Música

Turnê “Verdade Uma Ilusão” consagra a depuração artística de Marisa Monte

Compartilhe
Compartilhe

Gosto do espetáculo. E por isso dou tanto valor à cultura Pop que, invariavelmente, torna sua essência uma expressão da espetacularização.

Até mesmo para (em alguns casos) camuflar sua própria falta de essência que valha. Mas quando o show está inteiramente à serviço da arte pura e simples, legitimada em seu universo, a catarse é ainda mais nivelada pela precisão da emoção. O show “Verdade uma ilusão”, da sempre competente Marisa Monte, explicita esse quase paradigma. Marisa é uma artista de domínios. Domínios vocais, de repertório, de sua própria carreira e, claro, de seu show, onde transforma seu ofício numa espécie de Ágora poética de si. Com um repertório que tangencia sua abrangência musical (sambas, pop e até um clássico italiano), a cantora busca a sensorialidade que já costuma persuadir com sua voz, agora com apoio tecnológico de projeções mapeadas e provocações artísticas de grandes nomes da arte contemporânea brasileira.

O resultado é um encantamento que substancializa o encontro entre público e a melodia sonora com que Marisa transfere, transformando tudo numa ligação mútua de sentimentos. O repertório também ajuda nesse lirismo indo de novos à velhos hits consagradores como Beija Eu, Velha Infância, Gentileza e (num momento de literal poesia) Diariamente. É o espetáculo dos afetos, da incômoda assimilação e da certeza de que Marisa é um cantora que sabe agregar valor à arte que professa, e ainda joga luz sobre isso para ilustrá-la, em vez de só promovê-la. O mundo anda carente de momentos assim. Marisa Monte não faz da Arte um mero placebo. Ela desconstrói a superficialidade dos holofotes para fazer da noção de show uma experiência para a vida. E como ela canta na canção homônima Verdade uma ilusão (um dos momentos mais lindos e incríveis do show), “O amor soa em minha voz!”… Pois soou, replicou e deixou a sensação de ter visto um dos melhores espetáculo que já vi na vida. Pela cantora em si, pela alegoria que evoca com sua música e pela habilidade impressionante de sensibilizar até a nossa perplexidade. Imperdível!!!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=v1sigYjNQFA[/youtube]

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Com 6 músicas inéditas, Blink-182 lança segunda parte do álbum “One More Time…”

O trio de pop-punk Blink-182 lançou nesta semana a segunda parte do...

Morre Sergio Mendes, grande expoente da música brasileira

Na manhã desta sexta-feira, 6 de setembro de 2024, o Brasil e...

Linkin Park anuncia retorno com novo álbum e nova vocalista!!

Em uma reviravolta surpreendente para os fãs da banda ao redor do...

Joss Stone relembra aventuras no Brasil: “Meu marido não vai gostar se contar mais”

A cantora britânica Joss Stone, uma das atrações principais do Rock in...

Blue Mar lança sessão ao vivo para roqueira e intensa faixa “Never Ever Was”

Blue Mar lança uma sessão ao vivo do novo single “Never Ever...