Primeiro evento dedicado exclusivamente ao segmento da fotoperformance no Brasil, o Fórum de Fotoperformance (FFP) chega à sua segunda edição em Belo Horizonte neste ano.
Aberta ao público, a programação acontece entre os dias 12 e 14 de abril, no Teatro Francisco Nunes, trazendo palestras e mesas-redondas com referências da produção brasileira de fotoperformance, que serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais do projeto.
A lista de convidados inclui nomes nacionais como Lia Chaia (SP), Lenora de Barros (SP), Paulo Bruscky (EP) e Uyra Sodoma (AM), além de artistas mineiros como Marco Paulo Rolla, Randolpho Lamonier e Sara Não Tem Nome. O evento conta, ainda, com a apresentação dos trabalhos criados pelos cinco selecionados para a residência artística desta edição, que será realizada no dia 15 de abril, no ESPAI, que fica localizado no bairro Santa Efigênia.
Os ingressos para a programação no Teatro Francisco Nunes são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente pela Sympla; para o atelier aberto, o acesso é livre, sujeito à lotação do espaço.
Programação
A abertura do 2º Fórum de Fotoperformance ocorre no dia 12 de abril, quarta-feira, às 18h30, com a palestra da artista visual e poeta paulistana Lenora de Barros. Na sequência, às 20h, será realizada a primeira mesa-redonda da programação, que traz como convidados os artistas Rafael Bqueer (PA), Marco Paulo Rolla (MG) e Linga Acácio (CE), com mediação de Adolfo Cifuentes (MG). “O primeiro dia de Fórum já apresenta ao público um posicionamento do evento ao propor o encontro de diferentes gerações de artistas, assim como trazer ao centro do debate a produção de artistas que transitam fora do eixo hegemônico e com pesquisas urgentes para os dias de hoje” afirma Lucas Dupin que divide a curadoria com Ludmilla Ramalho. “O Fórum é um evento criado e pensado por artistas, o que faz muita diferença, pois não se propõe apenas a reunir profissionais do meio, como também proporciona de fato espaços de criação e pesquisa que é o caso da nossa Residência Artística, única com enfoque em fotoperformance”, completa.
O evento continua no dia 13, sexta-feira, com as palestras de Lia Chaia (SP), às 14h30, e Uyra Sodoma (AM), às 18h30. A programação também inclui duas mesas-redondas, que acontecem respectivamente às 16h30 e às 20h: a primeira, mediada por Chris Fornaciari (MG), conta com Lia Chaia, Uyra Sodoma e Luciana Magno (PA); e a segunda tem como convidados Lenora de Barros e Paulo Bruscky, com mediação de Amir Brito Cadôr (MG). No dia 14, sexta-feira, às 18h30, é a vez da palestra de Paulo Bruscky, um dos cânones da fotoperformance brasileira, que precede a última mesa do evento, marcada para as 20h e mediada por Júlio Martins (MG), com Sara Não Tem Nome (MG), Victor Galvão (MG) e Randolpho Lamonier (MG). “A curadoria traz muitos artistas locais, já que estamos em uma cidade com história no campo da performance e da fotografia. Portanto, fazer o Fórum em BH também é um modo de reforçar o protagonismo da cidade nesse campo e ampliar a discussão. Queremos juntar artistas locais com artistas de outros estados; artistas iniciantes com artistas precursores dessa pesquisa no Brasil, como Lenora de Barros e Paulo Bruscky”, pontua Ramalho.
Serviço
2º FÓRUM DE FOTOPERFORMANCE
Quando. De 12 a 15 de abril de 2023
Onde. Palestras e mesas: Teatro Francisco Nunes – Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.277 – Centro) / Atelier aberto e bate-papo com residentes: ESPAI (R. Tenente Anastácio de Moura, 683 – Santa Efigênia)
Quanto. Os ingressos para a programação no Teatro Francisco Nunes são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente pela Sympla; para o atelier aberto, o acesso é livre e aberto ao público, sujeito à lotação do espaço.
Programação completa em www.forumfotoperformance.com