Curso gratuito e online de atuação ‘Primeira Cena’ chega à 3ª edição

19
0

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura e com o apoio do Instituto Gaius Maecenas, o curso de teatro, cinema e interpretação para audiovisual “Primeira Cena” chega à terceira edição em 2024. Idealizada por Erick Gallani, a iniciativa tem o objetivo de garantir uma formação online para alunos de todo o Brasil.

“Nas edições anteriores, tivemos uma grande procura por pessoas de todos os estados: em 2023, foram 300 inscrições para 40 vagas. E, pelas minhas pesquisas, esse é o único curso online e gratuito que existe no país atualmente. Por isso, queremos atrair cada vez mais alunos. Até ampliamos o número de vagas para 50 neste ano”, conta Gallani.

Com aulas de 3 de junho a 31 de agosto, o curso tem uma carga total de 75 horas. Serão 25 encontros com duração de três horas. Os alunos estarão divididos em cinco turmas de 10 pessoas. As inscrições acontecem entre os dias 1º e 15 de maio (até às 23h59).

O “Primeira Cena” é indicado para estudantes de atuação e atores interessados em desenvolver técnicas para o teatro e o audiovisual. Para participar, é preciso ter a partir de 18 anos e disponibilidade para frequentar as aulas.

Os professores Débora Rios, Fernando Aveiro, Naiene Sanchez, Rodrigo Fregnan e Thiago Cuimar darão aulas de construção de cena, dramaturgia, interpretação e desenvolvimento artístico.

Ao explorar novas metodologias e ensino digital, o “Primeira Cena” busca sensibilizar e impulsionar o entendimento e a criatividade no contexto do trabalho do ator. Neste sentido, o curso tem como proposta introduzir os estudantes ao método da atuação desenvolvido por Gallani nos últimos 12 anos como docente, a partir de conteúdos teóricos e atividades práticas, como exercícios de improvisação, de escrita, de construção de cenas e de atuação por meio de referências filosóficas, literárias, cinematográficas e das artes plásticas, que serão apresentadas pelos orientadores.

Entre os objetivos do curso estão oferecer aparatos técnicos e teóricos para que os alunos/atores passem por todas as etapas da criação de uma cena; desenvolver alunos/atores para possíveis projetos futuros; dotar os alunos/atores de noções de teatro em todas as áreas, passando da dramaturgia à direção de arte, direção e interpretação; e realizar uma mostra final de todas as cenas e um espetáculo teatral com o resultado das melhores cenas criadas ao longo do curso, que serão gravadas e transmitidas online.

“Na verdade, nossa pretensão não é formar necessariamente artistas, mas, sim contribuir na difusão da arte e da cultura, auxiliando na formação de público. Esse é o nosso grande sonho”, afirma Gallani. 

Outras atividades

Além das aulas, os participantes e outras pessoas interessadas poderão assistir a um ciclo com duas palestras gratuitas sobre temas relacionados ao fazer teatral, ministradas por profissionais convidados. São eles: André Araújo e Rodrigo Fregnan.Esses encontros contarão com tradução em Libras de Rosimeire Santos.

Ao final desse processo de formação, os alunos/atores ainda apresentarão uma mostra teatral online, com as proposições artísticas desenvolvidas durante os encontros.

Sobre o espetáculo

Posteriormente, serão escolhidas algumas cenas que serão gravadas e resultarão em um espetáculo que será transmitido via Youtube.Com cenas do cotidiano e temáticas poéticas, a dramaturgia será elaborada pelos próprios atores a partir da busca pela expressão e da construção do naturalismo em cena.

“Neste terceiro ano, pretendemos ampliar o alcance do projeto, para que futuramente consigamos aumentar as vagas e chegar a mais pessoas. Precisamos falar cada vez mais sobre teatro, sobre arte e sobre a complexidade que é ser artista em um país de terceiro mundo”, defende Gallani.

FICHA TÉCNICA

Idealização e Coordenação: Erick Gallani | Coordenação de Produção: Roberto Gallani | Coordenação Pedagógica: Débora Rios | Professores: Débora Rios, Fernando Aveiro, Naiene Sanchez, Rodrigo Fregnan e Thiago Cuimar | Direção de Arte (Mostra):  Rosangela Ribeiro | Palestrantes convidados: André Araújo e Rodrigo Fregnan | Tradutora de Libras: Rosimeire Santos | Transmissão Online: Thiago Capella – Circulus Ópera | Fotos: Humberto Calligari | Assessoria de imprensa: Bruno Motta Mello e Verônica Domingues – Agência Fática | Assessoria Contábil: Rose Vilaruel | Apoio: Instituto Gaius Maecenas | Realização: Ministério da Cultura

SERVIÇO

Primeira Cena 3ª Edição

Período das aulas: 3 de junho a 31 de agosto

Número de vagas: 50 (5 turmas de 10 pessoas)

Carga horária: 75h (25 encontros de 3 horas)

Inscrições: de 1º a 15 de maio de 2024, por meio do link linktr.ee/projeto_primeiracena

Lista de Inscritos: 16 de maio

Lista de pré-selecionados: 22 de maio

Entrevistas online: de 23 a 29 de maio

Resultado Final de aprovados: 30 de maio

Indicações: pessoas a partir de 18 anos, jovens estudantes de atuação, atores e pessoas interessadas de todo o Brasil que queiram desenvolver técnicas para o trabalho do ator

Informações: entre emcontato pelo e-mail projetoprimeiracena@gmail.com / WhatsApp (11) 97728-9720 /  Instagram @projeto_primeiracena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *