em

Community está de volta e lutando contra o fim

Há certos momentos na vida de algumas séries que o impulso que as faz seguir em frente vem mais dos fãs aficcionados do que da própria série em si ter os índices de audiência que a fizeram se manter viva. Alguns exemplos disso são E.R. e Arquivo X e agora, em menor escala, Community.

Por ser totalmente despretensiosa no sentido de saber ser inteligente e ao mesmo tempo não tratar o espectador de forma leviana, ela angariou uma legião de fãs fervorosos que souberam usar das mídias sociais como twitter para manter a mesma firme, mesmo com baixos índices de audiência.

Isso durou por três anos. Então, para surpresa geral, o criador e produtor, Dan Harmon, foi demitido juntamente com dois produtores executivos, e alguns dos escritores da série foram colocados na direção do barco. Para piorar, enquanto a mesma estava gravando sua quarta temporada no ano passado, o ator Chevy Chase, que desde o começo não gostava de trabalhar na série, se demitiu, ou foi demitido, as fontes são confusas.

community

Para piorar, o que seria o season premiere no dia 19 de outubro de 2012, acabou virando um video na internet com o elenco dando a entender que, quando quer que a série voltasse, seria 19 de outubro. Bem, a série voltou no último dia 7 de fevereiro e sinceramente, a saída de Dan Harmon já começa a ser sentida.

A nova temporada começa com “History 101”, no qual o grupo de estudo está entrando no último ano e Abed (Danny Pudi) entra em colapso ao imaginar sua vida sem seus amigos. Para evitar isso, ele se isola em sua mente e cria uma versão imbecilizada de Community, como alguns seriados de humor americano, com direito a risadas de um público falso e tudo mais. Até a abertura mudou para mostrar isso:

O episódio é mais ou menos uma demonstração dos novos produtores de que, sem Harmon, Community seria mais um seriado idiota de estúdio, com a platéia falsa dando risadas falsas para um elenco idiotizado. Community é muito mais do que isso e esta é a demonstração que foi dada, não só para o público, mas para todos os fãs da série e executivos do canal: Não iremos cair sem levar muita gente conosco.

O episódio ainda tem uma desculpa esfarrapada para zoar com Jogos Vorazes, mas isso é de menos quando se trata de querer montar um esqueleto que faça a série durar pelo menos mais uma temporada. O corte de episódios desta quarta temporada e a mudança de dia já deram mostra que o fim se aproxima, mas mesmo assim, nos moldes da terceira temporada, Community irá continuar criticando e sendo inteligente como seus fãs sempre quiseram.

[xrr rating=3/5]

Participe com sua opinião!

Pró Player

Publicado por J.R. Dib

GamerCinéfiloMusicólogo

Bloco “Bafo de onça” vira gibi distribuido gratuitamente no carnaval carioca

O “Amor” e outros objetos pontiagudos…