Peça inédita da Cia Truks está em circulação pelo Interior de SP

O Encontro faz apresentações em Descalvado, Porto Ferreira, Pirassununga e Araras

11
0

Espetáculo teatral aborda questões relacionadas ao trânsito com sensibilidade e poesia.

Dados de trânsito no Brasil mostram que a fadiga e a sonolência são responsáveis por cerca de 20% dos acidentes de trânsito no país, enquanto a depressão e outras condições de saúde mental podem afetar a habilidade de condução de maneira semelhante. Ao reconhecer seus próprios limites e tomar medidas preventivas, os motoristas podem reduzir significativamente o risco de acidentes e garantir uma viagem mais segura.

Para tratar questões relacionadas ao trânsito brasileiro, a Cia Truks – referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil – segue em turnê pelo Interior com o espetáculo infantil inédito O Encontro. Agora chega a Descalvado (dias 22 e 23 de maio), Porto Ferreira (dia 24/4), Pirassununga (dias 25 e 26) e Araras (dias 29, 30 e 31/5 ), encerrando em Bragança Paulista e Atibaia – em datas a serem confirmadas. O projeto tem o patrocínio da Arteris.

O espetáculo – que estreou dia 2 de maio, em Jahu, interior paulista –  já passou por  Boa Esperança do Sul, Cajati e Jacupiranga. Ao todo serão 40 apresentações, divididas entre o primeiro e o segundo semestre de 2023.

A montagem aborda com sensibilidade e poesia um tema que envolve todos os cidadãos, desde pequenos, utilizando os já tradicionais bonecos de manipulação direta para desenhar a rotina de dois personagens que cotidianamente vivem os problemas do trânsito em suas cidades.

Sinopse

Com linguagem ora divertida, ora poética, O Encontro conta a história de duas pessoas muito solitárias, cada um enfrentando a sua rotina, sempre igual e sem graça. Vivendo quase que mecanicamente, são dois insones que dormem muito mal, e acordam todos os dias cansados e sem ânimo ou alegria de viver. Seus gestos são caricatos e engraçados, ainda que escondam a tristeza dos personagens. Sentem sono ao volante e facilmente se distraem. Não somente, parecem prestar mais atenção aos seus celulares do que à direção. Dirigem, ainda, acima da velocidade permitida, de forma que enfrentam grandes riscos quase todos os dias.

Um certo dia, no meio do caminho entre a cidade A e a cidade B, o tráfego para repentinamente. A estrada está bloqueada. Ouvem-se sons de sirenes e helicópteros, passam ambulâncias. Os nossos personagens estacionam os seus carros, um ao lado do outro, ainda sem se perceberem. Caminham juntos até o local do bloqueio da pista. De lá podem ver que um grave acidente ocorreu. A partir daí, seus destinos tomam um rumo inesperado.

Sobre o patrocínio:

A Arteris, empresa especialista em gestão de rodovias, patrocina o projeto O Encontro: Mobilidade Urbana, PRONAC 212355, com a peça O Encontro, da Cia. Truks, que aborda questões relacionadas ao trânsito brasileiro, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. O espetáculo, destinado a crianças a partir de quatro anos, será apresentado em instituições de ensino do interior paulista, de 02 a 31 de maio.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Henrique Sitchin. Elenco: Aguinaldo Rodrigues, João Santiago, Stefany Araújo e Thaís Rossi. Operação de som e iluminação: Vinícius Prates. Criação e Confecção de Cenografia e Formas Animadas: Aguinaldo Rodrigues, Bianca Muniz, Henrique Sitchin, João Santiago, Stefany Araújo e Thaís Rossi. Trilha Sonora e Iluminação: Henrique Sitchin. Produção Geral: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural.

Roteiro das apresentações

O Encontro

Espetáculo teatral para crianças a partir de 4 anos.

Patrocinador – Arteris

DESCALVADO

EMEF Cid Muniz Barretto Doutor Caic

R. das Palmas, 557 – Parque Morada do Sol

Data: 22/05/23 / Horários: 10h e 14h

EMEF Profª Thereza dos Anjos Puoli

R. Ricieri Landi, 191 – Jardim Bela Vista

Data: 23/05/23 / Horários: 10h e 14h

PORTO FERREIRA

EMEF Professora Ruth Barroso Teixeira

Rua Argemiro Gomes, 700, Rua Jardim Porto Bello

DATA: 24/05 / Horários: 10h e 14h

PIRASSUNUNGA

EMEIJA Abbibe Appes

R. Eunildo Cremonese, 675 – Jardim Sao Lucas

Data: 25/05/23 Horários: 10h e 14h

E.M.E.F. Professor Próspero Grisi

R. Cuiabá, 1 – Vila Belmiro

Data: 26/05/23 / Horários: 9h30 e 14h

ARARAS

EMEF Adriano Ademir Lombi

Av. Dr. Olindo Russolo, 900 – Parque Terras de Santa Olivia

Data: 29/05 Horários: 10h e 14h

E.M.E.F. Professor Leonaldo Zornoff

R. Ângelo Ferro, 275 – Jardim Alvorada

Data: 30 e 31/05/23  / Horários: 10h e 14h

Mauricio Barreira
WRITTEN BY

Mauricio Barreira

Formado em Rádio e TV pela ECA-USP, pós-graduação em Gestão Cultural pelo Senac.
Assessor de imprensa, produtor cultural e radialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *