Belo Horizonte recebe 2º Fórum de Fotoperformance

Evento ocupa o Teatro Francisco Nunes com programação gratuita de palestras e mesas

Primeiro evento dedicado exclusivamente ao segmento da fotoperformance no Brasil, o Fórum de Fotoperformance (FFP) chega à sua segunda edição em Belo Horizonte neste ano.

Aberta ao público, a programação acontece entre os dias 12 e 14 de abril, no Teatro Francisco Nunes, trazendo palestras e mesas-redondas com referências da produção brasileira de fotoperformance, que serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais do projeto.

A lista de convidados inclui nomes nacionais como Lia Chaia (SP), Lenora de Barros (SP), Paulo Bruscky (EP) e Uyra Sodoma (AM), além de artistas mineiros como Marco Paulo Rolla, Randolpho Lamonier e Sara Não Tem Nome. O evento conta, ainda, com a apresentação dos trabalhos criados pelos cinco selecionados para a residência artística desta edição, que será realizada no dia 15 de abril, no ESPAI, que fica localizado no bairro Santa Efigênia.

Os ingressos para a programação no Teatro Francisco Nunes são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente pela Sympla; para o atelier aberto, o acesso é livre, sujeito à lotação do espaço.

Programação

A abertura do 2º Fórum de Fotoperformance ocorre no dia 12 de abril, quarta-feira, às 18h30, com a palestra da artista visual e poeta paulistana Lenora de Barros. Na sequência, às 20h, será realizada a primeira mesa-redonda da programação, que traz como convidados os artistas Rafael Bqueer (PA), Marco Paulo Rolla (MG) e Linga Acácio (CE), com mediação de Adolfo Cifuentes (MG). “O primeiro dia de Fórum já apresenta ao público um posicionamento do evento ao propor o encontro de diferentes gerações de artistas, assim como trazer ao centro do debate a produção de artistas que transitam fora do eixo hegemônico e com pesquisas urgentes para os dias de hoje” afirma Lucas Dupin que divide a curadoria com Ludmilla Ramalho. “O Fórum é um evento criado e pensado por artistas, o que faz muita diferença, pois não se propõe apenas a reunir profissionais do meio, como também proporciona de fato espaços de criação e pesquisa que é o caso da nossa Residência Artística, única com enfoque em fotoperformance”, completa.

O evento continua no dia 13, sexta-feira, com as palestras de Lia Chaia (SP), às 14h30, e Uyra Sodoma (AM), às 18h30. A programação também inclui duas mesas-redondas, que acontecem respectivamente às 16h30 e às 20h: a primeira, mediada por Chris Fornaciari (MG), conta com Lia Chaia, Uyra Sodoma e Luciana Magno (PA); e a segunda tem como convidados Lenora de Barros e Paulo Bruscky, com mediação de Amir Brito Cadôr (MG). No dia 14, sexta-feira, às 18h30, é a vez da palestra de Paulo Bruscky, um dos cânones da fotoperformance brasileira, que precede a última mesa do evento, marcada para as 20h e mediada por Júlio Martins (MG), com Sara Não Tem Nome (MG), Victor Galvão (MG) e Randolpho Lamonier (MG). “A curadoria traz muitos artistas locais, já que estamos em uma cidade com história no campo da performance e da fotografia. Portanto, fazer o Fórum em BH também é um modo de reforçar o protagonismo da cidade nesse campo e ampliar a discussão. Queremos juntar artistas locais com artistas de outros estados; artistas iniciantes com artistas precursores dessa pesquisa no Brasil, como Lenora de Barros e Paulo Bruscky”, pontua Ramalho.

Serviço

2º FÓRUM DE FOTOPERFORMANCE
Quando. De 12 a 15 de abril de 2023
Onde. Palestras e mesas: Teatro Francisco Nunes – Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.277 – Centro) / Atelier aberto e bate-papo com residentes: ESPAI (R. Tenente Anastácio de Moura, 683 – Santa Efigênia)
Quanto. Os ingressos para a programação no Teatro Francisco Nunes são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente pela Sympla; para o atelier aberto, o acesso é livre e aberto ao público, sujeito à lotação do espaço.
Programação completa em www.forumfotoperformance.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Giselle está de volta ao palco do Theatro Municipal do Rio

Giselle está de volta ao palco do Theatro Municipal do Rio

Com música de Adolphe Adam, libreto de Théophile Gautier e concepção e adaptação

Prox
Sepultura realiza turnê do álbum Quadra

Sepultura realiza turnê do álbum Quadra

Banda sobe aos palcos para apresentar os shows do disco lançado em 2020

Sugestões para você:
Ambrosia Receba as novidades em primeira mão!
Fechar
Permitir notificações