AgendaDança

Grupo de dança Sats reestreia “Degraus” na escadaria da Câmara dos Vereadores

Com direção e coreografia de Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, a segunda obra da companhia utiliza escadarias públicas para experimentar o corpo em situações de risco, queda e fracasso

Indicado ao Prêmio Cesgranrio em 2020 nas categorias Melhor Coreografia e Prêmio Especial pela pesquisa no espaço urbano, o espetáculo “Degraus” reestreia, no dia 06 de julho, na escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia. Segunda obra do Grupo Sats, a obra é uma ação em dança que utiliza escadarias públicas para experimentar o corpo em situações de risco, queda e fracasso. As apresentações gratuitas acontecem de quinta a domingo, de 06 a 16 de julho, sempre às 18 horas, na escadaria da Câmara, na Praça Floriano, no Centro do Rio.  Contemplado pelo Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto conta com audiodescrição em toda a temporada, e também contou com oficina e ciclo de palestras-performances com artistas convidados.

A criação de uma fissura como ação política na cidade norteou o interesse e a pesquisa do projeto coreográfico dos diretores e coreógrafos Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, assim como a possibilidade de ocupar prédios públicos e de caráter político como ação coletiva, espaço de criação e pensamento crítico. 

“De saída, para que “Degraus” aconteça enquanto ação, é necessário instalar-se sob um lugar e tomá-lo como um universo complexo. Praticamos uma espécie de permanência estranha e intensiva no local, sendo ele mesmo – a escadaria, o prédio da Câmara dos Vereadores –, ressignificado pelas possibilidades relacionais que ativamos. Desenvolvemos um vocabulário localizado, sendo possível redescobrir as potências do corpo na relação com o espaço”, expõe Deisi Margarida.

 Atravessando corpo e arquitetura, e as possíveis tessituras que organizam o espaço urbano como uma dinâmica, o projeto volta ao cartaz com novos intérpretes e mais amadurecido na sua relação de convivência com o público.  “Certamente há algo da versão anterior que permanece na versão atual, mas o corpo, como uma disputa transitória de sentidos, é sempre presentificado. Remontar é espiralar o tempo, rever e revisitar”, explica Rodrigo Gondim. 

SINOPSE

“Degraus” é uma ação em dança que usa escadarias de prédios públicos para pesquisar, de forma intensiva, os corpos em situação de risco. Do tensionamento entre a mobilidade e a arquitetura, surge o desejo de reunir pessoas diante das instituições de poder para o exercício do comum como lugar de imaginação praticada. A rua em sua condição performativa é coautora e protagonista de agenciamentos entre os corpos, visíveis e invisíveis, que negociam estratégias e (re)encantamentos do espaço. Tudo aqui é coreográfico. Tudo está performando. Já está acontecendo.

SERVIÇO

Degraus

Temporada: 06 a 16 de julho

Dias e horários: de quinta a domingo, às 18h.

Local: Escadaria da Câmara dos Vereadores Municipal.

Endereço: Praça Floriano, s/n, Cinelândia.

Ingressos: gratuitos

Tempo de duração: 50 minutos

Classificação indicativa: livre

* Em caso de chuva, o espetáculo será cancelado.

Aviso do cancelamento será informado pelas redes sociais do grupo

instagram: @gruposats

FICHA TÉCNICA:

Concepção, direção e coreografia: Deisi Margarida e Rodrigo Gondim

Intérpretes-criadores: Deisi Margarida, Flora Bulcão, Hugo Leiva, Juliana Angelo, Mika Makino, Milena Codeço, Rodrigo Barizon e Rodrigo Gondim. 

 Composição de trilha sonora e Músicos: Fábio Lima e Luciano Pozino

 Figurino: Carla Costa

 Assistente de figurino: Rayane Flaviano

Instrução de Parkour: Pedro Pinheiro

Fotografia: Igor Keller

Filmagem e edição: Helena Bielinsk

Programação Visual: Gustavo Vieira

Assessoria de Imprensa: Ana Pinto e Rachel Almeida

Gestão de Mídias digitais: Ana Pinto (Pequena Via Produções)

Direção de Produção: Deisi Margarida

Produção Executiva: Debora Thomas

Tradução de LIBRAS: Jonathas Narciso

Audiodescrição: Luciano Pozino

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...

Agenda

Lulis lança “Cais”

Depois de apresentar ao público um primeiro trabalho marcado pela diversidade estética...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...