em

Season Finale de Smallville.

Quando em 2001 dois roteiristas, Alfred Gough e Miles Millar, decidiram por produzir uma série de televisão contando a juventude do adolescente Clark Kent, não poderiam imaginar o sucesso que o programa teria ao longo de 10 temporadas. Agora, em 2011, chega ao fim a saga do jovem Super-Homem – o último episódio será transmitido pela Warner Channel na quarta-feira, dia 8 de junho, em uma dupla apresentação a partir das 20h (episódio que foi ao ar dia 13/05, nos Estados Unidos).

O seriado se baseou no personagem da DC Comics Superman, mas de forma mais sutil pois toda a história da juventude foi por licença poética, por assim dizer. Desta maneira, Gough e Millar nos trazem a cidade de Smallville e apresentam um simples Clark, filho de um casal de fazendeiros, que descobre com o passar dos anos que possui dons diferentes. Dez temporadas depois, a série criou sua própria cronologia e mitologia, bem como trouxe novos personagens e histórias, assim interpretando de uma nova maneira as situações existentes nos quadrinhos originais, nos filmes estrelados por Christopher Reeve e nas séries anteriores sobre o Super-Homem.

As nove temporadas de Smallville:

Nas primeiras temporadas, Clark está sempre com os amigos Chloe Sullivan e Pete Ross e ainda não é inimigo de Lex Luthor (rico garoto da cidade); ao contrário, são bastante amigos. Além disso, Clark é apaixonado pela bela Lana Lang, que namora Whitney. Isso sem contar que a chuva de meteoritos que trouxe o jovem Kent à terra, também deu poderes a outros residentes da cidade de Smallville. Logo, Clark consegue confiar em outras pessoas e revela a Pete que possui qualidades especiais (nesse momento ainda apenas super força e velocidade). Na terceira temporada, influenciado pela Kriptonita Vermelha, Clark vira uma espécie de bad boy e passa a se comportar diferente do que costumava, mudando-se para Metropolis. Ainda nessa temporada ele chega mais perto da verdade sobre sua origem, até ser “sequestrado” por Jor-El.

Já na quarta temporada, Clark volta para Smallville, no entanto não é mais o mesmo. Ele foi reprogamado por Jor-El para buscar três pedras (fonte do maior conhecimento do universo) ao redor do mundo. É nessa temporada que Lois Lane chega a Smallville, querendo descobrir a verdade por trás da morte de sua prima Chloe. Mas no fim das contas, Chloe não morreu e foi salva por Lex Luthor (que a cada temporada se torna mais obscuro). Logo no ano seguinte, Chloe descobre os poderes de Clark e passa a ser sua confidente, conseguindo ainda um emprego no Planeta Diário. Clark entra para a faculdade e um de seus professores é Milton Fine, o Brainiac, e ele esconde segredos sombrios. Nessa temporada também dois novos heróis aparecem: Aquaman e Ciborgue. Jonathan Kent e Lex Luthor se candidatam a Senador. Jonathan é eleito a Senador.

No episódio de número 100, Clark decide contar a Lana seu segredo e a pede em casamento. Lex, por sua vez, descobre tudo e em uma perseguição de carro com Lana, ela sofre um acidente e morre. Um desesperado Clark procura seu pai biológico, Jor-El, para pedir ajuda. Jor-El apresenta a oportunidade de Clark voltar no tempo, mas com isso mudaria seu destino com consequências imprevisíveis. Clark volta ao passado e decide não contar nada a Lana, que por sua vez se distancia, e a salva do acidente – com isso ela acaba se envolvendo com Lex. Depois de muitas reviravoltas é Jonathan Kent que morre de um ataque cardíaco fulminante.

Novos heróis aparecem na sexta temporada, dentre eles Oliver Queen, o Arqueiro Verde. Ele se envolve com Lois e Chloe reencontra Jimmy Olsen, um fotógrafo do Planeta Diário, com quem ela teve um envolvimento no passado. Lana se aproxima mais de Lex e Clark começa a aceitar este fato. Dessa maneira, os sentimentos de Clark por Lois começam a mudar. Outros três integrantes da Liga da Justiça voltam à série: Bart Allen, o Impulso; Victor, o Cyborg e A.C., o Aquaman. Juntos com Clark e Oliver eles forma a Liga na série. É nesse temporada também que Lana casa-se com Lex.

