em ,

‘Os Únicos’ faz temporada no Teatro Prudential, em março

Depois de uma temporada bem sucedida no SESC Tijuca, a atriz e roteirista Lucília de Assis (indicada ao Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia por “Não peça”) e o ator, músico e artista visual Alexandre Dacosta apresentam o espetáculo “Os únicos” nas terças-feiras de março (de 3 a 31, às 19h), no Teatro Prudential.

Em cena, eles são pesquisadores eruditos, especialistas no fenômeno musical fabricado Claymara Borges & Heurico Fidélis, dupla de cantores fakes consagrados que foi sensação na primeira metade dos anos 90. Numa conferência, eles se apropriam da trajetória dos artistas para elaborarem uma crítica à fabricação de mitos. A partir de músicas, imagens, gravações e recortes de jornais que comprovam a carreira da dupla, os palestrantes levantam a questão sobre o que significa existir no mundo contemporâneo. A direção é de Dadado (Fabiano de Freitas, indicado ao Prêmio Cesgranrio de Melhor Direção por “3 maneiras de tocar no assunto”) e a direção de produção é de Maria Siman.

“Claymara Borges & Heurico Fidelis são uma sátira ao sucesso convencional que muitos perseguem. Aquelas armações que mal aparecem no mercado e já recebem tratamento de artistas consagrados”, lembra Lucília de Assis. “Já ‘Os Únicos’ são fãs da dupla. Eles se interessam pela farsa, pela vida como invenção e como obra de arte”, explica. “A ideia é falar sobre a criação do casal performático, uma camada a mais para filosofar sobre a existência. Sendo pensadores, ‘Os Únicos’ podem explorar outros campos”, completa Alexandre Dacosta.

Diretor do espetáculo, Dadado considera Claymara e Heurico um programa performático sofisticadíssimo, que desestabiliza a ideia de verdade, tão importante de pensarmos em tempos de fake news, dos mitos fabricados e sua chegada ao poder. “Reinventamos os mitos, a dupla sucesso, pegando emprestado a palestra como linguagem, mas sem abrir mão do teatro e da sua potência de inventar mundos. E o humor torna isso ainda mais forte e comunicativo”, conta.

Serviço

“OS ÚNICOS”

Temporada: de 3 a 31 de março, às 19h (todas as terças-feiras do mês).

Local: Teatro Prudential – Rua do Russel 804, Glória. Tel.: 3554-2934.

Duração: 80 min. Classificação indicativa: 12 anos. Lotação: 359 lugares. Gênero: comédia musical. Ingressos: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60.

Horário de funcionamento da Bilheteria: de terça a sábado das 12h às 20h. Domingos e feriados, das 12h às 19h. Venda online: www.sympla.com.br

Ficha técnica

Texto: Lucília de Assis

Músicas e atuação: Lucília de Assis e Alexandre Dacosta

Direção: Fabiano de Freitas – Dadado

Direção de produção: Maria Siman

Produção executiva e assistência de direção: Bruna Ayres

Projeto de luz: Herbert Said

Figurinos: Lucília de Assis

 

Vídeos:

Edição: Alexandre Dacosta. Roteiro: Alexandre Dacosta, Lucilia de Assis e Fabiano de Freitas. Técnico videomapping: André Boneco. Edição de som: Fernando Lauria.

Fotografia: Tomás de Assis Dacosta

Projeto gráfico: Mais Programação Visual

Assessoria de imprensa: Catharina Rocha – Máquina de Escrever Comunicação

Idealização: Os Únicos

Realização: Primeira Página Produções Culturais

Deixe sua opinião