Morreu aos 91 anos de idade o pioneiro da animação Bill Melendez. Ele começou sua carreira nos estúdios da Disney como desenhista e animador de filmes como Pinocchio, Fantasia, Bambi, Dumbo e desenhos antigos de Mickey e Donald.
Alguns anos depois, mudou-se para a Warner, onde trabalhou em desenhos do Pernalonga, Gaguinho e Patolino. Em 1948 ele deixou a Warner e trabalhou uma década e meia para três empresas de comerciais: United Productions of America (UPA), Playhouse Pictures e John Sutherland Productions. Foi na UPA que ele teve seu grande salto profissional.
Em 1959, a Ford queria usar o personagem de Charlie Brown em um de seus comerciais. Melendez o animou e apresentou a animação a Charles Schulz, criador do personagem. Daí em diante uma parceria e amizade surgiu entre os dois, dando vida a 63 desenhos de meia hora, 5 de uma hora, 4 filmes e mais de 372 comerciais de televisão.
O primeiro desenho que ele dirigiu foi o especial de Natal de Charlie Brown e somente ele tinha a permissão de Schulz para desenhar e animar os episódios de Charlie Brown e sua turma. Além disso, Melendez era o único dublador adulto dos desenhos, sendo ele que dava vida à voz de Snoopy, que em seus grunhidos e lamentos falava mais que todos os adultos presentes e seus blá, blá, blás.
Ele deixa esposa, filhos, netos e bisnetos.
J.R. Dib