AgendaFotografia

Fotógrafo Mauro Martins participa de Exposição em Santos (SP)

O trabalho do fotógrafo Mauro Martins é uma das atrações da primeira edição do Festival Transformar. O evento gratuito acontece de 20 a 29 de setembro, na Casa da Frontaria Azulejada, Centro Histórico da cidade. Lá acontecerá um mercado de pequenos produtores autorais com exposições de arte, fotografia, design e outras atividades. O artista vai apresentar a série fotográfica “O Exuberante Tapajós”.

O trabalho em exposição é composto por oito peças. Elas foram feitas no Rio Tapajós em Alter do Chão (PA) em julho de 2018, na época da estiagem. As imagens mostram uma situação de equilíbrio entre as temporadas de um dos mais importantes rios da Amazônia, muito diferente da situação atual (2024).  “As fotos nos revelam a importância do registro para entendermos nossa responsabilidade no processo de preservação do meio ambiente”, explica o fotógrafo paulista.

O Exuberante Tapajós

A Floresta Amazônica enfrenta a pior seca registrada na história, a região luta contra a escassez de água e suas consequências ecológicas. A situação atingiu níveis críticos, impactando tanto as comunidades quanto o meio ambiente.

Um mês antes do período usual do pico da seca, que costuma ocorrer em setembro, os rios amazônicos estão quebrando recordes históricos de baixos níveis de água. As condições hidrológicas dos principais rios estão piores do que as observadas em 2023, ano marcado pela pior seca na Amazônia. Esse é caso do rio Tapajós que recua em ritmo acelerado. 

De acordo com o monitoramento, o rio estaria descendo cerca de quatro centímetros por dia. O índice é 94 centímetros menor do que o do ano passado, superando os registros das secas de 2015 e 2010. A estiagem tem um efeito direto no fornecimento de alimentos, uma vez que o transporte de mercadorias é predominantemente realizado por via fluvial. Esses impactos significativos resultam em dificuldades tanto para a pesca quanto no acesso à água potável.

A sobrevivência da Amazônia é crucial não apenas para seus habitantes, mas para todo o planeta. A saúde de nossos rios reflete a saúde de nosso meio ambiente.

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...

Agenda

Lulis lança “Cais”

Depois de apresentar ao público um primeiro trabalho marcado pela diversidade estética...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...