ColunasTV

Segundas de Mistério – Lost

Compartilhe
Compartilhe

Estive relutando por muito tempo para escrever esse artigo. Afinal vocês tem que concordar que não é um trabalho fácil falar de Lost. A última temporada do seriado tomou uma proporção épica, fazendo até que a data do discurso do presidente Obama que coincidia com a estréia da última temporada do seriado, fosse trocada.
Isso não é um feito para poucos.

Dada a proximidade do final (agora faltam apenas 6 episódios para o grande final) é chegada a hora de apontar os pontos mais importantes em cada episódio e uma nova teoria que surgiu logo no primeiro episódio.

Um pequeno aviso para aqueles que não estão acompanhando Lost regularmente: o texto vai conter muitos SPOILERS então se você não quiser saber de nada, pare de ler por aqui!

1º e 2º Episódio – The Lax.
Este episódio nos mostra que Juliette não obteve sucesso em explodir a bomba de hidrogênio. E que as expectativas de que tudo ficaria bem, foram para o saco. A tentativa no entanto transportou todos os habitantes incluindo a própria Juliette para o ano de 2007, junto com a outra metade como Ben, Locke, Lapidus, Richard, Sun e Ilana. Agora que nossas mentes se confundem. Porque além dos flashbacks e flashforwards já conhecidos, agora também tempos os “sideway flashes” que ocorre em realidades diferentes.
Tudo ok até aqui? Espero que sim.
Então temos duas realidades agora. Uma em que a vida de nossos amigos continua exatamente a mesma na ilha e a outra em que não houve nenhum acidente e que eles conseguem pousar sãos e salvos em Los Angeles.

3º Episódio – What Kate Does.Se vocês bem lembram nós já tivemos um episódio com título parecido, What Kate Did na segunda temporada. Dessa vez vemos as ações da Kate assim que ela conseguiu se livrar do policial. Ela “sequestra” um táxi em que Claire está dentro. Após algumas cenas as duas vão parar no hospital com Claire entrando em trabalho de parto. Ela decide dar o nome de Aaron ao bêbe e o médico que é Ethan Goodspeed (wtf1) lhe entrega uma foto da ultra com a data de 22 de Outubro de 2004, exatos um mês após o acidente de avião. A polícia aparece atrás de Kate, Claire lhe dá cobertura e ela foge.
No templo, Sayid sobrevive, Sawyer foge e Kate vai atrás dele. Jack quer respostas e Dogan diz que Sayid talvez tenha sido infectado e explica que existe o mal dentro dele e que ele nunca mais será o mesmo. Jack pergunta como ele sabe disso e ele conta que o mesmo aconteceu a Claire. Na floresta, Jin e Kate seguem o rastro de Sawyer com mais dois capangas que dizem estarem ali para protegê-los da fumaça negra. Eles entram em atrito, Kate vai atrás de Sawyer e Jin decide partir em direção aonde caiu o avião da Sun. Mas os dois capangas alcançam Jin e quem aparece para salvá-lo? Claire completamente suja e com um cabelo louco.

4º Episódio – The SubstituteUm episódio extremamente importante. Depois que descobrimos que a fumaça  negra tomou o corpo de Locke, agora vamos descobrir seus reais motivos. Locke sai a procura de quem o possa ajuda e se encontra com Sawyer. Ele então leva-o a uma caverna aonde Jacob costumava ficar e lhe mostra diversos nomes escritos no teto, o dele incluso. Finalmente sabemos a origem dos famosos números 4, 8, 15, 16, 23 e 42. São os possíveis candidatos a substituirem Jacob no papel de proteger a ilha. Esses candidatos são: 4 é o John (riscado), 8 é o Hurley, 15 é o Sawyer, 16 o Sayid (que pode ou não já ter sido possuído pelo monstro), 23 é o Jack e o 42 é Kwon que pode ser tanto o Jin quanto a Sun. Eis que Locke faz a pergunta para Sawyer: você quer sair da ilha?

5º Episódio – LighthouseVemos no que se tornou a vida de Jack depois que ele chegou em casa. Divorciado, com um filho adolescente e tendo que cuidar do testamento do pai. Ele descobre que o filho toca piano e o segue até um conservatório aonde encontra Dogan com o filho. No templo Jacob aparece para o Hurley e lhe passa uma tarefa. Ele diz que tem alguém vindo para a ilha e que Hurley precisa ajuda-lo a conseguir chegar nela. Mas para isso ele vai precisar da ajuda do Jack. Depois de muita caminhada, eles encontram o farol e depois de subirem muitos degraus, chegam ao topo onde encontram uma roda com um espelho no centro. Hurley diz que eles precisam acertar o espelho no número 108 e pede para Jack girar a roda. Ao que faz isso Jack repara que várias imagens aparecem refletidas no espelho e que existe uma série de nomes junto com os números e o dele é o 23. Ele ajusta o espelho neste número e vê a imagem da casa onde viveu sua infância. Ele se revolta e acaba quebrando o espelho. Hurley descobre através de Jacob que ele queria mesmo era afastá-los do templo porque uma coisa ruim vai acontecer.
No acampamento de Claire, ela tortura um dos capangas para saber de seu filho pois ela tem certeza de que foram eles que roubaram Aaron (bem Russeau não acham?). O homem não sabe lhe responder e ela o mata. Jin fica assustado e confessa que mentiu e que Aaron não está com Kate. Ela dá um sorrisinho e diz que isso é bom, porque se não ela teria que matar a Kate. John aparece e Jin fica pasmo. Ele pergunta se é mesmo o John e Claire diz que não. Que esse é o seu amigo.

6º Episódio – SundownComo cada um seguiu suas vidas vemos que Sayid vai ao encontro do seu irmão que é casado com sua amada Nadia e tem dois filhos. No meio da noite o irmão de Sayid o acorda e confessa dever muito dinheiro a alguns homens e que talvez Sayid possa lhe ajuda do “velho jeito”. Ele recusa. Depois das crianças irem para escola Sayid é abordado na porta de casa e levado num carro até um restaurante. Lá ele conhece o Sr. Keamy (wtf2) que é para quem o irmão de Sayid deve dinheiro. Sayid se revolta quando Keamy diz que não vai perdoar a dívida e atira nos homens que estão na cozinha. Ele vai embora, mas ouve batidas numa porta, ele abre e lá está Jin amordaçado. Ele solta Jin e o deixa lá.
No templo Sayid tem um surto e mata Dogan e seu amigo. Locke dá um prazo as pessoas do templo de saírem até o pôr-do-sol. Algumas ouvem, outras não e ele então entra no templo e mata quem sobrou.

7º Episódio – Dr. LinusEpisódio tranquilo. Na outra realidade vemos como Ben está levando sua vida como professor ensinando história. Ele mora com seu pai, um homem bastante doente. Sua aluna protegé é Alexandra (wtf3) que o admira muito como professor. Ele tenta em vão o cargo de diretor. Seus colegas de trabalha são Prof. Artie (aquele que explodiu na 1º temporada) e o professor substituto John Locke.
Na ilha Jack e Hurley encontram Richard e decidem segui-lo. Hurley pergunta como é possível que Richard continue sempre jovem. Richard diz que é difícil de explicar, mas que ele recebeu um “presente” do Jacob. Richard tenta se matar e Jack o impede.
Na praia, Ilana descobre que foi Ben na verdade que matou Jacob e manda que ele cave sua própria cova pois ela vai mata-lo. Locke vem salva-lo e ele consegue fugir. Ilana vai atrás e o encontra no meio da floresta. Ela então desiste de mata-lo e pergunta aonde ele está indo. Ben diz que vai atrás de Locke pois ele é o único que vai aceita-lo. Ela o perdoa e ele volta ao acampamento.
Lá longe no mar um telescópio sobe e nós vemos um submarino se aproximar da ilha.

8º Episódio – ReconOutra vez na realidade paralela, vamos conhecer o policial James Ford, o Sawyer. E seu parceiro é o Miles.
Na ilha Sawyer precisa decidir um lado, já que é questionado por Jin e Kate. Locke lhe dá uma missão. Ir até o outro lado da ilha e descobrir o que está acontecendo por lá. Sawyer chega a ilha hydra e encontra o avião e uma trilha na areia que o leva a uma pilha de corpos. Então aparece Zoe que diz ser a única sobrevivente do vôo. Sawyer não acredita muito na história de Zoe, mas ela assovia, homens armados aparecem e ele é capturado. Ele é levado direto ao líder, que é ninguém menos que Charles Widmore (wtf4). Sawyer então faz um acordo com Widmore. Que ele vai levar o Locke até seu encontro e que em troca terá que ter passe livre para sair da ilha com algumas pessoas. Ele retorna a ilha e Locke vai correndo ao seu encontro. Sawyer diz tudo o que viu; quem está no submarino, quantos pessoas tem e que eles tem uma espécie de segredo guardado em uma sala trancada. John diz apreciar a honestidade de Sawyer e ele diz que trato é trato.
Kate mais tarde o contesta dizendo que ele se tornou capacho do Locke e ele afirma que não. Que na verdade ele vai tirar todos dali. Ela fica confusa pois ninguém sabe pilotar um avião. Ele lhe sorri e diz que na verdade eles vão de submarino.

9º Episódio – Ab AeternoFinalmente descobrimos o passado do Richard. Ele chegou na ilha no famoso navio Black Rock que depois de uma tempestade acaba naufragando na ilha. Ele fica preso por muito tempo dentro do navio até que o homem de preto vem liberta-lo. Ele faz um acordo com Richard de trazer sua esposa de volta a vida, caso ele mate o  Jacob e  então entrega-lhe uma faca. Richard vai atrás de Jacob e tenta inutilmente mata-lo. Confuso Richard pergunta aonde está sua esposa. Jacob questiona se Richard encontrou o homem de preto e ele afirma que sim. Então ele diz que aquela não era sua esposa, nem aquele lugar o inferno.
Ainda assim Richard acha que está morto, então Jacob arrasta-o até o mar e tenta afoga-lo. Richard então grita que quer viver. De volta a praia, Jacob explica a Richard quem é na verdade o homem de preto e que não pode deixa-lo sair da ilha pois ele é todo o mal encarnado. E que é da natureza dele trazer o que as pessoas tem de pior.  Richard volta até onde está o homem de preto e lhe devolve a faca. O homem diz que a promessa ainda está de pé e deixa Richard sozinho e ele enterra o crucifixo da sua esposa.
No acampamento Ilana diz que o único que tem a resposta para o que eles devem fazer é o Richard. Desesperado ele diz que não faz idéia do que eles precisam fazer e sai para a floresta. Hurley vai atrás dele com um recado da sua esposa. Que ele deve matar o homem de preto se não todos vão para o inferno.
De longe Locke os observa.

10º Episódio – The PackageAgora é a vez de Sun e Jin. Após não ter declarado o dinheiro que trazia consigo Jin é liberado mas o o dinheiro fica retido. Eles vão para o hotel e descobrimos que eles não são casados mas que tem um romance escondido do pai da Sun. Keamy aparece no hotel e exige que eles lhe dêem o dinheiro, eles tentam explicar mas ele obviamente não fala coreano e então manda chamar o Mikhail (wtf5) para traduzir. Então Mikhail acompanha Sun até o banco para  a retirada do dinheiro e descobre que seu pai “limpou” a sua conta. No restaurante, Jin descobre que na verdade foi o pai da Sun quem mandou o Keamy atrás do casal. Sun e Mikhail voltam para o restaurante e encontram todos caídos (o Sayid já passou por aqui) e Jin com uma arma.  Ele atira em Mikhail que revida e o tiro atinge Sun que desesperada confessa que está grávida.
Locke manda Sayid ir até a outra ilha e descobrir o que o Widmore está escondendo. No acampamento Sun está na sua antiga plantação e Locke aparece. Ela se recusa a ir com ele e sai correndo até bater de encontro a uma árvore e desmaiar. Ben a encontra e a leva de volta ao acampamento. Jack a examina e diz que ela sofreu uma concussão séria e eles descobrem que com a pancada ela se esqueceu como falar inglês. Depois de tentar ir atrás de Sun, Jin é capturado e levado para a ilha hydra. Zoe o leva até Widmore que lhe mostra uma câmera encontrada nos pertences de Sun com várias fotos de sua filha Ji Yeon. Widmore confessa que tem um trunfo contra o Locke. Jin pergunta o que seria. Widmore diz que não é o “que” mas sim “quem”.
Escondido na água, Sayid vê movimento no submarino e eles tirarem algo de lá de dentro. Uma pessoa. Quando eles avançam em sua direção, Sayid vê que a tal pessoa é o Desmond.

11º Episódio – Happily Ever AfterOutra vez na realidade de 2004, temos Desmond engravatado e trabalhando feliz para o Widmore. Charles lhe passa a tarefa de escoltar um músico rebelde até a festa beneficente que sua esposa está organizando. O tal músico é o Charlie que reluta muito em ir no tal evento. Charlie lhe explica o que aconteceu no avião e que ele tinha visto a verdade,  o que é real. Desmond acha que é papo de maluco e não acredita. Charlie então diz que vai mostrar a ele e joga o carro no mar. Desmond consegue sair e então volta para tirar o Charlie do carro. Enquanto está tentando, tem uma série de visões, uma delas a famosa cena de Charlie submerso com o recado na palma da mão “Not Penny’s ‘Boat” e fica confuso. No hospital ele tenta fazer com que Charlie o siga e o confronta sobre a tal verdade, Charlie nota que ele teve a visão mas, Desmond desconversa. Então ele decidi ir até o evento da esposa do Widmore que é a Elise (previsível). Lá ele pede desculpas a esposa do patrão e quando está saindo, pede para ver a lista dos convidados. Elise o proíbe e manda que ele pare de procurar o que quer que seja. No estacionamento, já dentro do carro, alguém bate no vidro e é Daniel que pergunta se pode conversar com ele. Daniel então explica que aquilo que Desmond acha que é loucura é verdade,  e mostra a ele um caderno com anotações e pergunta se Desmond sabe o que é aquilo. Ele balança a cabeça. Daniel segue explicando que sonhou com aquilo e acordou anotando, e que se tratava de física quântica e que ele não sabia de nada disso porque era músico. Desmond pergunta o que aquilo tem a ver e Daniel diz que a mulher que ele procura, Penny, é sua meia-irmã e diz aonde pode encontra-la. Ele vai até onde Daniel indicou, um estádio de futebol onde Penny está se exercitando. Desmond começa a falar com ela, mas desmaia. Ele então recobra a consciência e Penny diz que ela teve um efeito enorme sobre ele. Desmond sorri e concorda. Ele a convida para sair e ela aceita. No carro o motorista pergunta se pode fazer alguma coisa por ele. Desmond diz que precisa do manifesto dos passageiros do vôo 815 da Oceanic. Porque tem algo que eles precisam ver.
Na ilha hydra Desmond acorda confuso. Zoe explica aonde ele está e Widmore aparece. Ele bate no Widmore com o suporte do soro e se recusa a ajudar. Widmore diz que ele é especial pois sobreviveu a uma imensa descarga magnética e o coloca numa cabana com enormes propulsores (e ele tem aquela visão do início do texto).
Quando retorna a ilha Desmond está pronto e solícito. Zoe então o leva para Widmore, mas Sayid aparece, mata dois dos que estavam acompanhando-os e manda Zoe fugir. Ele diz a Desmond que aquelas pessoas são extremamente perigosas e pede a Desmond que vá com ele. Ele aceita e o manda indicar o caminho.
Esse episódio só serve para confirma que a teoria das realidades paralelas é totalmente verdade é que o Desmond foi o primeiro a notar isso. Se ele vai conseguir mostrar isso aos outros eu não sei.

12º Episódio – Everybody Loves HugoSem dúvida o episódio mais fofo, já que todos adoramos o Hugo. Tendo se tornado um bem sucedido empresário, Hugo acha que está tudo bem, mas sua mãe exige que ele encontre uma namorada. Depois de levar bolo ele encontra Libby que aparece com a mesma história do Charlie, de já o ter visto antes e que ele precisava se lembrar. Hugo acha tudo muito estranho. Ele então descobre que ela está num centro psiquiátrico e decide ir atrás dela. Lá Libby conta a ele a história toda e Hugo a convida para sair.
Na Ilha Locke está muito confuso com a chegada de Desmond. Ilana e Richard tem um plano de explodir o avião. Eis que sozinho no cemitério, os sussuros começam e Michael(wtf7) aparece para o Hurley e diz que ele precisa impedi-los de explodir o avião senão todos vão morrer. Hurley tenta convênce-los de que isso é errado e começa a discutir com Ilana que acaba se descuidando e se auto-explodindo por conta das dinamites em sua bolsa. Mesmo depois do susto eles decidem continuar com o plano. Hurley tenta mais uma vez persuadi-los e eles acabam se separando.
No outro acampamento Locke pede que Desmond o siga e eles adentram a floresta. Num determinado ponto eles param próximo a um poço. Os dois se aproximam e Locke pergunta se Desmond está com medo. Ele diz que não e pergunta porque teria. Locke então o empurra no poço.
Na realidade paralela, em 2004, Desmond está com o carro próximo a escola observando tudo. Ben lhe aborda e pergunta o que ele faz ali perto da escola e Desmond consegue enrola-lo tempo suficiente para esperar que Locke suba a rua em sua cadeira de rodas. Ele então acelera o carro e atropela Locke que fica caído no chão.
De volta a ilha Hurley diz que eles precisam conversar com o Locke e assim conseguir resolver as coisas. Ele mais uma vez ouve os sussurros e encontra Michael. Hurley pergunta o que são os sussurros e Michael explica que são as pessoas que não conseguiram seguir em frente e acabaram presas na ilha.
Hurley segue até o acampamento de Locke e pergunta se eles podem conversar sem que ninguém se machuque. Locke concorda, lhe entrega sua faca e dá sua palavra. Eis que chegam Jack, Lapidus e Sun. Locke sorri satisfeito.

A minha humilde teoria é de que a salvação deles vai ser caso o Desmond consiga fazer com que todos na ilha tenham noção desses dois paralelos. O que eu não sei é como um gap de 3 anos pode ajudar em alguma coisa.
E eu tenho alguns palpites:
Acho que o Hurley deve ser o possível substituto do Jacob.
Que a Kate mata a Claire, por não conseguir explicar e a Claire não entender o porque dela ter levado o Aaron embora.
E se for para apontar alguém para matar o homem de preto, eu aposto no Jack. Porque todo lance de ser chato e querer mandar em todo mundo e bancar herói tem que servir de alguma coisa.

O jeito é esperar para ver.

Fim dos spoilers!!

Ufa! Essa temporada de Lost tem se mostrado bastante tensa em alguns momentos.
E diferente do que alguns dizem, eu estou curtindo bastante e espero que não vá me decepcionar no final, e creio que isso é um desejo de todos que assistem.
Espero ter abordado bem cada um dos episódios e desculpem se eu deixei alguma coisa de fora, mas procurei ressaltar só o essencial de cada episódio que vá servir de apoio nos próximos. E os wtf vocês devem ter entendido né?

Lembrando que o último episódio está previsto para ir ao ar dia 23 de Maio com duração de 2 horas. Também está programado para o mesmo dia um especial de 3 horas de duração e ate entrevistas no Jimmy Kimmel live.

Melissa.

Compartilhe

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
ColunasFilmesLiteratura

Família Suassuna vende barato a herança de O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida 2, lançado em 25 de dezembro de 2024,...

CríticasSériesTV

“Produção de Sonhos” – spin-off de Divertida Mente ousa romper com sua própria condição

Atualmente, é notória a estranha obsessão de Hollywood em transformar tudo em...

AstrosCríticasSem categoriaSériesTV

Roma – uma série sobre sangue, poder e paixão no Império Romano

Filmes, séries (e livros, peças de teatro, reconstruções, exposições, revistas, fantasias, e...

CríticasSériesTV

Comando das Criaturas: sangue, humor e lágrimas

James Gunn deixa claro que o novo Universo DC está em boas...

AutoralColunasLiteratura

As emoções por trás das histórias de Natal: em busca pelo real sentido da data

por Rinaldo Segundo A mesa estará posta logo, logo. Com chester, tender...

CríticasSériesTV

Como Água para Chocolate: uma deliciosa primeira temporada

Não é o asco dos norte-americanos às produções em outras línguas que...

AutoralColunasLiteratura

O especialista fala da energia e força vital, dos Campeões da Evolução

Créditos a Alcides Bontempo, no livro "O que você precisa saber sobre...

FilmesNotíciasPremiaçõesSériesTV

Walter Salles comemora as indicações de Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro

Fernanda Torres conquistou uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme “Ainda...