“Connections”: o Brazilian Jazz do HII Trio cruza fronteiras

O HII Trio, nova força criativa no cenário do Brazilian Jazz, anuncia o lançamento de seu álbum de estreia, “Connections”, que acaba de chegar às plataformas. E para celebrar esse marco, o trio embarcou em uma turnê internacional na China, levando sua sonoridade pulsante a diversos palcos do país asiático. Formado por Henrique Mota (piano), Iury Batista (baixo…


HII trio 7008 por zé cintra

O HII Trio, nova força criativa no cenário do Brazilian Jazz, anuncia o lançamento de seu álbum de estreia, “Connections”, que acaba de chegar às plataformas. E para celebrar esse marco, o trio embarcou em uma turnê internacional na China, levando sua sonoridade pulsante a diversos palcos do país asiático.

Formado por Henrique Mota (piano)Iury Batista (baixo acústico e elétrico) e Igor Willcox (bateria), o grupo constrói uma fusão rica e sofisticada entre o jazz contemporâneo, a música brasileira, elementos da música clássica e influências globais. Com forte ênfase na improvisação, interação e expressividade, o HII Trio apresenta um repertório autoral que reflete a diversidade cultural e musical de seus integrantes.

“Connections” é um projeto que simboliza a troca artística entre diferentes culturas e linguagens musicais. O álbum conta com composições inéditas e participações de nomes consagrados do jazz internacional, como os saxofonistas americanos Bob Mintzer, David Binney e Bob Franceschini, o húngaro Tony Lakatos, e os canadenses Seamus Blake, além da premiada trompetista Rachel Therrien.

“A ideia de criar o HII Trio surgiu da vontade de formar um grupo em que todos fossem protagonistas. Convidei o Igor e o Iury, com quem já tocava, e propus trazer artistas do mundo todo para construir conexões musicais genuínas.” – explica Henrique Mota. “Cada um de nós traz uma bagagem diferente: eu da periferia de São Paulo, o Iury, do Ceará e o Igor, da capital cosmopolita. Esse caldeirão de influências nos permite criar uma música moderna, universal — mas que mantém a essência e a assinatura da música brasileira.” – completao pianista.

“É muito especial lançar esse disco na China, atravessando o oceano também com a música do meu estado. Sempre que subo ao palco, levo comigo as raízes do Ceará.” – celebra Iury Batista.

“Esse álbum foi uma grande experiência para mim. Ele nasceu de forma muito natural: juntamos nossas composições, ideias e forças, e assim desenvolvemos a gravação desse disco, que teve um resultado incrível”, conta Igor Willcox. “O Iuri e o Henrique são músicos jovens e incrivelmente talentosos, o que tornou tudo mais fácil e prazeroso de tocar. Mas a coisa mais importante de tudo isso é a sinergia que temos como grupo, já que todos tocam de forma conectada, como se falássemos a mesma língua musical”, finaliza o baterista.

Com “Connections”, o HII Trio firma-se como representante da nova geração do Brazilian Jazz, pronto para conquistar palcos internacionais com uma linguagem musical vibrante, moderna e autenticamente brasileira.

Sobre os músicos

Henrique Mota é pianista formado em Piano Erudito pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Tem se destacado na cena instrumental por seu trabalho no jazz e fusion, tocando com artistas como Toninho Horta, Filó Machado, Bocato, Michael Pipoquinha, entre outros. Seu álbum em trio “É pra Jazz” foi bem recebido pela crítica em veículos especializados como All About Jazz.

Iury Batista, natural de Fortaleza (CE), é considerado um dos grandes baixistas da nova geração. Iniciou sua carreira aos 15 anos e desde então vem colaborando com nomes como Amaro Freitas, Leo Gandelman, Arismar do Espírito Santo, David Kikoski e Seu Jorge. Integra projetos como Por Um Trio, Groove Reunion e o grupo do acordeonista Mestrinho.

Igor Willcox baterista, compositor e produtor com reconhecimento internacional. Com o Igor Willcox Quartet, lançou cinco álbuns autorais. Em 2006, lançou o marcante álbum New Samba Jazz, em formato de trio, que se tornou best-seller da gravadora suíça Altrisuoni. Já tocou com grandes nomes como Rufus Reid, Airto Moreira, Bobby Militelo e Tony Lakatos.

REPERTÓRIO

1.     Consciência Plena (Henrique Mota)

2.     Talking Traffic – Feat. Tony Lakatos (Iury Batista)

3.     Connections – Feat. Bob Franceschini (Henrique Mota)

4.     Um voo sem destino – Feat. Bob Mintzer (Henrique Mota)

5.     WIne Glass – Feat. David Binney (Igor Willcox)

6.     Sambatino – Feat. Seamus Blake (Iury Batista)

7.     New Cycles – Feat Rachel Therrien (Henrique Mota)

8.     Anonymous (Iury Batista)

FICHA TÉCNICA

HII TRIO – Connections

Músicos

Henrique Mota – piano

Iury Batista – baixo acústico e elétrico

Igor Willcox – bateria

Participações Especiais

Tony Lakatos – saxofone tenor (Talking Traffic)

Bob Franceschini – saxofone tenor (Connections)

Bob Mintzer – saxofone tenor (Um Vôo Sem Destino)

David Binney – saxofone alto (Wine Glass)

Seamus Blake – saxofone tenor (Sambatino)

Rachel Therrien: Flugel Horn (New Cycles)

Capas: Isabella Pina

Fotos grupo: Zé Cintra

Estúdio / Gravação

Bunker32 Studio

Técnico de Som, Mixagem e Masterização – Igor Willcox


Deixe um comentário