O eterno guitarrista do Pink Floyd David Gilmour lançou no último dia 6 de setembro o seu quinto álbum solo de estúdio, “Luck and Strange”, o primeiro de inéditas em nove anos. Para divulgar o material, iniciará uma turnê de mesmo nome, que se iniciará no próximo dia 27, em Roma, na Itália.
No dia do lançamento do álbum, Gilmour realizou uma live com seu ensaio para a turnê, que você pode conferir abaixo. Na sessão, foram executados dois clássicos do Pink Floyd: ‘Breath’ e ‘Time’, ambas do aclamado álbum “The Dark Side of the Moon”. As demais faixa, ‘Dark and Velvet Nights’ e ‘Between Two Points’ (acompanhado da filha Romany), fazem parte do novo trabalho.
O músico ainda fará ensaios abertos ao público, mediante ingressos, nos dias 20 e 21 de setembro, em Brighton, na Inglaterra.
Depois do show na Itália, a tour passará por outros países da Europa e pela América do Norte a partir de outubro. As últimos datas estão marcadas para novembro, no Madison Square Garden, em Nova York, que receberá 5 concertos.
Apesar de uma certa relutância em executar o material da fase áurea do PF, Gilmour declarou à revista Rolling Stone no final de agosto que não deixaria os clássicos ‘Wish You Were Here’ e ‘Comfortably Numb’ de fora do setlist. À Billboard ele disse estar pensando mais nos tempos atuais e menos no passado, dando a entender que vai se concentrar mais no material recente, dos álbuns solo “On an Island” (2006) e “Rattle That Lock” (2015). Mas como ele também garantiu faixas dos anos 70, 80 e 90, é provável que haja músicas do Floyd, sobretudo dos álbuns “A Momentary Lapse of Reason” (1987) e “The Division Bell” (1994), quando Gilmour estava liderando a banda, sem Roger Waters.
Comente!