Paloma Pitaya
Agenda

Paloma Pitaya realiza seu primeiro concerto para violino e orquestra

A compositora Paloma Pitaya apresenta agora seu primeiro Concerto para Violino e Orquestra encomendado pela Orquestra Filarmônica de Valinhos. O concerto ocorrerá no Teatro Elizabeth Keller de Matos na cidade de Hortolândia, SP, no dia 25 de outubro, às 20hs, com entrada gratuita.

Para esse projeto, a jovem compositora teve como inspiração a tradicional forma clássica de três movimentos – rápido, lento, rápido – em diferentes gêneros da música brasileira, sendo o primeiro movimento um Forró, o segundo um Samba-Canção e o terceiro um Frevo. O Concerto traz elementos da tradição da música de concerto, como uma cadenza de violino, e elementos do seu contato com a música popular, como uma seção de improviso do solista no primeiro movimento.

A Orquestra Filarmônica de Valinhos está realizando desde junho uma série de concertos, desta vez homenageando as mulheres, compositoras e artistas. O projeto, intitulado “Concertos para Marias, Franciscas e Clarisses” apresenta repertório com composições célebres de nomes como Clara Schumann, Fanny Mendelssohn, Francesca Caccini, Lili e Nadia Boulanger, Maria Theresiavon Paradis, Maysa, Dolores Duran, Leci Brandão, Zica Bérgami e Chiquinha Gonzaga, além de grandes artistas convidadas atuando como solistas ou cantoras e ilustradoras, responsáveis pela criação das artes usadas no material gráfico de cada concerto.

O projeto tem direção artística de Rodrigo Leitte, regência de Felipe Gadioli e arranjos de Hebert Rodrigues, e é realizado através do Proac-ICMS com patrocínio das empresas Cartonifício Valinhos e Eaton.

Natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Paloma Pitaya foi compositora residente na Fundación Antonio Gala para Jovenes Criadores (ES|2019) onde escreveu um livro de 13 Caprichos Brasileiros para Violino, chamado Caprichoso Brasil. Esses caprichos além do prêmio de Melhor Autora Instrumental pelo Prêmio Profissionais da Música (DF|2023), renderam um Artist Diploma pelo Gabriela Ortiz Composing Studio do Conservatório de Música OAcademy (US|2024). Como violinista formou-se pela Academia de Música da Osesp (SP|2021-23), além de uma especialização pela Academia Internacional Galamian (ES|2018-19) e bacharelado em violino pela Universidade Federal de Santa Maria (SM|2012-16). Atualmente reside na cidade de São Paulo.

SERVIÇO:

PALOMA PITAYA E ORQUESTRA FILARMÔNICA DE VALINHOS
Concertos para Marias/Franciscas/Clarisses
Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos
Endereço: R. Graciliano Ramos, 280 – Jardim Amanda I,
Hortolândia – SP
Data: 25/10, às 20 hs.
Entrada Gratuita

Deixe um comentário

Sugeridos
A Construção crédito Nil Caniné (16)
AgendaTeatro

 “A Construção”, solo com Marcelo Olinto, reestreia no Teatro Municipal Sérgio Porto

Escrita por Franz Kafka (1883-1924) seis meses antes de sua morte e...

Capitu e Bentinho foto de Eder Gaioski (3)
AgendaTeatro

“Capitu e Bentinho” estreia no Teatro Dulcina

Qual seria o casal mais célebre da literatura brasileira? Qual relação mexeu...

Squel Jorgea em “Squel, Confissões de uma porta-bandeira" - crédito: Donna Features
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ ganha première no Festival do Rio

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

Crédito: Kay Marinho
AgendaInfantilTeatro

“Alice, Um Musical” estreia no Teatro Nathalia Timberg, no RJ

Com direção de Rafaela Amado, direção musical de Anna Hannickel e direção...

Carolina Chalita em Eu matei Sherazade, confissões de uma árabe em fúria - Crédito fotográfico Juliana Chalita
AgendaLiteraturaTeatro

“Eu matei Sherazade, confissões de uma árabe em fúria” chega ao CCPJ

Indicada ao Prêmio APTR, Carolina Chalita faz tour da peça que mergulha...

Suely Farhi barriga still de vídeo Foto Berthe Salego
AgendaArtes Visuais

Exposição “As Palavras”, de Suely Farhi

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) abre, no dia 13 de outubro...

Cristiane Martins Série As Revoltosas 2024 detalhe de obra Fotos Micaela Mesant
AgendaEducação

Oficinas gratuitas de capacitação para mulheres no CCBB RJ

Como parte da exposição “Amazônicas: Poéticas femininas”, serão realizadas em outubro duas...

Atrações do festival
AgendaMúsicaShows

Bossa Nova Sessions ocupa o Leblon com 18 shows

Teatro Café Pequeno recebe o festival que coloca a bossa nova em...

Captura de tela 2026 09 24
AgendaInfantilTeatro

A Menina Que Inundou o Mundo no Teatro Sérgio Cardoso

Com dramaturgia de Andressa Secchin e Laura Sciulli, a montagem trata de...

Untitled design
AgendaShowsTeatro

Cine Concerto Titanic estreia no Brasil

Pela primeira vez, espetáculo reúne a exibição de Titanic à execução ao vivo de...

Murilo Lopes como Mogli - Crédito Erick Moura
AgendaInfantilTeatro

“Mogli, O Musical” estreia no RJ

Com grande elenco, 10 canções originais, cinco cenários e mais de 20...

Captura de tela 2026 09 24
AgendaTeatro

“Rita Lee: Balada da Louca” no Teatro PRIO

Depois de três meses em São Paulo, com todos os ingressos esgotados...