AgendaTeatro

Teatro infantil “Seu Miguel, Seu Miguel” estreia com temporada online grátis

Compartilhe
Compartilhe

Atores, bonecos, máscaras, luzes e sombras. É no diálogo entre esses diversos elementos que nasce “Seu Miguel, Seu Miguel”, nova montagem infanto-juvenil da premiada companhia carioca “Depois do Ensaio”, que estreia temporada online, dia 6 de maio, às 18h, seguido de bate-papo ao vivo com diretor e parte da equipe, às 19h.

Com roteiro original de Thales Sauvo e direção de Marcio Nascimento, a peça (uma coprodução com o Paideia Artes), faz oito apresentações gratuitas em maio (6, 7, 8, 9, 13, 14, 15 e 16). Em cena, os atores Gaia Patrícia, Fabrício Neri, Tammy Caroline e Thales Sauvo se revezam para dar vida a história de amizade entre a menina Nina e o artesão seu Miguel, que acontece inesperadamente dentro de sua pequena loja de brinquedos.

Baseada na linguagem do Teatro de Formas Animadas, o espetáculo procura resgatar a sensibilidade dos processos artesanais muitas vezes perdida para a tecnologia e, com isso, incentivar o diálogo entre pais e filhos sobre a importância de olhar para o próximo. O projeto, que já vem sendo pensado desde 2019, marca a primeira parceria do grupo “Depois do Ensaio” com Marcio Nascimento que, além de diretor, é ator das premiadas companhias “Cia Pequod de Teatro de Animação” e “Artesanal Cia de Teatro”. “Desde que comecei a idealizar o projeto, já tínhamos o Marcio como diretor. Somos um grupo voltado para o trabalho do ator e, por ele também ser um artista bonequeiro, achamos que seria a pessoa perfeita para dar o tom que queríamos a essa montagem de poucas palavras, mas repleta de diálogos corporais e poéticos”, explica Thales.

Utilizando-se de máscaras, marionetes e um jogo especial de luzes e sombras, a peça conta a história do encontro entre Nina e Seu Miguel, um artesão, dono de uma antiga loja de brinquedos, que não consegue mais vender suas criações e vive dentro de seu próprio mundo. Um dia, ele recebe a visita inesperada de Nina, uma menina sorridente que está perdida de sua família e se abriga em sua loja encantada por sua vitrine. A partir daí, uma bonita relação começa a ser criada entre os dois. Enquanto Nina vai se apaixonando pelo ofício de Seu Miguel, ele, por sua vez, precisa enfrentar seus medos para ajudar a menina a encontrar seus responsáveis. “Seu Miguel é um personagem que representa a solidão, sentimento presente na vida de muitas pessoas, influenciadas pela falta de relações reais. A peça fala do cuidar do outro e principalmente de nós mesmos, abordando assuntos como amizade, companheirismo, amor e humanidade”, explica Thales.

A fim de aprimorar ainda mais o jogo de cena entre atores e todos os elementos cênicos presentes, os artistas receberam uma preparação corporal especial em mascaramento de Rodrigo Sangodare, que há mais de 10 anos desenvolve pesquisas com a linguagem. Já a manipulação das marionetes teve orientação de Júlia Barnabé, artista que já se apresentou em mais de 10 países utilizando-se desse tipo de linguagem. As canções e composições criadas para o espetáculo ajudam a dar o tom de fantasia e carinho na relação de amizade entre Seu Miguel e Nina. Ambos passam jornadas internas ao se encontrarem e são coloridos por uma trilha minimalista, que aponta o traço das palavras não ditas.

O cenário, um ambiente lúdico composto pelas criações de Seu Miguel, como brinquedos de madeira, bonecos de fio, entre outros, assume a dupla função de contextualizar aquela pequena realidade distante da cidade e, assim, estimular o imaginário das crianças. O figurino, repleto de detalhes, faz o público se perguntar o que de fato é criação do artesão, o que é artista em cena, e o que é cenário na composição.

Como se trata de um espetáculo online, a filmagem também foi pensada como uma linguagem própria para cativar a atenção do espectador. Serão usadas três câmeras com planos diferentes. “Nossa ideia é assumir mesmo áudio visual. Criar detalhes e movimentações de câmeras que enfatize a dramaticidade de cada cena”, explica Rodrigo Pinho, responsável pela gravação do espetáculo, que será feita no palco do Teatro Sesi, de Jacarepaguá, sem a presença de público.

SERVIÇO:

“Seu Miguel, Seu Miguel”

Elenco: Fabricio Neri, Gaia Patricia, Tammy Caroline e Thales Sauvo

Roteiro: Thales Sauvo

Direção: Marcio Nascimento

Datas e horários:

Primeira semana: 06 e 07 de maio, às18h. 08 e 09 de maio, às 16h.

Segunda semana: 13 e 14 de maio às 18h. 15 e 16 de maio, às 16h.

Duração: 50 min

Classificação: Livre. Indicação: a partir de 5 anos.

Valor: Gratuito

Transmissão: Youtube Firjan SESI – https://www.youtube.com/channel/UCDdAtDU46fXkkyYA_d2SNYw

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Cosmoceânica apresenta o show cênico infantil “Pra dançar e pra sonhar” nos Sesc RJ

Música, artes cênicas, dança e teatro de sombras se misturam no palco...

Palhaça Kika faz apresentação gratuita de Desconcerto em Eldorado

Além de assistir ao espetáculo dirigido por Daniela Biancardi, o público pode...

Miranda Kassin faz show “Nas Curvas da Estrada do Erasmo” no Sesc Pompeia

Com direção musical de Fábio Pinczowski e direção cênica de Marcio Macena,...

Awá – Tecendo Fios de Ouro circula por São Paulo

O espetáculo Awá – Tecendo Fios de Ouro da Cia Quatro Ventos...

Fernanda Grigolin lança livro infantil ao acompanhar dois gatos no bairro Ipiranga

De forma lúdica e educativa, obra ilustrada pela argentina Juleeika faz ponte...

Ciclo de cinema Geografia humana: Sociedade diversa, território plural no cinema espanhol

O Instituto Cervantes de São Paulo, em colaboração com a Unibes Cultural,...