Literatura

Caçador de vampiros – Abraham Lincoln?

Compartilhe
Compartilhe

Pensar que os manshups seria uma moda passageira, pelo contrário, com Abraham Lincoln, Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: vampire hunter, tradução de Alexandre Barbosa de Sousa), lançado pela Intrínseca, nos mostra a força desse gênero que já trouxe Orgulho e Preconceiro e Zumbis e Jane Auster, a vampiraBest seller  do New York Times e com uma versão cinematográfica prestes a sair, o livro nos revela um lado bem insólito na vida do décimo sexto presidente norte-americano. Aos onze anos é revelado que sua mãe não morrera de uma enfermidade, mas que sua doença foi causada por uma criatura que nem em sonhos imaginava existir: um vampiro. Descobre ainda que sua família dedica há anos à caça aos sanguessugas, e jura que treinaria para se tornar no maior caçador de vampiros da América.

Aos dezesseis anos conhece uma figura misteriosa, Henry Sturges, um vampiro diferente que lhe ensina e ajuda a combater seus semelhantes, um personagem controverso, ao longo das páginas, é o personagem mais desenvolvido. O livro reconstitui um pouco da história estadunidense, em especial o papel que os vampiros tiveram na construção dos Estados Unidos da América.

Escrito por Seth Graham-Smith, já conhecido pelo seus zumbis no clássico de Auster, o livro possui um humor kitsch, que rompe com a imagem do personagem história, deixando-o em alguns momentos bastante caricato. O autor reconstitui a história real do libertador de escravos utilizando um tomo esquecido, o Diário Secreto de Abraham Lincoln, como base de sua história.

A narrativa faz uma amalgama de ficção e fatos históricos. Mesmo inverossímil, teve uma ótima aceitação, debutando em quarto lugar dos mais vendidos na primeira semana após o seu lançamento nos EUA, em 2010. Em suma, o livro é amparado numa pesquisa bem-feita que detalha momentos da vida real do velho Abe, cruzando e entrelaçando com informações fictícias que dão um sentido à história.

Contraditória pelo tratamento ao grande personagem, escrachada pelo humor e realística por demostrar as diversas perdas que o futuro presidente teve, a narrativa do livro é bem interessante pela ousadia histórica, explicar a Guerra Da Secessão como uma ameaça vampírica. No mais por chamar a atenção de Tim Burton, que comprou os direitos de filmagem e que está produzindo o filme pela Twenty Century Fox, filme que será lançado por aqui em agosto. Sob a direção do russo Timur Bekmanbetov (O procurado) e com Benjamin Walker com o papel de Lincoln dos 20 aos 55 anos. Aguardamos a adaptação.

[xrr rating=3.5/5]

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Questões sobre as maldades em “Os Campeões da Evolução”

A compreensão da maldade é complexa e envolve uma interação entre impulsos...

Ricardo Aleixo lança seu novo livro: Tornei de Luanda um kota

Tornei de Luanda um kota fecha um ciclo iniciado, em 2015, com o...

Trechos do livro “Nosso Amigo Gaivota” de Rebecca Navarro Frassetto

Rebecca Navarro Frassetto é escritora e poeta, formada em Letras, e atualmente...

Três trechos do livro “Diário de Amélia” de Camila Veloso

Camila Veloso é escritora e empreendedora paulista, fundadora da Aldeia Literária, onde...

Helena Black desembarca na Bienal do Livro para contar histórias africanas e fábulas de Esopo

Helena Black, a primeira drag queen contadora de histórias do Brasil, está...

Reconhecimento: Os Campeões de Evolução

Refletimos sobre a existência e o significado das coisas. A vida realmente...

“A duração entre um fósforo e outro” e a trajetória da cearense Zulmira Correia como poeta

Terceiro livro da autora, vencedor da premiação na categoria poesia, será lançado...