CRED.PEDRO.DUTRA2
AgendaTeatro

Vanessa Petroncari resgata memórias femininas e tradições no solo Fuxicos

Com direção de Alejandra Sampaio, espetáculo resgata tradição de mulheres da roça.

Neta de lavradores de café do interior de São Paulo, Vanessa Petroncari resgata memórias ancestrais e narrativas de mulheres que trabalhavam nas lavouras de café no solo Fuxicos, com direção de Alejandra Sampaio. O espetáculo estreia em 1º julho, na sede da Associação Zona Franca, na Bela Vista, e fica em cartaz até o dia 30 do mesmo mês, com apresentações aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h.

Escrito em 2020 pela própria Vanessa, o texto contou com assessoria dramatúrgica de Kiko Marques e nasceu de uma pesquisa da artista sobre narrativas femininas, o contexto da vida no campo e possibilidades de escolhas para mulheres. Entre 2018 e 2020, ela coletou histórias da própria família e de outras mulheres que passaram por contextos de transformações, adoecimentos e resistência, além de peças artesanais feitas manualmente por sua mãe, avós, bisavós, tias etc.

A peça tem como mote principal a cultura de confecção de fuxicos, um artesanato feito por mulheres da roça com sobras de tecidos em ocasiões em que se reuniam para costurar e “fuxicar” sobre a vida. Em reuniões notadamente femininas, havia a confecção de produtos artesanais, troca de saberes e manutenção de memórias através da oralidade.

“A vida caipira, no interior do estado de São Paulo no século XX, reservou papel nitidamente doméstico às mulheres, delegando-lhes os cuidados do lar, da criação dos filhos e manufaturas necessárias. Isso contribuiu para que a nossa sociedade ainda esbarre na romantização da figura da “super mulher”, que dá conta de tudo, sem se perguntar o quão dolorido e adoecedor isso pode ser.  Meu desejo é falar sobre essas dores, mas também sobre nossas estratégias de resistência e sobrevivência afetiva. Essa peça fala, sobretudo, de cura. Uma cura que é encontrada nos encontros e nas histórias que são transmitidas sabiamente de geração a geração”, comenta Vanessa Petroncari.

Fuxicos é uma espécie de “mandala teatral”, na qual mãos ancestrais femininas trabalham sobre o tempo e nos contam histórias. “Como neta de lavradores de café, passei a maior parte da infância na roça em São Manuel. Eu faço fuxicos desde a adolescência; o crochê aprendi na infância, tudo com as minhas avós. Acho que, conforme vamos tecendo essas pequenas peças de artesanato, vamos tecendo, em alguma medida, os fios das nossas vidas – esse rio que ninguém sabe ao certo onde vai desaguar. Eu gosto de pensar que em cada fuxiquinho tem uma história costurada. Quantas histórias cabem em uma vida?”, filosofa.

A ideia do espetáculo é criar uma reflexão sobre as heranças femininas e suas expectativas familiares e sociais, assim como as possibilidades de quebra e negação a um modelo apresentado. 

Em cena, são discutidas questões como: “Em que medida nós, mulheres, vivemos a vida que escolhemos viver ou vivemos uma vida que nos foi destinada pela família e sociedade? Quem são as mulheres de nossa família? Essas mulheres tiveram a possibilidade de escolha de um modelo de vida? Ou ainda, puderam recusar tal modelo? Como costuramos e descosturamos as memórias e tradições em um tecido próprio?”.

Sinopse

Avó e neta costuram histórias à margem de um rio. Por entre lembranças e atritos, os trabalhos manuais ancestrais dão passagem a antigas mulheres trazidas pelo rio.

Ficha técnica

Concepção, texto e atuação: Vanessa Petroncari

Direção: Alejandra Sampaio

Assessoria dramatúrgica: Kiko Marques

Provocador cênico: Mateus Menezes

Direção musical: Bruno Menegatti

Trilha sonora: Bruno Menegatti, Bruno Sanches e Gustavo Sarzi

Luz: Adriana Dham

Figurino e cenário: Verson Souto

Produção: Vanessa Petroncari
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio 

Serviço

Fuxicos, de Vanessa Petroncari

Temporada: 1º a 30 de julho, aos sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h

Associação Zona Franca – Rua Almirante Marques Leão, 378, Bela Vista 

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Classificação: 10 anos

Duração: 60 minutos

Capacidade: 35 lugares

Informações: (19) 98328-1058

Deixe um comentário

Sugeridos
China caminhada
AgendaFestivais

Festival Chongyang em SP

Uma caminhada no Brás vai transformar uma tradição milenar chinesa em um...

Cena de Heathers O Musical - Crédito Kay Marinho
AgendaTeatro

“Heathers – O Musical” estreia nova montagem no RJ

Sucesso na Broadway, “Heathers – O Musical” chega aos palcos cariocas com...

Captura de Tela 2026 10 07 às 16.02.38
AgendaTeatro

Dona Lola volta a São Paulo

Marcelo Médici volta a São Paulo com sua premiada comédia Dona Lola,...

Igor
AgendaTeatro

Abya Yala: Minhas Viagens pela América Latina

O espetáculo Abya Yala – Minhas Viagens pela América Latina é um passeio cênico...

De 22 a 31 de outubro, São Paulo sediará a segunda edição da Mostra Violas Brasileiras, que ocupa o CCBB SP com 12 shows gratuitos, além de oficina e masterclass.
AgendaMúsicaShows

Mostra gratuita com 12 shows e oficinas de Viola caipira em SP

Mostra revela a amplitude da viola caipira: instrumento enraizado na cultura do...

2609 1123 GabiCarreraFOTO
AgendaArtes Visuais

Ana Calzavara ganha mostra no Rio de Janeiro

Como fazer uma imagem persistir em meio ao turbilhão visual do mundo...

SANKOFA um menino brasileiro © Renato Mangolin
AgendaTeatro

“Sankofa – Um Menino Brasileiro”

Misturando música, dança e teatro, Sankofa: Um Menino Brasileiro é um espetáculo...

Captura de Tela 2026 10 07 às 15.53.22
AgendaTeatro

Macbeth em versão drag no Sesc Pompeia

Uma das mais famosas tragédias de William Shakespeare (1564-1616), Macbeth, acaba de...

O Vento Vai Reagir crédito Diazul de Cinema (10)
AgendaFilmes

‘O Vento Vai Reagir’: Doc com temática indígena compete em festival nos EUA

“O Vento Vai Reagir”, longa-metragem de Delvair Montagner e Marcelo Díaz, participa...

Antonio Bokel, Vai vem, 2025 Foto Gabi Carrera
AgendaArtes Visuais

Antonio Bokel desloca a geometria em exposição

Individual reúne pinturas, esculturas e instalações produzidas nos últimos dois anos

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Destaques do Festival do Rio, dia 6 de outubro.

A estreia da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, da diretora Susanna...

Foto: Ruy Barbosa
AgendaTeatro

“Pra Quem Não me Conhece” prorroga temporada no Teatro Laura Alvim

Espetáculo de Nicole Musafir provoca risos e lágrimas, às vezes ao mesmo...