SATS web Degraus 2023 Igor Keller
AgendaDança

Grupo de dança Sats reestreia “Degraus” na escadaria da Câmara dos Vereadores

Com direção e coreografia de Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, a segunda obra da companhia utiliza escadarias públicas para experimentar o corpo em situações de risco, queda e fracasso

Indicado ao Prêmio Cesgranrio em 2020 nas categorias Melhor Coreografia e Prêmio Especial pela pesquisa no espaço urbano, o espetáculo “Degraus” reestreia, no dia 06 de julho, na escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia. Segunda obra do Grupo Sats, a obra é uma ação em dança que utiliza escadarias públicas para experimentar o corpo em situações de risco, queda e fracasso. As apresentações gratuitas acontecem de quinta a domingo, de 06 a 16 de julho, sempre às 18 horas, na escadaria da Câmara, na Praça Floriano, no Centro do Rio.  Contemplado pelo Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto conta com audiodescrição em toda a temporada, e também contou com oficina e ciclo de palestras-performances com artistas convidados.

A criação de uma fissura como ação política na cidade norteou o interesse e a pesquisa do projeto coreográfico dos diretores e coreógrafos Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, assim como a possibilidade de ocupar prédios públicos e de caráter político como ação coletiva, espaço de criação e pensamento crítico. 

“De saída, para que “Degraus” aconteça enquanto ação, é necessário instalar-se sob um lugar e tomá-lo como um universo complexo. Praticamos uma espécie de permanência estranha e intensiva no local, sendo ele mesmo – a escadaria, o prédio da Câmara dos Vereadores –, ressignificado pelas possibilidades relacionais que ativamos. Desenvolvemos um vocabulário localizado, sendo possível redescobrir as potências do corpo na relação com o espaço”, expõe Deisi Margarida.

 Atravessando corpo e arquitetura, e as possíveis tessituras que organizam o espaço urbano como uma dinâmica, o projeto volta ao cartaz com novos intérpretes e mais amadurecido na sua relação de convivência com o público.  “Certamente há algo da versão anterior que permanece na versão atual, mas o corpo, como uma disputa transitória de sentidos, é sempre presentificado. Remontar é espiralar o tempo, rever e revisitar”, explica Rodrigo Gondim. 

SINOPSE

“Degraus” é uma ação em dança que usa escadarias de prédios públicos para pesquisar, de forma intensiva, os corpos em situação de risco. Do tensionamento entre a mobilidade e a arquitetura, surge o desejo de reunir pessoas diante das instituições de poder para o exercício do comum como lugar de imaginação praticada. A rua em sua condição performativa é coautora e protagonista de agenciamentos entre os corpos, visíveis e invisíveis, que negociam estratégias e (re)encantamentos do espaço. Tudo aqui é coreográfico. Tudo está performando. Já está acontecendo.

SERVIÇO

Degraus

Temporada: 06 a 16 de julho

Dias e horários: de quinta a domingo, às 18h.

Local: Escadaria da Câmara dos Vereadores Municipal.

Endereço: Praça Floriano, s/n, Cinelândia.

Ingressos: gratuitos

Tempo de duração: 50 minutos

Classificação indicativa: livre

* Em caso de chuva, o espetáculo será cancelado.

Aviso do cancelamento será informado pelas redes sociais do grupo

instagram: @gruposats

FICHA TÉCNICA:

Concepção, direção e coreografia: Deisi Margarida e Rodrigo Gondim

Intérpretes-criadores: Deisi Margarida, Flora Bulcão, Hugo Leiva, Juliana Angelo, Mika Makino, Milena Codeço, Rodrigo Barizon e Rodrigo Gondim. 

 Composição de trilha sonora e Músicos: Fábio Lima e Luciano Pozino

 Figurino: Carla Costa

 Assistente de figurino: Rayane Flaviano

Instrução de Parkour: Pedro Pinheiro

Fotografia: Igor Keller

Filmagem e edição: Helena Bielinsk

Programação Visual: Gustavo Vieira

Assessoria de Imprensa: Ana Pinto e Rachel Almeida

Gestão de Mídias digitais: Ana Pinto (Pequena Via Produções)

Direção de Produção: Deisi Margarida

Produção Executiva: Debora Thomas

Tradução de LIBRAS: Jonathas Narciso

Audiodescrição: Luciano Pozino

Deixe um comentário

Sugeridos
Cristiane Martins Série As Revoltosas 2024 detalhe de obra Fotos Micaela Mesant
AgendaEducação

Oficinas gratuitas de capacitação para mulheres no CCBB RJ

Como parte da exposição “Amazônicas: Poéticas femininas”, serão realizadas em outubro duas...

Atrações do festival
AgendaMúsicaShows

Bossa Nova Sessions ocupa o Leblon com 18 shows

Teatro Café Pequeno recebe o festival que coloca a bossa nova em...

Captura de tela 2026 09 24
AgendaInfantilTeatro

A Menina Que Inundou o Mundo no Teatro Sérgio Cardoso

Com dramaturgia de Andressa Secchin e Laura Sciulli, a montagem trata de...

Untitled design
AgendaShowsTeatro

Cine Concerto Titanic estreia no Brasil

Pela primeira vez, espetáculo reúne a exibição de Titanic à execução ao vivo de...

Murilo Lopes como Mogli - Crédito Erick Moura
AgendaInfantilTeatro

“Mogli, O Musical” estreia no RJ

Com grande elenco, 10 canções originais, cinco cenários e mais de 20...

Captura de tela 2026 09 24
AgendaTeatro

“Rita Lee: Balada da Louca” no Teatro PRIO

Depois de três meses em São Paulo, com todos os ingressos esgotados...

PIAF
AgendaTeatro

‘PIAF – Eu não me arrependo’ chega ao Rio de Janeiro após sucesso em São Paulo

Musical relembra a trajetória da lendária cantora francesa em superprodução musical protagonizada...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio reúne filmes premiados em Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, San Sebastián e Sundance

Lista reúne obras premiadas e diretores consagrados como Hirokazu Kore-eda, Asghar Farhadi,...

Patrullaje
AgendaFestivaisFilmes

Soy Loco por Ti, Centroamérica

Uma cinematografia ainda pouco conhecida no Brasil, mas que vem conquistando espaço...

Festival Imortal Urbano
Agenda

3ª edição do Festival Imortal Urbano movimenta casarão histórico na Lapa

Casa Tao reúne mestres, pesquisadores e vivências de filosofias orientais e herméticas...

Ana Paula Sirino, Urucum tombado. 2026 Óleo sobre tela 100x100 cm
AgendaArtes Visuais

Entre vestígios e futuros investiga o que a matéria e a paisagem guardam do tempo

Com curadoria de Priscyla Gomes, exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos por Ana...

Helen Salomão, autoretrato cédito Helen Salomão
AgendaArtes VisuaisFotografia

Festival destaca a arte da fotografia na periferia de São Paulo

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Festival Photothings 2026 ocupa...