AgendaTeatro

Pano de Boca – A Última Leitura reflete sobre o teatro e a obra de Fauzi Arap no Teatro do Incêndio

A Cia. Teatro do Incêndio apresenta o espetáculo Pano de Boca – A Última Leitura com direção de Marcelo Marcus Fonseca, entre os dias 8 e 30 de junho de 2024. Esta é uma leitura contemporânea da emblemática obra de Fauzi Arap (1938-2013), escrita em 1975, que o Teatro do Incêndio montou, em 2015 e 2023, com o título Pano de Boca – Um Conserto de Teatro. O enredo retrata a implosão de um grupo de teatro após seus integrantes ultrapassarem todos os limites entre arte e vida. Reflete sobre a banalização do ofício e a superficialidade em figuras alçadas à categoria de artista, da noite para o dia.

O texto é estruturado em três planos. No primeiro, dois personagens indefinidos, palhaços inacabados – Pagão (Francisco Silva) e Segundo (Cristiano Sales) -, reivindicam vida dentro da cabeça do autor, em crise criativa. No segundo, a atriz Magra (Dhiovana Souza) dialoga com alguém que não se vê sobre os acontecimentos que motivaram a desintegração de um grupo. E no terceiro, o próprio grupo tenta reabrir o teatro em uma reunião convocada por alguém não identificado. A peça se funde em uma discussão sobre a criação, a exclusão e o sagrado no teatro. Os atores transitam por linguagens diferentes como o realismo, o circo e um quase surrealismo, diferenciando os planos do texto, que fluem para um caminho único.

O diretor explica que Pano de Boca – A Última Leitura é reflexão fundamental no momento atual do teatro, quando se discute limites impostos por recortes sociais atuais, ao levar para a cena questionamento do autor: Quem é o ator? Quem é a atriz? “Se a atuação deixa de ser entendida como metáfora social, se o teatro passa a ser um lugar com tabus impostos, ele não perderia seu fundamento e princípio? Se o ator, a atriz, é quem tem espaço para transitar em todo e qualquer retrato ou recorte do mundo, não deixaria de ser provocação e reflexão para se tornar imitação iníqua da realidade?”, provoca Fonseca. Esta terceira versão de Pano de Boca traz a ideia de “entregar”, reler o sentido da obra com tudo que ela carrega em seu subterrâneo, tirando o Teatro da pessoalidade, do depoimento de vida. “Não podemos reduzir o Teatro à nossa própria estatura. É preciso silenciar e aumentar-se. Ele nos ensina, mas não nos dá o direto de usá-lo para mascarar outros fins”, finaliza Marcelo Marcus Fonseca.

FICHA TÉCNICA – Texto: Fauzi Arap. Direção: Marcelo Marcus Fonseca. Elenco: Cristiano Sales (Segundo), Daniel Ortega (Paulo), Dhiovana Souza (Magra), Francisco Silva (Pagão), Josemir Kowalick (Marcos), Lui Seixas / Vithor Zanatta (Zeca), Marcelo Marcus Fonseca (Produtor), Pedro Lourenço (Pedro) e Viviane Figueiredo (Ana). Música ao vivo: Xantilee Jesus. Criação de luz: Rodrigo Alves “Salsicha”. Recriação de luz e direção de montagem: Beto Martins. Designer gráfico: Gus Oliveira. Cenário: Marcelo Marcus Fonseca (a partir de conceito e desenhos de Flávio Império para a Montagem original). Figurino: Criação do grupo (a partir de ideias de Flávio Império para a montagem original). Assistência de figurino e de cenografia e operação de luz: Sara Zizuino. Fotos: Camila Rios e Marcos Alonso. Assessoria de imprensa: Eliane Verbena. Produção e idealização: Teatro do Incêndio. Realização: Temporada realizada com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Espetáculo: Pano de Boca – A Última Leitura
De 8 a 16/6 – Sábados, às 20h, e domingos, às 19h.
De 20 a 30/6 – Quinta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) e Grátis (moradores da Bela Vista)
Bilheteria: 1 horas antes das sessões (aceita dinheiro e Pix).
Duração: 110 min. Classificação: 14 anos. Gênero: Drama.

Teatro do Incêndio – @teatrodoincendiooficial
Rua Treze de Maio, 48 – Bela Vista / Bixiga. SP/SP.
Acessibilidade. 40 lugares. Tel: (11) 99788-8558 e 2609-3730.

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...