Malu Galli 24 06
Agenda

Malu Galli estreia como cantora em show que celebra Luiz Melodia

Em 1976, Luiz Melodia lançava Maravilhas Contemporâneas, seu segundo LP, quatro anos após a estreia com o clássico Pérola Negra. Cinquenta anos depois, o álbum que se tornou um marco da música popular brasileira ganha uma nova leitura no palco, a partir do encontro entre a atriz e cantora Malu Galli, que faz sua estreia como cantora, o músico e compositor Rômulo Fróes e o pesquisador e escritor Fred Coelho. Juntos, eles revisitam o universo de Melodia em um espetáculo que aproxima a sonoridade e a poética do artista da produção musical contemporânea, reafirmando a atualidade de uma obra que atravessa gerações.

Mais do que um tributo, o projeto propõe um diálogo entre o universo sonoro de Luiz Melodia, a cena musical dos anos 1970 e a produção contemporânea. Com direção artística e musical de Rômulo Fróes, direção cênica de Malu Galli e Rômulo Fróes e pesquisa e roteiro de Fred Coelho, o espetáculo parte das onze faixas do álbum de 1976 para construir um repertório que ilumina a obra de Melodia e, ao mesmo tempo, revela como sua música continua reverberando na criação de artistas de diferentes gerações.

Músico carioca marcado pela originalidade de suas composições e pelo timbre inconfundível de sua voz, Luiz Melodia transformou Maravilhas Contemporâneas em um marco da canção popular brasileira. A tarefa não era simples: seu primeiro disco, Pérola Negra, lançado em 1973, já havia se tornado um clássico instantâneo.

A capacidade de Melodia de criar canções populares, com letras que permanecem na memória coletiva, fez dele um artista de referência para diferentes gerações. Em Maravilhas Contemporâneas, o som que nasceu no Largo do Estácio ganha novas cores e densidade ao lado de alguns dos grandes músicos de sua época. O próprio título do álbum sintetiza a potência de suas canções: maravilhas que, 50 anos depois, continuam contemporâneas.

É justamente a partir desse disco, dessa sonoridade e, principalmente, desse título que nasce o espetáculo.

DO ÁLBUM DE 1976 À MÚSICA DE HOJE

A ideia do projeto surgiu a partir do encontro artístico entre Malu Galli e Rômulo Fróes. Parceiros em diferentes trabalhos de teatro, os dois já haviam estabelecido uma relação de criação que encontrou um novo caminho quando Malu assistiu a Transa, releitura de Rômulo Fróes para o histórico álbum de Caetano Veloso.

“Um dia assisti ao show Transa, releitura de Rômulo Fróes para o grande álbum de Caetano Veloso. Rômulo, meu parceiro de alguns espetáculos de teatro, me impressionava mais uma vez. Como conseguia ser autoral e ainda assim preservar a sonoridade e a poética das canções a um só tempo? Pensei comigo: se um dia fizer alguma coisa, vai ser com ele. Pensei no Maravilhas Contemporâneas, de Luiz Melodia, como um álbum tão icônico quanto Transa. E tive vontade de iniciar a conversa com o Rômulo. Rapidamente evoluímos para um projeto diferente de um ‘tributo’, para algo que conversasse também com o ambiente musical de hoje e que paralelamente comentasse a cena musical dos anos 70, celeiro para a criação do grande Luiz Melodia”, conta Malu Galli.

O repertório parte das canções de Melodia, mas não se limita a elas. Entre as músicas do show estão “Questão de Posse”, “Baby Rose”, “Congênito”, “Memórias Modestas” e “Presente Cotidiano”, além de “Magrelinha” e “Amor”, também de Melodia.

Ao lado delas, entram canções de artistas de diferentes gerações, criando uma espécie de conversa musical com o compositor carioca. O repertório inclui “It’s a Long Way”, de Caetano Veloso; “Quando Canto”, de Rômulo Fróes e Rodrigo Campos; “Promessas e Previsões”, de Ana Frango Elétrico; “Dessemelhantes”, de Juçara Marçal; “Mistério do Planeta”, dos Novos Baianos; “Para-Raio”, de Djavan; e “Você Não Vai Passar”, de Ava Rocha e Negro Leo.

