AgendaLiteratura

Brasília recebe a maior edição do “Elas Publicam”

Image00003.jpeg

No dia 26 de outubro, domingo, Brasília será palco da nona e maior edição do Elas Publicam – Encontro de Mulheres do Mercado Editorial, evento itinerante que tem movimentado a cadeia produtiva do livro em diversas cidades do país. Com curadoria e produção da brasiliense Lella Malta , a edição de 2025 retorna à cidade onde o projeto nasceu — e promete um dia inteiro de imersão, capacitação e networking para mulheres do setor editorial.

Realizado na Casa Thomas Jefferson (Asa Norte), o evento reunirá mais de 50 palestrantes e painelistas, com uma programação intensa, composta por painéis, oficinas e palestras voltadas exclusivamente para profissionais do setor.

Entre as participantes confirmadas estão as autoras Iana Villela, Dia Bárbara Nobre, Taylane Cruz e Fabiane Guimarães; além de Camila Cabete (Head de Conteúdo e sócia na Árvore), Cinthya Müller (Comercial do Grupo Planeta de Livros do Brasil e coordenadora da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro); Gabi Milagres (produtora e curadora da Bienal do Livro da CAIXA); e Karol Lopes (fundadora da com.tato, agência de comunicação voltada para literatura independente).

Para Lella Malta, organizar a próxima edição em Brasília tem um valor simbólico e afetivo. “É a maior que realizamos até agora — e isso tem um significado muito especial pra mim, afinal, estarei em casa”, afirma. Nascida e criada na capital, a idealizadora destaca a importância de realizar o encontro em um território onde construiu referências e conexões que atravessam sua trajetória profissional e pessoal.

Ela acredita que trazer o Elas Publicam para sua cidade é uma forma de ampliar o alcance e o impacto do projeto: “Me dá a chance de potencializar tudo o que o evento já representa nacionalmente para o mercado editorial brasileiro”. Para Lella, Brasília tem uma cena literária potente, plural e pulsante, e reunir na cidade dezenas de mulheres que atuam em diferentes pontos da cadeia do livro é mais do que simbólico. “É estratégico, afetivo e transformador”, resume.

O Elas Publicam é voltado para autoras, editoras, revisoras, tradutoras, agentes literárias, ilustradoras, roteiristas e demais mulheres que atuam no mercado editorial. Desde sua estreia, com uma edição piloto também realizada em Brasília, o evento já passou por Campinas, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, consolidando-se como um dos principais encontros nacionais voltados à presença e protagonismo feminino na literatura e no setor editorial.

SERVIÇO
Elas Publicam – Encontro de Mulheres do Mercado Editorial
Casa Thomas Jefferson – Asa Norte – Brasília (DF)
26 de outubro de 2025 (domingo)
Das 9h às 17h
Alimentação e bebidas incluídas
Evento exclusivo para mulheres do mercado editorial

Deixe um comentário

Sugeridos
Cristiane Martins Série As Revoltosas 2024 detalhe de obra Fotos Micaela Mesant
AgendaEducação

Oficinas gratuitas de capacitação para mulheres no CCBB RJ

Como parte da exposição “Amazônicas: Poéticas femininas”, serão realizadas em outubro duas...

Atrações do festival
AgendaMúsicaShows

Bossa Nova Sessions ocupa o Leblon com 18 shows

Teatro Café Pequeno recebe o festival que coloca a bossa nova em...

Captura de tela 2026 09 24
AgendaInfantilTeatro

A Menina Que Inundou o Mundo no Teatro Sérgio Cardoso

Com dramaturgia de Andressa Secchin e Laura Sciulli, a montagem trata de...

Untitled design
AgendaShowsTeatro

Cine Concerto Titanic estreia no Brasil

Pela primeira vez, espetáculo reúne a exibição de Titanic à execução ao vivo de...

Murilo Lopes como Mogli - Crédito Erick Moura
AgendaInfantilTeatro

“Mogli, O Musical” estreia no RJ

Com grande elenco, 10 canções originais, cinco cenários e mais de 20...

PIAF
AgendaTeatro

‘PIAF – Eu não me arrependo’ chega ao Rio de Janeiro após sucesso em São Paulo

Musical relembra a trajetória da lendária cantora francesa em superprodução musical protagonizada...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio reúne filmes premiados em Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, San Sebastián e Sundance

Lista reúne obras premiadas e diretores consagrados como Hirokazu Kore-eda, Asghar Farhadi,...

Patrullaje
AgendaFestivaisFilmes

Soy Loco por Ti, Centroamérica

Uma cinematografia ainda pouco conhecida no Brasil, mas que vem conquistando espaço...

Os livros marcantes de Zuenir Ventura
ListasLiteratura

Os livros marcantes de Zuenir Ventura

Ao longo de sua trajetória como jornalista e escritor, Zuenir Ventura (1931–2026)...

Zuenir Ventura
AstrosLiteraturaNotícias

Memória brasileira e a trajetória de Zuenir Ventura

Existe um tipo raro de jornalista que consegue transformar a pressa do...

Festival Imortal Urbano
Agenda

3ª edição do Festival Imortal Urbano movimenta casarão histórico na Lapa

Casa Tao reúne mestres, pesquisadores e vivências de filosofias orientais e herméticas...

Ana Paula Sirino, Urucum tombado. 2026 Óleo sobre tela 100x100 cm
AgendaArtes Visuais

Entre vestígios e futuros investiga o que a matéria e a paisagem guardam do tempo

Com curadoria de Priscyla Gomes, exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos por Ana...