Você sabia que duas em cada cinco crianças sofre, ou já sofreu, algum tipo de abuso sexual no Brasil? “Sim, infelizmente as estatísticas são alarmantes e é urgente que cada um de nós faça a sua parte para mudar esta realidade tão triste”, comenta o diretor Henrique Sitchin.
Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a CIA TRUKS abraçou o projeto e colocou o pé na estrada pelo País afora com a peça Pipo e Fifi. A peça apresenta o importante e necessário tema do abuso sexual, de forma poética, com humor e fantasia. As apresentações acontecem entre 18 e 21 de setembro em escolas de Guarulhos, Itaquaquecetuba, São Vicente e Santos.
“Com este espetáculo, fazemos um alerta – é preciso entender os sinais e impedir que a violência sexual contra as crianças se consume ou continue. Oferecemos um bom escudo para que as crianças aprendam como e saibam que podem sim, se defender dos abusos”, comenta Sitchin.
O espetáculo faz uma fidelíssima transição, para os palcos, da obra literária de mesmo nome, da premiada autora CAROLINE ARCARI. A peça é uma importante ferramenta de proteção para os pequenos, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando para as crianças caminhos para a proteção contra abusos sexuais.
A apresentação teatral conduz as crianças por um universo lúdico e mágico, construindo através da força dos tradicionais bonecos da Cia Truks, que parecem até mesmo respirar em cena, tamanha a qualidade de sua animação. Mesclando momentos de muito humor com outros de delicada poesia, o espetáculo traz para a cena a mesma sensibilidade com que o tema é abordado no livro Pipo e Fifi.
Ousadia e ineditismo
A CIA TRUKS é marcada pela ousadia. Quando estrearam A Bruxinha, em 1990, não existia ainda manipulação de bonecos com o rosto dos manipuladores à vista do público. “O que se conhecia aqui eram os fantoches ou as marionetes de fios com atores ocultos”, lembra Henrique, ressaltando que o grupo inovava ao fazer um teatro diferente.
O diretor pontua a importância das referências. “Nos baseamos, naquela época, no teatro japonês, o Bunraku. Depois, em 2004, quando refinavam mais ainda a técnica, com bonecos com movimentos humanos, começaram a dar vida a coisas. “Aparecemos em cena com uma caneca e um bule, representando, respectivamente, um pintinho e a galinha, no espetáculo Zoo-Ilógico. E foi um espetáculo premiado”, afirma o diretor.
“E agora, em Pipo e Fifi , ousamos tratar de um tema tão difícil e delicado, porém com a mesma magia que o nosso teatro vem oferecendo ao público durante mais de três décadas”.
FICHA TÉCNICA
TEXTO – Caroline Arcari. ADAPTAÇÃO – Henrique Sitchin. DIREÇÃO – Henrique Sitchin e Gabriel Sitchin. ELENCO – Aguinaldo Rodrigues, Stefany Araújo, Michelle Racanelli e Thais Rossi. MÚSICAS – Yuri de Francco. CENOGRAFIA E BONECOS –
Cia. Truks. PRODUÇÃO GERAL – Adryela Rodrigues | Sendero Cultural.
PIPO E FIFI NO MUNDO
O livro PIPO E FIFI já teve mais de 100 mil cópias distribuídas no Brasil. A autora, Caroline Arcari, já viajou para outros países, realizando projetos, formações aos profissionais e atendimento às crianças:
- Inglaterra (Londres) em parceria com a Lawrs e Casa do Brasil.
- Portugal (Beja | Albufeira) em parceria com a Praça.
- Espanha (Madrid) em parceria com o Consulado Brasileiro.
- Cabo Verde (Praia) em parceria com a Unicef, Acrides e ICCA.
- Estados Unidos (Nova York | Nova Jersey) em parceria com a Mantena Global Care.
Serviço:
Pipo e Fifi – Espetáculo teatral para crianças a partir de 3 anos.
Relação das apresentações
18/09 – às 10h30 e 14h30 | Guarulhos
EPG Pixinguinha
Rua Três, 140 – Jardim dos Olivas
CEP 07263-520 – Guarulhos/SP
19/09 – às 10h e 14h | Itaquaquecetuba
EMEB Adenor Bonifácio da Silva
Estrada Walter da Silva Costa, 100 – Vila Sônia
CEP: 08570-330 – Itaquaquecetuba/SP
20/09 – às 13h e 16h São Vicente
EMEF Vera Lúcia Machado Massis
Av. João Francisco Bensdorf, 1386 – Cidade Náutica
CEP: 11350-011 – São Vicente/SP
21/09 – às 09h e 10h | Santos
Educandário Anália Franco
Avenida Ana Costa – 277, Gonzaga.
CEP: 11060-001 – Santos/SP
LEI DE INCENTIVO: Pronac 191385
Projeto: O Encantador Mundo dos Bonecos
Patrocinador: Ecorodovias, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução.
Comente!