Filmes

J.R. assistiu Wall-E

Se Al Gore fosse um expert em animação, seu Uma Verdade Inconveniente provavelmente seria muito parecido com Wall-E. O que se vê na tela é simplesmente uma das maiores críticas à humanidade como um todo já feita na história do cinema.

Vemos desde o começo do filme o que as sinopses oficiais nos falam: No ano 2700, a Terra se tornou um lugar inabitável devido à imensa quantidade de lixo despejado. É quando o solitário robô WALL•E, encarregado de limpar o planeta, tem a oportunidade de ter uma nova vida e conhecer os humanos, que agora vivem em uma imensa nave chamada Axiom.

O filme tem um ritmo estranhamente gostoso e desde o começo, vemos o dia a dia de Wall-E (que em inglês é uma sigla para Waste Allocation Load LiftersEarth Edition), um robô que tem a função de compactar todo o lixo deixado pela humanidade. Nos intervalos, ele vai ao seu veículo convertido em depósito de tranqueiras humanas e fica assistindo a fitas antigas de Alô, Dolly. O robozinho, de alguma forma, adquiriu personalidade quase humana e sonha com alguém para compartilhar sua vida.

E quase como uma ocorrência divina, desce dos céus o seu pedido. Eva, uma robôzinha futurista que vem para a Terra em busca de sinais de vida no lixão que virou o planeta. Os dois, após um começo conturbado, se aproximam e Wall-E se apaixona por Eva. Quando tudo parecia ir bem, Eva encontra vida, graças a Wall-E e é levada para a nave em que a humanidade vive há 700 anos: Axioma. Axioma é um termo matemático usado para se referir aos chamados conceitos auto-evidentes, que não necessitam de comprovação científica para serem assumidos como verdades.

E é isso que achamos nessa nave. Uma sociedade humana controlada, sem que eles percebam, pelas máquinas, que fazem todo o trabalho dos homens, deixando eles totalmente sem o que fazer senão se alienar de tudo com seus comunicadores pessoais e cadeiras flutuantes. Toda a humanidade é gorda, desleixada e vive em uma auto imposta utopia espacial que é falsa ao ponto de se descobrir que há uma programação inserida, nos últimos dias da humanidade na Terra, que manda que o co-piloto robô da nave não deixe a humanidade voltar ao planeta (Co-Piloto que lembra e muito HAL de 2001-Uma Odisséia no Espaço).

O legal deste filme é que ele irá agradar todos os públicos. As crianças de todos os jeitos irão adorar a história de Wall-E e Eva e sua jornada que tem diversas cenas engraçadas. Os adultos com uma leve consciência política adorarão e sentirão medo do que a humanidade pode fazer consigo mesma. E os cinéfilos irão adorar as citações do filme, especialmente à 2001 – Uma Odisséia no Espaço e Um Robô em Curto Circuito, do qual Wall-E é a cara cuspida de Johnny 5.

Eu falei alguns spoilers aqui, mas entendam, é meramente a superfície do filme, eu mal arranhei o que está por baixo e pretendo deixar que cada um assista e diga o que realmente achou. Mas eu já posso deixar uma frase que vai provocar polêmica: Wall-E é uma obra prima da sétima arte, especialmente em se tratando de desenhos que deveriam atrair as crianças, mas que nos acerta bem no ponto fraco da humanidade, o de que no final das contas iremos destruir este planeta por nós mesmos, sem precisar de ajuda de extraterrestres ou monstros.

Uma nota final, logo no começo do filme, e durante todo ele, há uma série de citações a informática e tecnologias da nossa atualidade como os Macintosh, a Atari, etc. Eva inclusive lembra, e muito, um IPod. São os easter eggs escondidos aos nerds e geeks de plantão.

  • Fiquei ainda mais apaixonada pela Pixar depois desse filme. Fiz questão de ir a estréia.
    É simplesmente mágico.
    Mesmo sem muitas falas, ele consegue prender a atenção.
    As cenas só do Wall-E ou msm dos outros robôs não se torna monótona por não falarem, muito pelo contrário.
    Emoção é tanta em cada cena que palavras nem são necessárias, você capta perfeitamente toda a mensagem.
    Filme encantador e com uma visão política do futuro do planeta.

Deixe um comentário

Sugeridos
Street Fighter trailer jogável
FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

Tim Curry
AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...

Nosso Segredo Cinema Filme BSBArt 2 1024x549
CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...

Festival do Rio
FestivaisFilmesNotícias

Première Brasil Anuncia 101 Filmes Selecionados para o Festival do Rio 2026

Escolhida entre quase 1.500 inscritos, a safra da 28ª edição do evento...

Coyote vs. acme
CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

Dolly Parton and Sylvester Stallone
AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

Huub Stapel e Leo Alkemade em Champagne, de Tim Kamps crédito Autoral Filmes (4)
CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

Frozen
FilmesNotícias

Frozen 3 e 4: Tudo o que a Disney revelou sobre o Destino de Elsa e Anna na D23

Josh Gad classificou o terceiro longa como o mais divertido da franquia...