Agora Inês é Morta Foto de Rayssa Coe
AgendaTeatro

O espetáculo “Agora Inês é Morta” inicia temporada no Teatro dos 4

A expressão “Agora Inês é morta”, usada no sentido de “agora é tarde demais”, nasceu de uma trágica história de amor que marcou a corte portuguesa. O espetáculo “Agora Inês é Morta”, que inicia temporada, em 10 de abril, no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, se debruça no episódio para propor uma reflexão sobre a intensidade dos sentimentos e a força de uma paixão. Com texto de Claudio Torres Gonzaga e direção de Adriana Nunes, a peça relembra o brutal assassinato da galega Inês de Castro, em 7 de janeiro de 1355, por Dom Afonso IV, então Rei de Portugal. Dom Pedro I, o filho do Rei, era seu grande amor e pai de seus filhos.

Inspirado em obra psicografada por Chico Xavier, Claudio Torres Gonzaga lembra a luta de Inês e de Pedro para estarem juntos em meio a uma teia de intrigas, ódio e conflitos de interesses. Na peça, a paixão vence. Narrada pela própria Inês, após a sua morte, a narrativa acompanha a dama galega no plano espiritual e sua tentativa de acalmar o coração do amado com o apoio de Santa Isabel, avó de Pedro. O objetivo das duas é reconciliar pai e filho e devolver a paz a Portugal. Ao tornar-se Rei, Pedro realiza o mais impressionante cortejo já visto, com o traslado do corpo de sua amada entre Coimbra e Alcobaça, culminando na coroação de Inês, a Rainha Morta.

“Agora Inês é Morta” é conduzida pela atriz e diretora brasiliense Adriana Nunes, integrante da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo e com atuações de destaque no teatro, cinema e televisão. Para compor o elenco, estão André Deca, ator desde o início dos anos 90, com passagens em novelas da TV Globo e premiado como melhor ator nos Festivais de cinema em Gramado e Brasília, e Rosanna Viegas, atriz premiada que se destaca pela versatilidade, seja no teatro, cinema ou televisão.

“O espetáculo agrada os que vão assistir pelo interesse nos fatos históricos e por quem se emociona com o lado espiritual. A história é contada pela Inês, que transita pelo plano espiritual e material, contando e vivendo em cena a própria história, contracenando com os personagens que permearam sua vida. Tudo com toques de leveza e humor como a própria vida é”, descreve a diretora Adriana Nunes.

A criação do espetáculo teve como base uma pesquisa de campo realizada por Fernando Bueno, Adriana Nunes, Marcello Linhos e Ricardo Junqueira nas cidades portuguesas do Porto, Coimbra, Alcobaça e Lisboa. A dramaturgia também foi construída a partir de registros históricos e inspirada em obras como a “Cantata à Morte de Inês de Castro”, do português Manuel Maria Barbosa du Bocage, os versos de Camões, o melodrama de Victor Hugo e as palavras da própria Inês de Castro, psicografadas no livro “Mensagens de Inês de Castro”, de Chico Xavier e Caio Ramacciotti.

“Ganhei o livro de presente do meu irmão e li de uma vez só. A história me pegou e eu comecei a pesquisá-la. Fiz uma pesquisa de campo nos lugares em que Inês viveu. Em Portugal, vi a história sob várias facetas. Montada no teatro, como série de TV, livros, exposições. Eles se orgulham da mais linda e trágica história de amor de todos os tempos. Mas ter em mãos uma versão nunca vista, trazida pelas mãos de Chico Xavier através da psicografia de Inês de Castro, é simplesmente incrível. Convidei o Cláudio Torres Gonzaga que mergulhou na história e escreveu o texto. Quando eu vi estava inserida em uma pesquisa que durou 10 anos até a montagem”, completa Adriana.

Ficha técnica:

Texto: Claudio Torres Gonzaga

Direção: Adriana Nunes

Elenco: Adriana Nunes, André Deca e Rosanna Viegas

Diretor de pesquisa: Fernando Bueno

Trilha sonora original e iluminação: Marcello Linhos

Cenário e figurino: Nello Marrese

Adereços: James Fensterseifer

Fotos: Rayssa Coe

Assessoria de imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)

Realização: C de coisas e DECA Produções

Serviço:

Agora Inês é Morta

Temporada: de 10 de abril a 29 de maio de 2025

Teatro dos 4: Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52 – 2° Andar – Gávea.

Telefone: (21) 2239-1095

Dias e horários: quintas-feiras, às 20h.

Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada)

Duração: 1h

Lotação: 402 lugares

Classificação: 12 anos

Funcionamento da bilheteria: diariamente, das 14h às 20h. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação.

Autoatendimento: a bilheteria do Teatro dos 4 possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos.

Deixe um comentário

Sugeridos
Cristiane Martins Série As Revoltosas 2024 detalhe de obra Fotos Micaela Mesant
AgendaEducação

Oficinas gratuitas de capacitação para mulheres no CCBB RJ

Como parte da exposição “Amazônicas: Poéticas femininas”, serão realizadas em outubro duas...

Atrações do festival
AgendaMúsicaShows

Bossa Nova Sessions ocupa o Leblon com 18 shows

Teatro Café Pequeno recebe o festival que coloca a bossa nova em...

Captura de tela 2026 09 24
AgendaInfantilTeatro

A Menina Que Inundou o Mundo no Teatro Sérgio Cardoso

Com dramaturgia de Andressa Secchin e Laura Sciulli, a montagem trata de...

Untitled design
AgendaShowsTeatro

Cine Concerto Titanic estreia no Brasil

Pela primeira vez, espetáculo reúne a exibição de Titanic à execução ao vivo de...

Murilo Lopes como Mogli - Crédito Erick Moura
AgendaInfantilTeatro

“Mogli, O Musical” estreia no RJ

Com grande elenco, 10 canções originais, cinco cenários e mais de 20...

Captura de tela 2026 09 24
AgendaTeatro

“Rita Lee: Balada da Louca” no Teatro PRIO

Depois de três meses em São Paulo, com todos os ingressos esgotados...

PIAF
AgendaTeatro

‘PIAF – Eu não me arrependo’ chega ao Rio de Janeiro após sucesso em São Paulo

Musical relembra a trajetória da lendária cantora francesa em superprodução musical protagonizada...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio reúne filmes premiados em Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, San Sebastián e Sundance

Lista reúne obras premiadas e diretores consagrados como Hirokazu Kore-eda, Asghar Farhadi,...

Patrullaje
AgendaFestivaisFilmes

Soy Loco por Ti, Centroamérica

Uma cinematografia ainda pouco conhecida no Brasil, mas que vem conquistando espaço...

Festival Imortal Urbano
Agenda

3ª edição do Festival Imortal Urbano movimenta casarão histórico na Lapa

Casa Tao reúne mestres, pesquisadores e vivências de filosofias orientais e herméticas...

Ana Paula Sirino, Urucum tombado. 2026 Óleo sobre tela 100x100 cm
AgendaArtes Visuais

Entre vestígios e futuros investiga o que a matéria e a paisagem guardam do tempo

Com curadoria de Priscyla Gomes, exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos por Ana...