A seleção procura estabelecer conexões entre diferentes épocas e linguagens. As canções de Melodia funcionam como ponto de partida para um universo que envolve a cidade, o amor, a solidão, o carnaval, a morte, a desigualdade social e a alegria trágica de vidas transgressoras — temas que continuam reverberando na produção artística brasileira.

UM NOVO ESPAÇO PARA MALU GALLI

Embora tenha uma trajetória consolidada como atriz no teatro, no cinema e na televisão, Malu Galli encontra em Maravilhas Contemporâneas um novo espaço de criação artística como cantora.

A escolha pelo repertório de Luiz Melodia não nasce de uma tentativa de contar a própria história através das canções, mas do desejo de encontrar, na obra do compositor, um território capaz de reunir voz, presença cênica e interpretação.

O projeto permite que Malu dialogue simultaneamente com um álbum, com o trabalho de um dos grandes compositores brasileiros e com uma época particularmente fértil da música do país.

A BANDA COMO PARTE DA CRIAÇÃO

A direção musical de Rômulo Fróes propõe uma sonoridade que não busca simplesmente reproduzir o disco de 1976. A banda participa ativamente da construção das performances, explorando a versatilidade de seus integrantes e ampliando as possibilidades sonoras do espetáculo.

Formam a banda Rodrigo Campos (guitarra e cavaquinho), Danilo Penteado (baixo), Arquétipo Rafa (bateria e percussão) e Filipe Nader (sax e clarinete), músicos que também transitam pela composição e pela criação musical contemporânea.

Rômulo Fróes, além da direção artística e musical, participa do espetáculo como convidado.

Com uma trajetória de destaque na música independente brasileira, Fróes já produziu e dirigiu trabalhos de artistas como Elza Soares, Jards Macalé e Benito de Paula, além de ter suas composições gravadas por nomes como Juçara Marçal, Ná Ozzetti, Mariana Aydar e Nina Becker. Também integra o grupo Passo Torto.

WhatsApp Image 2026 09 22 at 12.11.27 (1)

MEMÓRIA E RENOVAÇÃO

O roteiro e a pesquisa de Fred Coelho partem do disco de Melodia como “farol de seu tempo” e, ao mesmo tempo, como uma espécie de DNA para compositores contemporâneos que incorporaram sua influência em suas músicas, conscientemente ou não.

O projeto pretende ampliar o reconhecimento da obra de Luiz Melodia, mantendo o compromisso com a qualidade e a exigência musical presentes no álbum escolhido e na trajetória do artista.

Além das apresentações, Maravilhas Contemporâneas prevê possíveis desdobramentos como conversas abertas com o público, podcasts, textos e conteúdos para redes sociais, criando novos espaços de escuta e reflexão sobre a obra de Melodia.

A proposta conta com o reconhecimento de Jane Melodia, companheira do músico, que define o projeto como “abrangente e consistente”.

SERVIÇO

Maravilhas Contemporâneas
Homenagem aos 50 anos do álbum de Luiz Melodia

08 de outubro — Ribeirão Preto
Teatro Pedro II

13 de outubro — São Paulo
Casa de Francisca

FICHA TÉCNICA

Concepção: Malu Galli, Rômulo Fróes e Fred Coelho
Direção artística: Rômulo Fróes
Direção cênica: Malu Galli e Rômulo Fróes
Pesquisa e roteiro: Fred Coelho
Textos: Fred Coelho
Vocal: Malu Galli
Direção musical: Rômulo Fróes
Músicos:
Rodrigo Campos — guitarra e cavaquinho
Danilo Penteado — baixo
Arquétipo Rafa — bateria e percussão
Filipe Nader — sax e clarinete
Convidado: Rômulo Fróes
Design de projeção: Tiago Lacaz
Figurino: Isabela Capeto
Luz: Ricardo Barbosa
Produção executiva: Daniela Simonassi
Direção de produção: Cícero de Andrade
Realização: Mosaico Produções

Deixe um comentário

Sugeridos
Latitude Zero (2001) crédito Olhar Imaginário
AgendaFestivaisFilmes

Mostra de Cinema Toni Venturi em São Paulo

A trajetória de um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro recente...

