: Grátis
Os ingressos devem ser retirados pelo Sympla:
Duração: 55 minutos
Classificação: 16 anos – contém cena de nudez
Capacidade: 40 lugares
Esta ação faz parte do projeto “Para Mover o Invisível”, contemplado na 35° Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo
Comente!