Listamos 5 sitcoms que marcaram época

69
1

“Sitcom” é um termo em inglês que significa “situation comedy”. Embora a primeira delas tenha sido exibida em 1946, foi só na década de 1950 que as comédias feitas para a TV ganharam destaque, graças, primeiro, à criação dos prêmios Emmy, e também por seu grande sucesso popular. Ainda hoje o gênero é campeão dentro e fora dos Estados Unidos. Mas iniciar uma sitcom não é garantia de sucesso: muitas duraram apenas uma curta temporada, enquanto outras permaneceram no ar durante anos e, além disso, influenciaram a maneira como nós vemos TV.
I Love Lucy (1951-1957): A série que surgiu quando sitcoms ainda não se chamavam sitcoms foi pioneira em muitos sentidos: ao ser gravada com antecedência e não transmitida ao vivo, ao ter três câmeras no set, o que acontece até hoje; e as reprises, criadas durante a licença-maternidade de Lucy . Lucy e Rick Ricardo (interpretados por Lucille Ball e Desi Arnaz, casados na vida real) eram o casal mais adorável da TV. O sonho de Lucy era ser famosa, para desespero do marido músico Rick, e ao buscar a fama acabava se metendo em confusões. A série ganhou 4 Emmys, é até hoje lançada em coleções de DVDs e exibida em alguns canais de TV, e influenciou todas as comédias posteriores.
Se for para ver um único episódio… “Lucy does a TV commercial” (1ª temporada)
sitcom i-love-lucy-collage-collage-comedy-desi-lucy-old-tv-vintage-widescreen
 
The Mary Tyler Moore Show (1970-1977): Depois de desafiar os executivos da CBS para poder usar calças ao interpretar a dona de casa Laura em “The Dick Van Dyke Show”, Mary Tyler Moore ganhou sua própria série, e este era bastante ousada na temática, embora perfeita para a época: Mary interpretava uma mulher solteira (a ideia inicial era que ela fosse divorciada, mas divórcio era um tabu) independente e divertida, às voltas com problemas de seus amigos e seu trabalho. No show foram discutidos assuntos “cabeludos” como igualdade entre os sexos, homossexualismo e sexo antes do casamento. A personagem de Betty White, hoje a velhinha mais carismática da televisão, é mestre em comentários de duplo sentido. O programa ganhou 29 Emmys e gerou três outras séries.
Se for para ver um único episódio… “Chuckles bites the dust” (6ª temporada)
Mary Tyler Moore
M*A*S*H (1972-1983): A série teve origem em um filme de mesmo nome, feito em 1970. Parodiando a Guerra da Coreia, o programa foi um forte alerta contra a Guerra do Vietnã, que ainda ocorria na década de 1970. As histórias dos episódios, no início, eram coletadas junto a cirurgiões que serviram na Coreia e, com o passar dos anos, foram sendo inventadas novas tramas, com a mudança de alguns personagens. A série teve 251 episódios, sendo que o protagonista Alan Alda foi o único ator a participar de todos. O número mais impressivo veio de seu encerramento: o episódio final, com duas horas e meia, foi visto por 60% dos lares americanos, e telões foram montados em bases militares ao redor do mundo para que os soldados acompanhassem o fim da série.
Se for para ver um único episódio… “Abyssinia, Henry” (3ª temporada)
sitcom M-A-S-H-m-a-s-h-17473536-1600-1200
Seinfeld (1989-1998): A “série sobre o nada” era na verdade uma série em que qualquer assunto, por mais insignificante que parecesse, poderia virar piada ( os personagens Jerry e George tentam inclusive vender uma “série sobre nada” para uma emissora na quinta temporada). Jerry Seinfeld, vindo do stand-up comedy, vivia seu alter-ego que tinha uma turma de amigos bem maluca. Ao longo de nove anos, a intenção era uma só: mostrar que esses personagens não evoluíram nada. Esta série inovou ao não apresentar créditos comuns, com música e o nome dos atores na tela, e ao invés exibir apenas os créditos no rodapé durante uma cena inicial.
Se for para ver um único episódio… “The Soup Nazi” (7ª temporada)
sitcom Seinfeld-Posse
FRIENDS (1994-2004): FRIENDS não criou uma nova fórmula de se fazer comédia, mas sua influência é inegável. Afinal, que outra série tem um séquito fiel de admiradores, que esta semana relembraram os dez anos do último episódio? Os seis amigos de Nova York ficaram para sempre no coração dos fãs, que rira, choraram e se emocionaram com a amizade e os romances que surgiram durante a série. Nenhum dos atores do elenco conseguiu um sucesso à altura de FRIENDS, mas com dinheiro eles não precisavam se preocupar, afinal, recebiam um milhão de dólares por episódio na última temporada.
Se for para ver um único episódio… “The one with Ross’s tan” (10ª temporada)
sitcom Friends_principal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Listamos 5 sitcoms que marcaram época

  1. Seinfeld vai ser sempre imbatível desde que South Park não esteja na jogada