Homenagem a Tonico e Tinoco abre a Mostra Violas Brasileiras1.docx
AgendaMúsicaNotíciasShows

Homenagem a Tonico e Tinoco abre a Mostra Violas Brasileiras

A dupla que levou a música caipira do interior para todo o...

Filho da Margem crédito Leonardo Miranda (10)
AgendaTeatro

“Filho da Margem” no Sesc Copacabana

Com idealização e direção do coreógrafo e performer Marcio Cunha, o espetáculo...

Captura de Tela 2026 10 21 às 14.31.08
Agenda

Fúria Central ocupa o mezanino do IAB-SP

É da energia pela inquietação criativa que nasce a Fúria Central, uma...

Lívia Feltre como Duende Dudú, Adriana Lessa como a Rainha da Neve e Carol Romano como Duende Dedé (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Rio Branco recebe “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Luiza Mariani estreia solo autoral O que meu peito carrega sobre mim

O texto da peça nasce de uma experiência pessoal de sua intérprete-autora...

Núcleo Pèrègun, formado por Carol Rocha Ewaci e Wellington Ngunga, participa do Poéticas Pretas 2026. Foto acervo do grupo
AgendaTeatro

Poéticas Pretas 2026 – Territórios em movimento

Com inspiração no pensamento da historiadora Beatriz Nascimento, o evento do NEABI/Célia...

Cinema CENTRAL Anos 1930 Acervo Fototeca Sioma Breitamn MJJF
AgendaFilmes

Os 130 anos da primeira sessão de cinema em Porto Alegre

  Em 5 de novembro de 1896, a primeira sessão de cinema de...

Captura de Tela 2026 10 15 às 15.08.45
Agenda

Atravessando Lugares no Rio de Janeiro

Com criação de Dyego Yamaguishi e Marília Mattos, espetáculo circense explora técnicas...

1 FESTA NO ARRAIAL O MUSICAL
AgendaTeatro

“Festa no Arraial, O Musical” desembarca em Brasília

Livremente inspirado em “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare,...

João Attuy como o Imperador Sábio, Adriana Lessa como a Rainha da Neve, Carlo Porto como o Rei Vaidoso e Guilherme Carvalho como Andersen (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Belém recebe o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Diego Esteve e Yasmin Martins Mendes
AgendaFilmes

‘Festival Intl de Cinema de Carazinho’ chega a 2ª edição

Após o sucesso da primeira edição em 2025, o ‘Festival Intl de...

Oceano Limpo, Planeta Feliz
AgendaLançamentos

Lançamento do livro infantil “Oceano Limpo, Planeta Feliz”

O lançamento do livro “Oceano Limpo, Planeta Feliz” – Uma aventura para...

Captura de Tela 2026 10 15 às 15.23.10
Agenda

Retratos Brasileiros leva exposições para São Paulo

Retratos Brasileiros chega a São Paulo com exposições fotográficas ampliadas em quatro...

1 Naiara Martins Divulgação
Agenda

Naiara Martins canta os “Brasis” em show no RJ

O Brasil, em sua pluralidade de sons, se encontra no palco do...

Depoisdoato elenco foto2r de Elias Karabolad
AgendaTeatro

O espetáculo Depois do Ato chega ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Quem foge? Quem persegue? Quem vence? A peça Depois do Ato da...

Priscilla Colombi em A Vingança é um Jardim Selvagem foto Adriana Marchiori
AgendaTeatro

“A vingança é um jardim selvagem” vai entrar em cartaz no iBT

  Pela primeira vez na capital paulista, A vingança é um jardim...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Do Ventre à Cabeça, solo de Luiza Braga, estreia no Sesc Ipiranga

Com dramaturgia e atuação de Luiza Braga, e direção de Victor Mendes...

Écoute
AgendaShows

Buster Keaton em três curtas

Em apresentação única no Teatro B32, músicos franceses executam ao vivo a...