AgendaInfantilTeatro

Invento para Ventar é espetáculo para bebês em SP

Compartilhe
Compartilhe

Se parasse totalmente de ventar, será que daria para recriar o vento? Em Invento para Ventar, o mais novo espetáculo da Cia. Zin, três passarinhas que veem o vento cessar de ventar em um mundo com cada vez mais muros e antenas tem a missão de lembrar as crianças a se divertirem com o vento por meio de suas brincadeiras. Voltada para a primeira infância, a montagem, misto de teatro e dança, tem dramaturgia de Filipe Celestino, do Coletivo O Bonde, e direção de Elenira Peixoto.

Com ingressos gratuitos, Invento para Ventar é encenado ao ar livre e estreia dia 15 de setembro, domingo, às 11h, no Teatro Alfredo Mesquita. Depois o espetáculo segue com apresentações no CEU Butantã (18 de setembro, quarta-feira, 11h e 15h), CEU Uirapuru (25 de setembro, quarta-feira, 11h e 15h) e Teatro Arthur Azevedo (28 e 29 de setembro, sábado, 16h e domingo, 11h e 16h).

Invento para Ventar é a primeira peça de uma trilogia cênica sobre o brincar dos bebês na natureza e também é a primeira da Cia. Zin que utiliza palavras (nas outras quatro montagens anteriores a companhia prioriza outras maneiras de comunicação sem ser verbal, como a linguagem corporal ou por meio de sons e luzes). Para isso, o coletivo convidou Filipe Celestino para criar a dramaturgia, que idealizou uma fábula, onde três passarinhas – Murú, Minga e Rubra – contam a história do vento e brincam com o vento, mas o vento para de soprar e elas partem para conversar com Iansã, a orixá dos ventos.

Murú (Elenira Peixoto) é uma velha coruja sábia da espécie Murucutu, a maior coruja tropical e uma das maiores do Brasil. Já Minga (Eugenia Cecchini) é uma flaminga brincalhona, imaginativa, falante e atrapalhada, que costuma dormir em pé por causa das suas longas pernas e Rubra (Jéssica Barbosa) é uma guará-vermelha, que é considerada uma das mais bonitas do Brasil, cheia de energia, com instinto de coletividade e proteção.

Iansã conta às passarinhas que as crianças estão se esquecendo da natureza e de brincar com o vento e pede para elas lembrarem as crianças de brincarem sempre com o vento, recriando, brincando e reinventado o “ventar”. Nesse momento do espetáculo os bebês e crianças poderão entrar em cena, mexendo em objetos cênicos, como infláveis e brinquedos de ar.

Olhar para a primeira infância

A diretora e atriz Elenira Peixoto conta, que, Invento para Ventar foi criado especialmente para o público da primeira infância e convoca as crianças a inventar o vento a partir de suas brincadeiras. “A peça fala da importância de reinventarmos o mundo, criar imaginários e criar novas possibilidades a partir do olhar para as infâncias e suas brincadeiras com o elemento ar. Afinal brincar é recriar o mundo que vivemos.”

Para a realização da construção do espetáculo duas etapas foram essenciais no processo de criação: a observação de crianças pequenas em uma escola de educação infantil e a formação com o artista plástico, teólogo e pesquisador da infância e do imaginário Gandhy Piorski.

Para o dramaturgo Filipe Celestino, que estreia na dramaturgia para a infância, escrever Invento para Ventar foi encher a cabeça de vento para imaginar um mundo novo. “Pensei em como abriria um diálogo com esse universo infantil e resgatei o ato de imaginar. Então, com base na poesia, criei uma fábula com a ideia de que a palavra pudesse ser uma sensação. Mesmo que os bebês ainda não entendam muitas palavras, mas que eles possam senti-las”, explica ele.

Serviço:

Invento para Ventar
Com a Cia. Zin
40 minutos | Livre | Gratuito.
15 de setembro, domingo, 11h.
Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo.
18 de setembro, quarta-feira, 11h e 15h
CEU Butantã – Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 – Jardim Esmeralda, São Paulo.
25 de setembro, quarta-feira, 11h e 15h
CEU Uirapuru – R. Nazir Miguel, 849 – Jardim Joao XXIII, São Paulo
28 e 29 de setembro, sábado, 16h e domingo, 11h e 16h
Teatro Arthur Azevedo – Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaDançaTeatro

Vogue Funk retorna aos palcos do Rio em curtíssima temporada

Após uma temporada de estreia com no Sesc Copacabana, o espetáculo de...

AgendaDançaTeatro

Espetáculo de dança “Sacro”, dirigido por Marcio Cunha, estreia no Teatro Cacilda Becker

Corpos potentes de três intérpretes-criadores, veteranos que fazem parte da história da...

AgendaTeatro

Nova peça de Gilberto Schwartsmann, “Nausícaa” terá leituras dramáticas em Porto Alegre

  Nausícaa  é a nova peça do dramaturgo Gilberto Schwartsmann. O texto inédito terá...

AgendaLiteratura

Escritor brasileiro J. D. Netto é confirmado no VI Encontro Mundial de Literatura Brasileira em Nova York

Nova York vai receber um dos eventos mais aguardados da literatura brasileira...

AgendaMúsicaShows

El Chojín inicia sua turnê no Brasil

São Paulo terá a oportunidade de desfrutar de dois encontros com o...

AgendaArtes Visuais

Paço Imperial inaugura exposição de César Oiticica com obras históricas e inéditas

Único artista vivo do Grupo Frente – importante movimento artístico criado há...

AgendaInfantilTeatro

Pipo e Fifi aborda assunto sério sessões gratuitas para escolas de Taquaritinga 

Com informações transmitidas de forma lúdica, o espetáculo leva a criança a...