AcervoFilmesListas

Entenda o que é um “MacGuffin” com 11 exemplos clássicos

Compartilhe
Compartilhe

“Pode ser um nome escocês, tirado de uma história sobre dois homens em um trem. Um homem diz: ‘O que é o pacote lá em cima no bagageiro? E o outro responde: ‘Oh, isso é um McGuffin.’ Daí o primeiro pergunta: ‘O que é um McGuffin?’ ‘Bem’ o outro homem diz: ‘É um aparelho para capturar leões nas montanhas escocesas’. O primeiro homem diz: ‘Mas não há leões nas montanhas escocesas’, e o outro responde ‘Bem, então isso não é McGuffin!’ Então você vê, um McGuffin não é nada”. (Alfred Hitchcock, entrevista com François Truffaut, agosto de 1962).

Essa foi uma resposta a uma das várias perguntas que o cineasta francês Fraçois Truffaut fez a Alfred Hitchcock. Na ocasião, Truffaut preparava um livro sobre o mestre do suspense. Essa resposta esclarecia, ou melhor, confundia ainda mais, o que vem a ser “MacGuffin”.

Expressão criada deliberadamente por Hitchcock, “MacGuffin” nada mais é do que um objeto que motiva os personagens e avança a história, mas tem pouca outra relevante para a história em si. E não necessariamente um objeto, mas também pode ser uma pessoa, animal e até um sentimento, ou sensação.

Para exemplificar ainda melhor, listamos aqui os onze dos mais emblemáticos “MacGuffins” do cinema.

Projeto Genesis (Star Trek II: A Ira de Khan, 1982)

Uma arma de energia que, quando acionada em um planeta, reorganiza a matéria, a fim de terraformar a superfície. Naturalmente, o geneticamente alterado super-ditador Khan (responsável por algo chamado de “Guerra da Eugenia dos anos 1990”, no universo de Star Trek) tem outros planos para a arma.

 

A maleta (Pulp Fiction, 1994)

Temos outros exemplos clássicos de trama giando em torno de malas miseriosas como “A Morte Num Beijo” e “Ronin”. Mas Pulp Fiction oferece, talvez, o uso mais introgante do objeto como MacGuffin. O que está dentro da maleta que pistoleiros Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) foram encarregados de recuperar? Nós nunca sabemos ao certo, mas o brilho que emana quando Vincent se abre para verificar dentro sugere algo seja muito valioso ou muito perigoso.

 

A Espada Destino Verde (O Tigre e o Dragão, 2000)

Neste conto de fadas passado na China do século XIX, o MacGuffin é uma espada mística. Quem a manuseia tem suas habilidades marciais potencializadas. Na verdade, não há nada de sobrenatural espada de Li Mu Bai (Chow Yun Fat). Ela é o símbolo de seu desejo de abandonar a vida do guerreiro, que é por isso que ele passa a maior parte da trama tentando obtê-la de volta.

Vertigem (Um Corpo Que Cai, 1958)

Não poderíamos falar de MacGuffin sem citar pelo menos um do inventor do termo. E nesse caso, temos um bastante curioso: o MacGuffin de “Um Corpo Que Cai” é justamente a vertigem do título original que acomete de forma crônica o personagem principal.

 

O Falcão Maltês (Relíquia Macabra, 1941)

Se Hitchcock cunhou a palavra MacGuffin, foi Humphrey Bogart, como um detetive particular caçando o lendário Falcão Maltês do título, que tornou o termo inesquecível.

 

O Necronomicon (Uma Noite Alucinante 3, 1992)

Na absurda terceira parte de Evil Dead, Ash é arremessado à idade média. O Necronomicon, livro de poder profano indizível, é único passaporte para Ash voltar para o seu tempo e seu cotidiano de vendedor da loja de varejo S. Mart (trocadilho com smart). Isso se pudesse lembrar as malditas palavras mágicas corretamente.

O Santo Graal (Monty Python e o Cálice Sagrado, 1975)

Esta hilária sátira da lenda do rei Artur é uma das melhores coisas feita pela trupe britânica. O Graal já foi MacGuffin em várias tramas, até Indiana Jones, mas é impossível ouvir falar no Cálice Sagrado sem lembrar dessa brilhante comédia

 

O “Um Anel” (O Senhor dos Anéis, 2001-2003)

Parecia ser uma simples aliança, mas o Um Anel havia a capacidade de controlar todos os outros anéis do poder e, portanto, lançou o destino da Terra-média. Ele também afetou todos aqueles que entraram em contato com ele, transformando o pobre Smeagol no bizarro Gollum. A jornada do valoroso hobbit Frodo Baggins para transportar e destruir o “Um Anel” no fogo da Montanha da Perdição estava cheio de perigo. Um deles era o próprio anel e a cobiça que eventualmente despertava.

 

Os planos da Estrela da Morte (Star Wars, 1977)

Se a Princesa Léia não tivesse escondido esses planos roubados da Estrela da Morte dentro do robozinho R2-D2,que foi parar na casa de Luke Skywalker, O destino da galáxia seria, definitivamente, outro.

 

A Arca da Aliança (Os Caçadores da Arca Perdida, 198

Um rádio transmissor de Deus. Essa é a definição dada em certo momento do filme. O artefato do Antigo Testamento foi o primeiro MacGuffin que o público viu o itinerante arqueólogo Indiana Jones perseguir. E pode ser considerado um dos melhores exemplos de MacGuffin. Raiders coloca a Arca como a arma final e é por isso que o Hitler, um obcecado por ocultismo, quer tanto. Indy vai colhendo pistas através do deserto até que ele descobre o Poço das Almas, lugar de descanso da arca perdida. Após os nazistas aprenderem em primeira mão o quão má é a idéia de abrir a Arca, o governo dos EUA toma a medida final, na última cena, claramente inspirada em Cidadão Kane.

 

Rosebud (Cidadão Kane, 1941)

É o MacGuffin mais famoso de todos os tempos. Na obra prima de Orson Welles (considerado o melhor filme de todos os tempos) Citizen Kane era o magnata da imprensa Charles Foster Kane. A grande pergunta é o que é a última palavra dita leito de morte: “Rosebud”. A resposta está nas memórias do personagem, até chegar à conclusão no desfecho.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesNotícias

Hideo Kojima aposta que mundo mudará de ideia sobre Coringa: Delírio a Dois

No mundo dos games, poucas figuras são tão icônicas quanto Hideo Kojima,...

AstrosFilmesNotícias

Forrest Gump: Tom Hanks revela satisfação com a ausência de sequência

Tom Hanks, o astro do filme “Forrest Gump”, revelou recentemente que está...

FilmesLançamentos

Agreste, de Sérgio Roizenblit, estreia nos cinemas nacionais

Com roteiro adaptado da premiada peça homônima do dramaturgo Newton Moreno, a...

FilmesNotíciasSéries

Game of Thrones vai ganhar filme nos cinemas pela Warner Bros.

A Warner Bros. anunciou que está desenvolvendo um filme de Game of...

AgendaFestivaisFilmes

FRAPA divulga programação

A partir do fim de outubro, Porto Alegre (RS) se transforma na...

FilmesNotícias

Alexandre Aja: o terror faz sucesso hoje porque “estamos com medo do mundo real”

No mundo cinematográfico atual, o gênero do terror tem ganhado um destaque...

CríticasFilmes

Megalopolis, um filme-carta de Coppola para um futuro melhor

Ontem estive na pré estréia do mais recente lançamento de Francis Ford...