No dia 8 de agosto, às 20h. a companhia Navega Jangada de Teatro inicia sua circulação pelo interior do estado de São Paulo com o espetáculo Os Quatro Cantos de Elpídio, que fala do amor da personagem Catarina por uma música e sua viagem em busca desse compositor. Serão 8 apresentações da peça, que serão distribuídas nas cidades de Botucatu, Ourinhos, Santos, São Luiz de Piratininga e Suzano, além da realização da oficina “Música como Narrativa no Teatro Popular”, ministrada pela Cia Navega Jangada em cada uma dessas cidades. O projeto, intitulado “Encontros Caipiras”, foi contemplado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas. Todos os eventos são gratuitos!
Sinopse da peça Os Quatro Cantos de Elpídio: O amor de uma menina por uma música! É assim que começa a viagem de Catarina pelos quatro cantos, atrás do compositor que toca seu coração com tanta poesia e melodia.
É uma história contada e cantada por 8 festeiros, que passam por devoções, carnavais, personagens como Mazzaropi (que teve canções de Elpídio em seus filmes), até quem sabe chegar em Elpídio dos Santos, o tão procurado compositor. Um universo de cores, festas, lembranças, e muita saudade!!
Na peça integram o elenco oito atores e músicos Rita Gutt, Gabriel Ivanoff, Rodrigo Regis, Dicinho Areias, Alef Barros, Melina Marchetti, Rebeka Teixeira e Fernando Carneiro. A criação é de Talita Cabral e Rodrigo Régis.
Elpídio dos Santos (1909-1970) foi parceiro e amigo de Mazzaropi, criando 25 trilhas para seus filmes. Autor de uma extensa obra como A Dor da Saudade, Você Vai Gostar (conhecida muitas vezes por Casinha Branca) e Lua na Roça, teve inúmeros sucessos gravados por artistas como Almir Sater e Sérgio Reis, Fafá de Belém, Vanuza, Cascatinha e Inhana, Renato Teixeira entre outros. Suas músicas fizeram parte da trilha sonora das novelas: Cabocla Rede Globo), Rei do Gado (Rede Globo), Pantanal (TV Manchete/SBT) e Meu Pé de Laranja Lima (Band).
Serviço:
Botucatu
Teatro Municipal “Camilo Fernandez Dinucci”
Praça Coronel de Moura Campos, 27
Dia 8 e 9 de agosto, quinta e sexta, às 20h
Oficina: Dia 9, às 15h
Ourinhos
Teatro Municipal “Miguel Cury”
R. Nove de Julho, 496 – Centro
Dias 10, sábado, às 20h e 11 de agosto, domingo, às 19h
Oficina: Dia 10, às 14h
Santos (integrando a programação do FESTA – Festival Santista de Teatro)
Teatro Guarany
Praça dos Andradas, 100 – Centro
Dia 28 de agosto, quarta, às 15h e às 20h
Oficina: dia 27, às 16h
São Luiz do Paraitinga
Praça da Igreja Matriz – Centro
Dia 31 de agosto, sábado, às 21h
Oficina: 31, às 13h
Suzano
Teatro Municipal “Dr Armando da Ré”
R. General Francisco Glicério, 1354 – Centro
Dia 15 de setembro, domingo, às 19h
Oficina: Dia 15, às 15h
Grátis!
Classificação indicativa: Livre
Duração: 80 min
Realização: PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Comente!