Teatro

[Atualizado] Os Cíclopes voltam em cartaz no Rio de Janeiro

Compartilhe
Compartilhe

Odisseus e seus soldados cegam Polifemo, ânfora proto-ática de 650 a.C., Museu de Elêusis
Odisseu e seus soldados cegam Polifemo, ânfora proto-ática de 650 a.C., Museu de Elêusis.

O Cíclope” é, sem dúvida nenhuma, uma das mais interessantes obras de Eurípedes.  Ela é essencialmente diferenciada de seus outros trabalhos, pois se constitui como o único drama satírico que sobreviveu completo até os nossos dias. A história é calcada no canto IX da Odisséia, sendo uma das passagens mais populares da narrativa homérica. Odisseu ao aportar na Sicília acaba por encontrar com o Cíclope Polifemo, na maior demonstração de alteridade da Grécia Arcaica. O gigante caolho, seus servos e sua cultura são ícones do que viria a significar (em Heródoto) o bárbaro.

Há cerca de dois anos atrás, a “Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades” apresentou de forma magistral a adaptação de Eurípedes. A peça, cuja a montagem venceu  o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, é realizada em praças públicas (originalmente no Largo de São Francisco) e possui um teor mambembe muito propício ao texto. O coro é composto por diversos sátiros saltitantes em pernas de pau, Polifemo é efetivamente um gigante de olho só e Odisseu ainda se mantêm como um Herói destemido.

A excelente montagem, volta agora em uma temporada relâmpago pelas praças do Rio, e segue na semana seguinte para o Festival de Teatro de Angra dos Reis.

Espere em breve por uma resenha e algumas fotos desse fantástico espetáculo.

ciclopes-datas

[A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades informou que a apresentação desta sexta-feira (03 de Abril)  teve seu local remarcado para a Cinelândia às 17 horas, esta será a última apresentação da peça no Rio de Janeiro]

Compartilhe

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaInfantilTeatro

“Disney Princesa, o espetáculo” chega a São Paulo

Mais de 20 produções clássicas da Disney são relembradas através de canções...

AgendaTeatro

“A Gaivota”, de Anton Tchekhov, no Teatro Itália

De 15 de janeiro a 19 de fevereiro de 2025, às quartas-feiras,...

AgendaTeatro

A comédia “As artimanhas de Molière” reestreia

Com direção de Márcio Trigo, o monólogo com Luiz Machado reúne em...

AgendaTeatro

“Devastação Hécuba” reflete sobre a atual crise ambiental brasileira 

De 25 de janeiro a 16 de fevereiro de 2025, sexta-feiras e...

AgendaTeatro

“Nefelibato” volta ao cartaz no Centro do Rio

Com direção de Fernando Philbert e supervisão artística de Amir Haddad, monólogo...

AgendaTeatro

Palhaça Brigite Guardô celebra a amizade e os encontros em “Alegria não se encaixa”

A palhaça Brigite Guardô convida o público para uma jornada de humor...

AgendaTeatro

Inspirada na obra de Roberto Carlos, “Detalhes de Nós Dois” reestreia na Glória

Com direção de Diego Morais e direção musical de Tony Lucchesi, o...

AgendaTeatro

A luta”, com Amaury Lorenzo, fará duas apresentações na Gávea

Há dois anos em turnê de sucesso pelo país, “A luta”, com...