Mais um kriptoniano surge na sétima temporada de Smallville, Kara Zor-El, uma garota kryptoniana prima de Clark, que foi enviada a Terra para salvar o bebê Kal-El. Nesse ano da série Dean Cain (que também interpretou Superman) aparece interpretando o psicótico Dr. Knox. Além disso, a Canário Negro entra na Liga da Justiça. Lois descobre que Oliver é o Arqueiro Verde e Chloe e Jimmy terminam o namoro no início da temporada e voltam a namorar nos últimos episódios. Também nessa temporada, Lionel, Dr. Swann e os pais de Oliver e de Jason aparecem como o grupo Veritas, que queria controlar o viajante (Clark). Lionel acaba sendo o responsável pela morte de todos os membros do grupo, enquanto Lex fica obcecado em descobrir quem é e onde está o viajante, matando assim Lionel em busca da chave. Clark encontra o último sobrevivente de Veritas, Edward Teague, mas este acaba sendo morto por Brainiac. É nesse temporada que finalmente Lex se torna o vilão tão esperado, e o ano termina com ele e Clark soterrados na Fortaleza depois de uma explosão causada por ele.

Na oitava temporada a Fortaleza, que foi destruída por Lex, recebe uma equipe de escavação da LuthorCorp, investigando o desaparecimento de Lex. Já em outros ponto, os membros da Liga da Justiça se reúnem à procura de Clark. Após a descoberta de seu paradeiro e da vida voltar ao normal, Clark consegue um emprego no Planeta Diário ao lado de Lois Lane. Eles deverão trabalhar em equipe cobrindo as notícias de Metrópolis, mas com Clark e Lois cada vez mais próximos, o clima começa a esquentar. Com Lex desaparecido, Tess Mercer assume o lugar dele na LuthorCorp e todos os projetos, incluindo a direção do Planeta Diário.

No decorrer da temporada, vão surgindo vários conflitos entre os personagens. Após Jimmy ter visto Davis matar um motorista bêbado ele quer provar que o homem é um assassino. No entanto, Davis dá um jeito de convencer Chloe de que o que Jimmy viu não passou de uma alucinação. Após uma discussão Jimmy deixa Chloe, o que acaba facilitando para que ela fique com Davis. Clark e Oliver também começam a ter conflitos em sua amizade, principalmente, porque Oliver supostamente matou Lex Luthor. A partir daí muitas tentativas de assassinato contra Davis acontecem mas só acabam fazendo com que ele se torne mais poderoso ainda. Clark pede a ajuda da Liga para deter o vilão Doomsday (Apocalipse), e para isso utilizando a kryptonita preta e a esfera kryptoniana que Lex havia usado para derrotar Clark na temporada passada. Ela é responsável por trazer Zod à tona. Lois Lane encontra o anel da Legião dos Super-Heróis, o coloca em seu dedo e desaparece.

Já a nona temporada começa após três semanas dos eventos do episódio “Juízo Final”. Clark aceitou seu destino e começa agora a ter uma dupla identidade, uma de jornalista do Planeta Diário e outra do super-herói conhecido como Borrão. Zod, que aparece nessa temporada, não é o verdadeiro General Zod, mas um clone que veio de antes de Kypton ser destruído e sem nenhum poder. Durante o período em que desapareceu, Lois passou um ano no futuro, onde Zod e seu exército haviam dominado a Terra. Dessa maneira, Oliver e Chloe formaram uma rebelião para detê-lo, já que Clark estava impossibilitado de fazer algo pois Zod construira uma torre solar que lhe deu os poderes kryponianos tirando-os tirou de Clark. Ao voltar para o presente, Lois trouxe junto, acidentalmente, uma ninja do exército de Zod e que acaba revelando a Clark o que acontecerá no futuro. Assim, Clark e seus amigos têm como missão de deter uma invasão alienígena. Começa o relacionamento entre Lois e Clark, e ela secretamente é apaixonada pela identidade herói de Clark.

Clark e Lois começam um namoro e, embora ela ame Clark, está apaixonada pelo Borrão (que sem ela saber é Clark) mas o relacionamento não dura muito. Oliver e Chloe também começam um relacionamento amoroso, tanto que ela é um dos motivos para Oliver voltar a ser um herói. Tess e Zod, à medida que se conhecem vão começando uma relação, mas ainda não confiam muito um no outro, e então ela descobre a verdade. No fim da temporada, Zod e Clark se enfrentam em uma batalha épica. O herói é apunhalado com uma adaga de Kryptonita azul por Zod e ambos perdem seus poderes. Clark cai do prédio onde os dois se enfrentaram com a adaga em seu abdômen.

Veja o Teaser da décima temporada:

Participe com sua opinião!