Jovens de baixa renda de Campinas (SP) recebem curso de audiovisual

A iniciativa tem como objetivos introduzir os participantes à linguagem digital

30
0

Diante da democratização na produção e consumo de conteúdo digital que vivemos nos últimos anos, o projeto Núcleo Audiovisual tem como missão capacitar 80 jovens de baixa renda moradores de Campinas (SP) a produzir vídeos usando celulares como ferramenta de gravação e edição. A iniciativa acontece entre os dias 20 de maio e 3 de julho, e conta oficina audiovisual e um evento de encerramento.

O produtor responsável pela iniciativa, Jonas Zilberleib, conta que “para nós é muito importante aliar impacto social com projetos culturais, o projeto Núcleo Audiovisual gera conhecimento e oportunidades para jovens e adultos no meio do audiovisual e ajuda a fomentar a indústria criativa local”.

O projeto tem como inspiração a pesquisa “Juventudes e Conexões”, que consultou 1.400 pessoas entre 15 e 29 anos, e mostra como a produção de conteúdo para redes sociais é impactante na vida desses jovens. Segundo o estudo, 51% dos participantes acreditam que a internet estimula a inovação ou a geração de ideias; 70% consideram que a internet estimula a colaboração entre empreendedores; e 30% afirmam que a relação consigo mesmo melhorou com o acesso a conteúdos sobre cabelo, corpo, sexualidade e identidade.

Em diálogo com essa realidade, o Núcleo Audiovisual tem como principais objetivos introduzir os participantes na linguagem audiovisual; promover a inclusão digital a partir do ensino de produção de conteúdo para influenciadores digitais; melhorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e comunicação oral; e ampliar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho.

Depois de Campinas, a iniciativa deve passar, ainda em 2024, pelos municípios de Salto (SP) e Indaiatuba (SP) e oferecer a formação gratuita para jovens a partir de 13 anos. E, durante as aulas, serão produzidos 60 vídeos de até 5 minutos que serão disponibilizados gratuitamente no canal do projeto no YouTube.

O projeto Núcleo Audiovisual é uma ação cultural realizada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução, realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A execução em Campinas conta com apoio do Instituto Padre Haroldo.

Atividades do Núcleo Audiovisual

O projeto inicia com a formação em produção de vídeo para redes sociais, que acontece de 20 de maio a 12 de junho. A atividade se divide em quatro turmas na sede e na fazenda do Instituto Padre Haroldo, sendo elas:  Turma 1 (sede), de 20/5 a 18/6, às segundas e terças-feiras, das 18h30 às 21h30; Turma 2 (sede), de 22/5 a 26/6, às quartas e quintas, das 18h30 às 21h30; e Turmas 3 e 4 (fazenda), de 21/5 a 12/6, às terças, quartas e quintas, das 18h30 às 21h30. Para se inscrever, os interessados precisam ter no mínimo 13 anos.

As aulas abordam os seguintes conteúdos: a escolha do tema do vídeo a ser produzido ao final do curso (sustentabilidade social e ambiental, representatividade feminina, desigualdade social e mídias); roteirização: argumento, escaleta e roteiro; decupagem e plano de filmagem; captura e edição de imagens; captura e edição de sons; montagem e finalização; retoques; digital influencer; Google e seus aplicativos; softwares gratuitos de edição de imagem e som; e desenvolvimento e gerenciamento de canais no YouTube.

E, para encerrar o projeto, no dia 3 de julho, a partir das 19h, na fazenda do Instituto Padre Aroldo, haverá uma roda de conversa com os alunos do projeto, para compartilharem as suas experiências, em seguida um evento gratuito e aberto ao público exibirá os vídeos produzidos no curso e ainda rola um setlist de DJ.

Serviço

Núcleo Audiovisual – Numen Produtora

Campinas: de 20 de maio a 3 de julho

Oficina de produção de vídeos para redes sociais

Onde: Sede do Instituto Padre Haroldo – Rua Dr. João Quirino do Nascimento, 1601 – Jardim Boa Esperança, Campinas – SP, 13091-516

Turma 1: 20/5 a 18/5: segundas e terças, das 18h30 às 21h30 

Turma 2: 22/5 a 26/6: quartas e quintas das 18h30 às 21h30

Inscrições: ficha dehttps://acesse.one/NAVCAMPINAS ou na administração do Instituto Padre Haroldo.

Onde: Fazenda do Instituto Padre Haroldo 

Av. Sócrates Potyguara Luiz de Camargo s/ numero – Chácara Santa Inês – Campinas- SP

Turmas 3 e 4: 21/5 a 12/6: terças, quartas e quintas das 18h30 às 21h30 

Inscrições: https://acesse.one/NAVCAMPINAS ou na administração do Instituto Padre Haroldo.

Encerramento do projeto

Quando: 3 de julho, a partir das 19h

Onde: Fazenda do Instituto Padre Haroldo 

Av. Sócrates Potyguara Luiz de Camargo s/ numero – Chácara Santa Inês – Campinas- SP

Atividade: Exibição e premiação dos filmes produzidos no projeto

Atividade: Ambientação com DJ convidado

Quanto: Entrada Gratuita

Pombo Correio
WRITTEN BY

Pombo Correio

A Pombo Correio Assessoria de Comunicação foi fundada em 2013 pela jornalista e atriz Heloisa Cintra Castilho (formada em Comunicação Social pela PUC-SP, com pós Graduação em Mídias Digitais pela FGV e Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena) e pelo publicitário Douglas Picchetti (formado pelo Mackenzie). O braço cultural da empresa já atendeu mais 600 espetáculos de teatro, dança e música, exposições em artes visuais. Atuamos também em trabalhos em audiovisual, literatura e projetos educacionais. A empresa faz assessoria de imprensa, mídias sociais, redação de textos, gerenciamento de crise e media training. Com foco em uma comunicação ampla e cuidadosa, olhamos para cada projeto como único, respeitando suas especificidades e trabalhando para que ele seja comunicado da forma mais adequada e eficiente possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *