AmbrosiaTV

“The Good Wife” honra a TV aberta americana

Compartilhe
Compartilhe

Já virou lugar comum dizer que a teledramaturgia americana vive, pelo menos nos últimos dez anos, sua era de ouro, suplantando qualitativamente o conteúdo (cada vez mais infantilizado) do cinema. De The Sopranos a The Killing, passando por Mad Man e obra-prima Damages. A TV americana é farta de bons produtos que ousam em sua forma e conceito, alicerçados por roteiros primorosos que nos dão a certeza de que os grandes talentos definitivamente migraram para a telinha.

Ainda que grande parte dos exemplos bem sucedidos dessa realidade esteja na TV paga, existem algumas boas surpresas na TV aberta também (Lost e a oscilante Desperate Housewives), e a melhor hoje em dia, desde a sua magnífica primeira temporada é, sem dúvida, The Good Wife.

Aparentemente simples em seu argumento, a série, que acompanha a história de Alicia Florrick (uma Julianna Margulies precisa e excepcional), esposa de um famoso promotor público que tem a vida exposta ao ser flagrado em adultério com prostitutas. O revés de Alicia, que é advogada, mas sem exercer há anos, é compensado com sua volta a profissão que se torna uma metáfora a seu retorno à vida. O dia-a-dia de escritório de advocacia, em seus casos diversos e o desafio de equilibrar as consonâncias da devassada vida pessoal e, agora, complexa vida profissional, dão o tom da série.

Apesar de não ser um seriado, de modo geral, episódico, o que torna The Good Wife genial é o roteiro que vai costurando os casos levantados a cada novo episódio com o jogo de politicagem das leis americanas. Não a toa a série é escrita por um casal de ex-advogados, que conhecem muito bem as diretrizes do escrevem, seja pelo lado pessoal ou pelo lado dos bastidores do mundo do direito. Mas sempre tudo muito bem escrito, e de uma forma que vicia instantaneamente.

Os personagens são tão bem construídos que todos os temas que gravitam a formatação da série tornam-se orgânicos em seus multifocos. Assim, nesta segunda temporada, a série conseguiu a difícil façanha de manter o êxito da primeira, dado o amadurecimento da história e a consolidação da complexidade de seu discurso que é o da dimensão que a figura humana pode ter em sua ambigüidade, seja ela íntima ou não.

Destaque ainda para a cada vez mais importante personagem Kalinda, vivida pela inglesa (de origem indiana) Archie Panjabi, que merecidamente levou o Emmy de atriz coadjuvante, que faz a investigadora do escritório de advocacia, mas de uma forma tão peculiar e bem construída que ficamos intrigados a saber aonde começa o perfil da personagem e onde termina o trabalho de composição. Sabe a Chloe da série 24 Horas? Em termos de definição, é bem por aí…

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=omxzJeiAHcM[/youtube]

Para quem não viu, fica a recomendação. Pois The Good Wife vai além de seu plot (ou será que a série tem produção de Ridley e Tony Scott impunemente?), nos dando uma prova de como a TV aberta dos EUA é bem servida. Como prova esse diálogo, de um dos episódios:

– Você está tomando essa decisão por puro orgulho.

– Qual o problema? Grandes pirâmides foram construídas através do orgulho.

Compartilhe

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasSériesTV

Comando das Criaturas: sangue, humor e lágrimas

James Gunn deixa claro que o novo Universo DC está em boas...

CríticasSériesTV

Como Água para Chocolate: uma deliciosa primeira temporada

Não é o asco dos norte-americanos às produções em outras línguas que...

FilmesNotíciasPremiaçõesSériesTV

Walter Salles comemora as indicações de Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro

Fernanda Torres conquistou uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme “Ainda...

SériesTrailersTVVideos

Ruptura tem trailer da 2ª temporada revelado

O Apple TV+ divulgou na CCXP24 uma nova prévia para a aguardada 2ª temporada...

MúsicaNotíciasShowsTV

Globo negocia transmitir megashow de Lady Gaga no Rio de Janeiro

A TV Globo está em negociações avançadas com a prefeitura do Rio...

AnimeNotíciasSériesTV

Arcane expande seu universo com três novas séries no mundo de LoL

Após o sucesso da série animada Arcane, criada em parceria entre Netflix...

AnimeCríticasTV

Dandadan: O anime que vai te deixar de queixo caído!

O último trimestre de 2024 trouxe um anime de peso especial, e...