AgendaTeatro

“Rodrigo de Castro: Entre Formas e Cores”

Pinturas da produção recente do artista Rodrigo de Castro apontaram “o caminho para a luz surgir” no corte das chapas de aço com pintura automotiva que ele apresenta, em caráter inédito – junto a telas de grandes formatos -, na exposição “Rodrigo de Castro: Entre Formas e Cores”. Conhecido pelas pinceladas precisas que exploram o campo cromático com linhas geométricas, ele se permitiu transitar, pela primeira vez em sua carreira, entre o plano e a tridimensionalidade. Depois de seis anos sem expor uma individual no Rio de Janeiro, Rodrigo revela sua faceta de “pintor fazendo esculturas”, como ele mesmo definiu. A abertura acontece no dia 8 de agosto, na Galeria Patrícia Costa, sob curadoria de Vanda Klabin, amiga de longa data do grande artista e escultor Amílcar de Castro, pai de Rodrigo.

É fácil constatar como o estreitamento do diálogo com a pintura originou as esculturas (algumas medindo 1,20 por 1,20 metros), que ganharam escala para uma melhor percepção do espaço e da cor:

“A condição matéria (o aço)- cor, passou a ser espaço-cor. Em ambos os casos, a luz leva para as esculturas o movimento e as estruturas geométricas da pintura”, explica Rodrigo de Castro. 

Foi observando a vibração das cores no plano das telas que tudo teve início: “olhava e percebia, sentia que, em determinadas pinturas, a cor parecia sair do plano, como se ganhasse volume pela intensa vibração.  Resolvi então pesquisar esse caminho e entender o que seria a cor no espaço. Como colocar de pé um azul?”, complementa.

“A recente produção de Rodrigo de Castro conjuga a articulação do plano pictórico com um processo de linhas e formas que traduzem unidades intensas e revelam o seu enfrentamento direto com a pintura. Os elementos estruturantes do seu trabalho derivam do pensamento pictórico fundado pelos contrastes dos campos de cor e dispostas em um jogo de derivações geométricas, instaurando uma associação fértil e indissolúvel”, avalia a curadora e historiadora Vanda Klabin.

“Os contrastes entre a opacidade e o brilho, aliados ao campo de coloração e a presença forte de uma ordenação geométrica, trazem maior materialidade ao seu trabalho, que agora se desdobra também no plano tridimensional”.

Saiba mais sobre Rodrigo de Castro

Formado em Engenharia, Rodrigo atualmente vive e trabalha em São Paulo, onde mantém seu ateliê, tendo realizado sua última individual no Rio de Janeiro em 2017. Ao longo de sua trajetória, participou de diversas coletivas e tem no currículo cerca de dez exposições solo, uma delas em Lisboa, em 2019. Atuou como curador em algumas mostras de seu pai, o escultor Amílcar de Castro.

Serviço

“Rodrigo de Castro: Entre Formas e Cores”

Curadoria: Vanda Klabin

Abertura: 8 de agosto de 2023, das 17h às 21h

Visitação: de 9 de agosto a — de 2023

Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 17h

Local: Galeria Patricia Costa

Endereço: Av. Atlântica, 4.240/lojas 224 e 225 – Copacabana – RJ

Telefone: (21) 2227-6929/98868-1993

Classificação livre

Entrada franca

Contatos:

www.galeriapatriciacosta.com.br/@galeriapatriciacosta

Informações à imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br/@briefcomcomunicacao

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...

AgendaArtes Visuais

MACS recebe estreia brasileira do projeto Gravitas

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) recebe, a partir de...

AgendaDança

24º Dança em Trânsito transforma o Rio em vitrine global da dança contemporânea

Festival internacional reúne companhias de 10 estados brasileiros e atrações de quatro...

AgendaFilmesNotícias

Cinema Nacional por R$ 10: UCI promove maratona com os grandes finalistas do Prêmio Grande Otelo 2026

A maior celebração do audiovisual brasileiro está completando 25 anos em grande...

AgendaLiteratura

Flautista Ivan Melillo lança o livro “Crônicas Musicais”

Na obra, ele expõe partituras das suas próprias músicas, compostas diariamente em...

AgendaArtes Visuais

Artista Thamiris Mandú investiga as possibilidades da cor

O LAB MR dá continuidade ao seu programa de cursos e oficinas...

AgendaFestivaisLiteratura

Flip 2026: cearense Maurício Mendes com Manual do Mediador

Nova edição de “O homem não foi feito para ser feliz” chega...

Agenda

Meu Corpo Está Aqui chega ao Sesc 24 de Maio

Espetáculo vencedor dos prêmios FITA e APTR e indicado ao Prêmio Shell...

CríticasTeatro

Incondicionais, do Amok Teatro: histórias de mulheres do sistema carcerário contadas à equipe de cuidado

No espetáculo Incondicionais, do Amok Teatro, com direção e dramaturgia de Ana...