LançamentosLiteratura

Daniela Bonafé lança “Rosas de Chumbo”

A escritora, professora e militante dos Direitos Humanos Daniela Bonafé lança “Rosas de Chumbo” (Editora Toma Aí Um Poema), um romance híbrido que dá voz às mulheres assassinadas pela ditadura militar brasileira. A partir da ficção, a autora imagina seus sonhos, desejos e lutas, reafirmando a importância da memória como ferramenta para evitar a repetição dos erros do passado.

Com 13 capítulos e 50 mulheres retratadas, esse romance literário experimental explora diferentes linguagens de texto, como poesia, crônica, diário, conto, música e teatro. A escolha do formato híbrido permite que cada personagem tenha uma identidade única, contrastando com a desumanização imposta pelo regime. Para aprofundar a experiência do leitor, o livro também conta com QR codes com playlists da época e trechos de notícias históricas, criando uma imersão no contexto da ditadura.

Tanto o prefácio quanto os posfácios, assinados por Monique Bonomini, Amelinha Teles e Mell Renault, respectivamente, exaltam o mergulho de pesquisa e estudos da autora no tema, além do cuidado e seriedade empregados em cada um dos textos que resgata a memória dessas mulheres assassinadas. O texto de orelha é assinado por Júnia Paixão.

Daniela Bonafé, que já publicou nove livros e recebeu prêmios literários, transita entre poesia, contos, além de literatura para o público infantil e juvenil. No entanto, “Rosas de Chumbo” marca um ponto de virada em sua trajetória. A autora revela que a escrita exigiu um intenso trabalho de pesquisa e um forte envolvimento emocional. “Foi um chacoalhão, fui tomada por ele”, afirma.

Além de ser um registro histórico, a obra busca sensibilizar novas gerações, trazendo reflexões sobre luta, resistência e o valor da liberdade.

Deixe um comentário

Sugeridos
LançamentosMúsica

Anderson .Paak e Cordae anunciam álbum colaborativo Heavy Is The Crown

Com lançamento confirmado para 23 de outubro, o projeto celebra a sinergia...

Fabio Manzione lança "Caroço", álbum solo que transforma o que incomoda em matéria-prima de criação
Lançamentos

Fabio Manzione celebra duas décadas de carreira com ‘Caroço’

Com arranjos de Rodrigo Caçapa e raízes na música popular brasileira, compositor...

LançamentosMúsica

Rochelle Jordan se une a Mariah Carey em novo remix de “Didn’t Mean To Turn You On”

A cantora e compositora canadense, que vem ao Brasil em outubro, traz...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...

LançamentosMúsica

Jorja Smith anuncia álbum e lança single “Alive”, com Wizkid

‘What Are The Odds’, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

LançamentosMúsica

Vannick Belchior lança single e clipe “Meu Nome É Cem”

A obra de Belchior nunca foi confortável e, talvez por isso, permaneça...

LançamentosMúsica

Selvagens À Procura de Lei antecipam novo álbum Pivete

Uma das principais referências do rock alternativo brasileiro, a banda cearense Selvagens...