Música

“Joanne” legitima a maturidade artística de Lady Gaga

Compartilhe
Compartilhe

“Joanne” (Interscope, 2016), o aguardado novo disco de Lady Gaga chegou ao mercado. No hiato de três anos desde seu último lançamento, ela cogitou encerrar a carreira (deixando os fãs preocupadíssimos), gravou o disco de standards do jazz com Tony Bennett, “Cheek To Cheek” mostrou seu lado atriz na série American Horror Story” e roubou a cena no Oscar de 2015 interpretando “The Sound of Music”, canção-tema de “A Noviça Rebelde”, em homenagem aos 50 anos do filme. Mas todo mundo queria mesmo era saber o que ela estaria preparando no estúdio. Qual seria a cara de seu próximo lançamento?  E a boa notícia é que esse quinto trabalho da maior estrela pop surgida no século XXI representa um passo à frente em sua carreira, ao contrário do acomodado e mediano ArtPop, de 2013.

As influências de Madonna e da dance music dos anos 1990 parecem ter perdido bastante do protagonismo frente às guitarras ao soul e até ao folk. Se a cantora ainda conserva alguma característica semelhante à sua inspiradora do início da carreira, é a capacidade de se reinventar, o que é bastante louvável. E o título do álbum, que é nada mais do que seu segundo nome (seu nome de batismo é Stefani Joanne Angelina Germanotta), é emblemático no sentido de que o conteúdo é seu eu transcrito em canções.

Nessa empreitada ela se cercou muito bem. Chamou o produtor Mark Ronson, que ganhou notoriedade por ter produzido outra grande diva deste início de século, Amy Winehouse. Além de produzir, Ronson ainda co-assina 10 das 13 faixas do disco com a cantora. Outros convidados de peso são Josh Homme do Queens Of The Stone Age e a britânica Florence Welch, do Florence + The Machine. O resultado é um ótimo disco pop, no sentido mais literal da palavra. E Lady Gaga sabe que ser pop não significa ser raso, banal. As duas primeiras faixas do disco, ‘Diamond Heart’ e ‘A-YO’ são bons exemplos.

Lady Gaga / Joanne

A faixa título, como já é sugerido por levar seu nome, é uma canção bastante pessoal. No trecho em que ela canta “Honestly, I know where you’re goin’/And baby, you’re just movin’ on” (Honestamente, eu sei aonde você está indo/ e babe, você está seguindo em frente) está claramente falando dos rumos de sua carreira e amadurecimento. Em ‘John Wayne’ temos uma composição que remete aos primeiros trabalhos, adornada pela guitarra de Josh Homme (que também produz e assina a música, junto com Lady Gaga).

‘Perfect Illusion’, escolhida para ser o primeiro single de “Joanne”, também segue essa linha clássica facilmente indentificável para quem a acompanha desde o início. O dueto com Florence em ‘Hey Girl’ é um momento interessante do álbum. Uma parceria que deu muito certo e poderia até se repetir em um disco conjunto. ‘Just Another Day’, outro bom momento, flerta com o jazz, com o glam rock e a música pop orquestrada.

Fica evidente também que a cantora, que sempre mostrou um grande talento vocal, parece mesmo ter procurado evidenciá-lo, e, de fato, neste disco sua voz está soando melhor do que nunca. Até porque, desta vez, os arranjos estão ali para ressaltar o canto e pouco se vê intervenções para distorcer os vocais.

“Joanne” é o trabalho que legitima a maturidade artística alcançada por Lady Gaga. E aponta para um futuro brilhante. Pode não ser um trabalho revolucionário, transformador, mas é sem dúvida um dos melhores discos pop do ano.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
LançamentosMúsica

“Dona Nega” é o novo single de Fernando Martte

Com um olhar para as relações humanas e os temas do cotidiano,...

LançamentosMúsica

Renan Barbosa lança releitura de “Pétala por Pétala”, de Chico César

O cantor e compositor paraibano Renan Barbosa, radicado em São Paulo há...

LançamentosMúsica

Banda de metal alternativo israelense Illegal Mind lança novo single “Foo!”

Em seu último single, Illegal Mind volta com humor sardônico para o...

MúsicaShowsVideos

Stromae lança “Multitude, le film”, um tributo aos fãs

Após a inesperada interrupção de sua turnê “Multitude” devido a questões de...

LançamentosMúsica

Jefté lança clipe de “Efeito Borboleta”, com Rico Dalasam

A faixa, destaque do disco Poeta do Caos, ganha um visual dark...

JOSS DEE
LançamentosMúsica

Joss Dee faz o encontro Brasil-Angola em seu primeiro álbum

Lançado pelo selo Afrikan Smell, “Funkeiro Kudurista” chega às plataformas com diversas...

AgendaMúsica

Associação de Canto Coral encerra a Temporada 2024 da Sala Cecília Meireles

A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta quinta-feira, dia 19 de dezembro e sexta-feira, dia 20...