O Instituto Cervantes de São Paulo apresenta duas sessões com curtas-metragens queer

29
0

O Instituto Cervantes, em São Paulo celebra a cultura LGTBQIA+ apresentando uma programação de curtas-metragens co-organizada com o festival FanCineQueer. Esta série de filmes online centra-se em diferentes histórias que nos aproximam do cotidiano de crianças e jovens, de diferentes condições e origens, que enfrentam a vida a partir de uma posição de partida dominada por questões e dificuldades na sua definição de gênero.

Os diferentes formatos e gêneros apresentados neste programa falam também da riqueza narrativa e estética deste filme monográfico que permite aos seus autores abordar a vulnerabilidade social e a árdua procura de identidade que sempre existe neste período da vida de cada pessoa, e especialmente. aqueles que desafiam a normatividade.

A série de curtas-metragens FanCineQueer. Infancias apresenta uma seleção de oito peças audiovisuais que contam histórias sobre a infância e adolescência LGTBIQ+.

Entre as exibições selecionadas estão o vencedor do prêmio de melhor curta-metragem da 22ª edição do FanCineQueer, Cocodrilo (2019), dirigido por Jorge Yúdice, e a proposta vencedora do 25º aniversário do festival, Cristiano (2021), dirigido por Adam Pichardo. As seis propostas restantes, Cuban Heel Shoes (2019), Elsa (2021), The King of Flowers (2021), 17 Minutes With Nora (2021), The Camping (2022) e The Dance Off (2023) fizeram parte de as seleções oficiais das diferentes edições do festival.

A vida dos protagonistas oferece um mosaico de realidades desde a ternura, a ilusão e também a raiva que desafiam o espectador como parte de uma sociedade que ainda tem dificuldade em aceitar a diferença.

Duas sessões

Dia 12/6 às 19h

Local: Instituto Cervantes de São Paulo

Endereço: Avenida Paulista, 2439 – Consolação

Os filmes serão exibidos em espanhol com legendas em português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *