Atualmente as HQs têm sido a febre do momento, especialmente devido à quantidade de filmes que vêm saindo ao longo dos últimos anos, e o mercado brasileiro não deixou essa oportunidade passar. Além de estarem surgindo cada vez mais publicações e novas editoras começarem a se interessar pela área, a televisão está aproveitando esse momento.
Está programada para estrear em Agosto a nova série Quadrinhos, que será mostrada no Canal Brasil, produzida pela Ideograph e dirigida por Eduardo Calvet. A série conta com 5 episódios que contam a trajetória dos quadrinhos no Brasil.
É claro que uma série semanal de mais ou menos 25 minutos e apenas 5 episódios não é o suficiente para demonstrar a entrada e crescimento das HQs no nosso país, mas ela trata de temas interessantes e vale a pena dar uma olhada para depois julgar.
O primeiro episódio vai ao ar no dia 26 deste mês às 21h (reprises nos dias 27 de agosto às 15h30min e 30 de agosto às 12h). Segue abaixo uma listagem dos temas que serão abordados em cada capítulo:
1) A Nona Arte – (26/8) sobre a entrada e o momento inicial dos quadrinhos no Brasil.
2) Os Mestres do Terror – (02/9) trabalha a temática dos quadrinhos de terror, famosos principalmente entre os anos 50 e 70, incluindo a temática da relação entre o erotismo e o terror.
3) A Turma Infantil – (08/9) consolidação do mercado dos quadrinhos infantis, que ganhou uma grande importância dentro do mercado brasileiro com nomes como Guttemberg Monteiro, Ziraldo e Mauricio de Sousa.
4) Gibis, Drogas e Rock’n Roll – (16/9) trata da importância dos quadrinhos no período da ditadura militar e qual a influência dessa geração (Henfil, Ziraldo, os irmãos Caruso) dentro dos trabalhos posteriores; surge nesse momento a geração Chiclete com Banana com Angeli, Glauco e Laerte e inicia a produção autoral do Mutarelli.
5) Capitão Brasil e sua Gangue – (23/9) temática voltada para os super-heróis, mostrando os super-heróis brasileiros dos anos 40, 50 e 60 como O Anjo, Capitão Sete, Judoka e Jerônimo, e a inserção dos brasileiros dentro do mercado americano.
Comente!