Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Pipo e Fifi: teatro de bonecos se apresenta pelo Estado de SP

Você sabia que duas em cada cinco crianças sofre, ou já sofreu, algum tipo de abuso sexual no Brasil? “Sim, infelizmente as estatísticas são alarmantes e é urgente que cada um de nós faça a sua parte para mudar esta realidade tão triste”, comenta o diretor Henrique Sitchin.

Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a CIA TRUKS abraçou o projeto e colocou o pé na estrada pelo País afora com a peça Pipo e Fifi. A peça apresenta o importante e necessário tema do abuso sexual, de forma poética, com humor e fantasia. As apresentações acontecem entre 18 e 21 de setembro em escolas de Guarulhos, Itaquaquecetuba, São Vicente e Santos.

“Com este espetáculo, fazemos um alerta – é preciso entender os sinais e impedir que a violência sexual contra as crianças se consume ou continue. Oferecemos um bom escudo para que as crianças aprendam como e saibam que podem sim, se defender dos abusos”, comenta Sitchin.

O espetáculo faz uma fidelíssima transição, para os palcos, da obra literária de mesmo nome, da premiada autora CAROLINE ARCARI. A peça é uma importante ferramenta de proteção para os pequenos, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando para as crianças caminhos para a proteção contra abusos sexuais.

A apresentação teatral conduz as crianças por um universo lúdico e mágico, construindo através da força dos tradicionais bonecos da Cia Truks, que parecem até mesmo respirar em cena, tamanha a qualidade de sua animação. Mesclando momentos de muito humor com outros de delicada poesia, o espetáculo traz para a cena a mesma  sensibilidade  com  que  o tema  é abordado  no  livro  Pipo  e  Fifi.

Ousadia e ineditismo

A CIA TRUKS é marcada pela ousadia. Quando estrearam A Bruxinha, em 1990,  não existia ainda manipulação de bonecos com o rosto dos manipuladores à vista do público. “O que se conhecia aqui eram os fantoches ou as marionetes de fios com atores ocultos”, lembra Henrique, ressaltando que o grupo inovava ao fazer um teatro diferente.

O diretor pontua a importância das referências. “Nos baseamos, naquela época, no teatro japonês, o Bunraku. Depois, em 2004, quando refinavam mais ainda a técnica, com bonecos com movimentos humanos, começaram a dar vida a coisas. “Aparecemos em cena com uma caneca e um bule, representando, respectivamente, um pintinho e a galinha, no espetáculo Zoo-Ilógico. E foi um espetáculo premiado”, afirma o diretor.
“E agora, em Pipo e Fifi , ousamos tratar de um tema tão difícil e delicado, porém com a mesma magia que o nosso teatro vem oferecendo ao público durante mais de três décadas”.  

FICHA TÉCNICA

TEXTO – Caroline Arcari. ADAPTAÇÃO – Henrique Sitchin. DIREÇÃO – Henrique Sitchin e Gabriel Sitchin. ELENCO – Aguinaldo Rodrigues, Stefany Araújo, Michelle Racanelli e Thais Rossi. MÚSICAS – Yuri de Francco. CENOGRAFIA E BONECOS –
Cia. Truks. PRODUÇÃO GERAL – Adryela Rodrigues | Sendero Cultural.

PIPO E FIFI NO MUNDO

O livro PIPO E FIFI já teve mais de 100 mil cópias distribuídas no Brasil. A autora, Caroline Arcari, já viajou para outros países, realizando projetos, formações aos profissionais e atendimento às crianças:

  • Inglaterra (Londres) em parceria com a Lawrs e Casa do Brasil.
  • Portugal (Beja | Albufeira) em parceria com a Praça.
  • Espanha (Madrid) em parceria com o Consulado Brasileiro.
  • Cabo Verde (Praia) em parceria com a Unicef, Acrides e ICCA.
  • Estados Unidos (Nova York | Nova Jersey) em parceria com a Mantena Global Care.

Serviço:

Pipo e Fifi – Espetáculo teatral para crianças a partir de 3 anos.

Relação das apresentações

18/09 – às 10h30 e 14h30 | Guarulhos
EPG Pixinguinha
Rua Três, 140 – Jardim dos Olivas
CEP 07263-520 – Guarulhos/SP

19/09 – às 10h e 14h | Itaquaquecetuba 
EMEB Adenor Bonifácio da Silva
Estrada Walter da Silva Costa, 100 – Vila Sônia               
CEP: 08570-330 – Itaquaquecetuba/SP

20/09 – às 13h e 16h São Vicente 
EMEF Vera Lúcia Machado Massis
Av. João Francisco Bensdorf, 1386 – Cidade Náutica  
CEP:  11350-011 – São Vicente/SP

21/09 – às 09h e 10h | Santos 
Educandário Anália Franco
Avenida Ana Costa – 277, Gonzaga.                                       
CEP: 11060-001 – Santos/SP

LEI DE INCENTIVO: Pronac 191385
Projeto: O Encantador Mundo dos Bonecos
Patrocinador: Ecorodovias, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Jussara Miller dança inspirada em Ailton Krenak no espetáculo Verdes e Ouvirdes

Próxima publicação

De Laudo Ferreira: As Tentações de Santo Antão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir