Teatro

Um é pouco, dois é bom, “Três Entas” é demais

Honoré de Balzac publicou “A Mulher de Trinta Anos” no longínquo 1842. Isso bastou para que o seu nome fosse atrelado ao das jovens senhoras que se veem nesta faixa etária. Esses seres emblemáticos que integram o sexo feminino conseguem despertar ainda dramas dentro de si quando adentram a casa dos famigerados “entas”. São cinco casas ao todo – a peça trata de apenas três, como o próprio título indica – que nos reservam as mais diversas experiências. Os homens estamos aí incluídos, pois podemos não sentir literalmente, mas basta dividir a vida com uma “enta” para viver as agruras e as delícias deste perturbado e enriquecedor, quando não enlouquecedor, período.

3entas

Baseado no livro “Entas – Parece que foi Ontem”, de Jô Salgado, que assina a adaptação e a codireção, juntamente com Mauricio Alves, o espetáculo se desenvolve no exato dia do aniversário de 40, 50 e 60 anos de Lúcia, Emília e Tereza, respectivamente. O universo feminino, como não poderia deixar de ser, é o pano de fundo para os questionamentos levantados pelo texto e também a munição para as piadas que apresentam-se cada vez mais eficazes à medida que as personagens vão despertando a empatia do público.

O texto da peça é bastante ágil e dotado de atualidade. Temas do momento, populares nas redes sociais, são inseridos com facilidade nos diálogos da peça. Tudo graças à estrutura adotada pela autora, calcada nas conversas íntimas e despojadas entre o trio de amigas, que permite a inserção dos famosos “cacos” sem maiores prejuízos à história, garantindo, na verdade acentuando, a atemporalidade da obra. Essa característica somente vem a facilitar uma aproximação do espectador com o que ocorre em cena, tornando a experiência teatral muito mais rica e palatável.

Há tempos que as interações entre os atores de carne e osso e projeções são utilizados na dramaturgia. Em “Três Entas”, no entanto, o uso deste recurso cênico é legítimo: ilustrar de forma prática o relacionamento das protagonistas com pessoas-chave em suas biografias. O resultado alcançado é bastante satisfatório. Logo nos primeiros momentos da peça temos um panorama bastante amplo das inquietações que afligem as moças.

Toda a condução do espetáculo é feita acertadamente não de maneira simples, mas intimista, o que casa perfeitamente com a tônica dominante nos diálogos, mesmo com os mais pretensiosos que pretendem não expôr, mas definir um tópico qualquer levantado.

tres-entas-teatro-dos-4-web
Feliz é o encontro que vemos se desenrolar no proscênio durante os aproximadamente setenta minutos – seria a peça uma espécie de quarta “enta”? – de duração do espetáculo. As três protagonistas executam seu trabalho com uma naturalidade que salta aos olhos e cumprem o papel de entreter e divertir o público mais popular.

Em linhas gerais, este trabalho nos mostra com muita competência e bom humor que mesmo passada uma fração de tempo considerável da nossa existência, independente do sexo, nunca estaremos completos. Somos criaturas complexas, não definitivas. E que bom que seja assim.

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaTeatro

Fafy Siqueira celebra 50 anos de carreira em comédia

Sob direção de Isser Korik e idealização da atriz e produtora Rachel...

AgendaTeatro

Elas São de Matar volta em cartaz em São Paulo

Peça coloca em pauta o universo feminino e é estrelada pelas atrizes...

AgendaTeatro

Sidarta em São Paulo no Teatro Estúdio

A vida e a iluminação de Buda são o ponto de partida...

AgendaTeatro

Djavan – O Musical: Vidas pra Contar volta para nova temporada em SP

O espetáculo celebra trajetória de sucesso, reconhecimento de público e indicações a...

AgendaTeatro

Território do Amor desembarca em Campinas

Com texto de Gabriel Chalita, direção geral de José Possi Neto e...

CríticasTeatro

Incondicionais, do Amok Teatro: histórias de mulheres do sistema carcerário contadas à equipe de cuidado

No espetáculo Incondicionais, do Amok Teatro, com direção e dramaturgia de Ana...