AcervoAmbrosiaLiteratura

Delaney e seu conto "A Prisão mal-assombrada"

Compartilhe
Compartilhe
Delaney e seu conto "A Prisão mal-assombrada"

SINOPSE: A história se inicia com a primeira noite de Billy como guarda de uma prisão pra lá de sinistra. O jovem aceitou o trabalho como sua única oportunidade de liberdade. Órfão, seu desejo de sair do lugar que passou toda sua vida, o Lar para Meninos Desafortunados, falou mais alto.  Entretanto, o emprego não seria algo tão fácil. Além de um supervisor exigente, os prisioneiros não são nada comuns, e o pior, há celas que ninguém pode utilizar, além de um macabro local chamado Poço da Bruxa, que possui um grande mistério.

No melhor estilo Dickens, Joseph Delaney (As Aventuras do Caça-Feitiço) nos apresenta A prisão mal-assombrada (The Ghost Prison, tradução de Ana Resende, Bertrand Brasil), uma narrativa juvenil de Suspense, ambientada no universo da série mais popular de Delaney.
Billy Calder, o protagonista, é um órfão de quinze anos que arranja um emprego como guarda numa estranha prisão. Sua função seria vigiar os criminosos encelados lá. Entretanto, o local, afastado e cercado por uma floresta, é conhecido pelas histórias de bruxas condenadas, fantasmas e ataques inexplicáveis. O rumor que mais assusta é a de que uma antiga prisioneira que aparece no mesmo local de sua execução. E quando Billy conhece os segredos do castelo, em especial, o envolvimento do mundo sobrenatural com um propósito de ter ido parar ali.
Com uma linguagem simples e fluida, A prisão mal-assombrada, mesmo tendendo ao Infantojuvenil, possui características de Terror e Suspense que agradará os mais velhos pela forma que Delaney escreve. E por isso, temos uma ressalva, a narrativa poderia ser mais longa, parece mais um conto em meio ao que o autor já lemos em sua série famosa. Mesmo assim, os detalhes do cenário funesto e dos personagens são bem utilizados, descrevendo os mesmos com maestria característica do britânico, em especial o local conhecido como O Poço da Bruxa, aonde as mulheres acusadas de feitiçaria ficavam até serem enforcadas.
As ilustrações de Scott M. Fischer (conhecido pelas ilustrações em Halo, Harry Potter, Star Wars, Robert Jordan’s Wheel of Time, Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons) em P&B, são um caso à parte, de página inteira, evocando as cenas de um castelo escuro e airoso e seus habitantes fantasmagóricos e que passam um pouco das atitudes e sentimentos dos personagens da história.

Com um final bastante surpreendente, A Prisão mal-assombrada poderá ser a porta de entrada para a Literatura de Terror, breve e rápida leitura, merece a atenção pelos sustos.

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AutoralColunasLiteratura

As emoções por trás das histórias de Natal: em busca pelo real sentido da data

por Rinaldo Segundo A mesa estará posta logo, logo. Com chester, tender...

LançamentosLiteratura

“Futuro do Pretérito”: Lilian Dias perpassa temas que vão do amor e do afeto cotidiano

Uma mulher sem memória, Mariana descobre um Brasil fragmentado e contraditório no...

InfantilLançamentosLiteratura

“O Quilombo Colorido” traz história afro-brasileira para a literatura infantil

O Brasil possuí a maior população quilombola do mundo. Segundo o Instituto...

EntrevistasLançamentosLiteratura

“la Margarita”: Alberto Lung estreia na literatura

O escritor, antropólogo e criador de conteúdo Alberto Lung lança seu romance...

AutoralColunasLiteratura

O especialista fala da energia e força vital, dos Campeões da Evolução

Créditos a Alcides Bontempo, no livro "O que você precisa saber sobre...

LiteraturaNotíciasTecnologia

TikTok distribuirá 100 mil livros gratuitamente em São Paulo; saiba como ganhar

Em uma iniciativa inédita, o TikTok anunciou que distribuirá gratuitamente 100 mil...

EntrevistasLiteratura

Luiza Conde explora o tempo e a morte por meio do fantástico e do terror em “Relógios partidos”

Rituais longínquos, maldições pregadas na parede e amigos monstruosos. Um ônibus para...

AgendaLiteratura

“URUCUM: as árvores não têm culpa” ganha lançamento em Santo André

No dia 13 de dezembro de 2024, às 19h30, com entrada gratuita,...